Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à vigilância epidemiológica das infecções hospitalares, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar deverá escolher o método de vigilância epidemiológica mais adequado às características do hospital, à estrutura de pessoal e à natureza do risco da assistência, com base em critérios de magnitude, gravidade, redutibilidade das taxas ou custo. ( ) São recomendados os métodos prospectivos e transversais para determinar taxas de inciência ou prevalência. ( ) São recomendados os métodos de busca transversais de coleta de dados para vigilância epidemiológica das infecções hospitalares.F/ F/ V
V/ V/ F
F/ V/ V
V/ V/ V
V/ F/ F
A respeito da tecnologia do DNA recombinante, julgue os itens subsecutivos. A terapia gênica consiste na introdução de um vetor contendo funções ausentes no receptor em um dos cromossomos desse receptor, gerando assim um animal transgênico geneticamente curado.
A respeito da tecnologia do DNA recombinante, julgue os itens subsecutivos. Bactérias transgênicas, ou seja, que receberam DNA exógeno, podem ser utilizadas como fábricas para a síntese de proteínas eucarióticas de interesse que seriam difíceis de obter de outra forma.
A respeito da tecnologia do DNA recombinante, julgue os itens subsecutivos. As enzimas de restrição clivam o DNA em sítios específicos, sendo que, na população humana, um determinado sítio de restrição sempre é encontrado em todos os indivíduos, não sendo possível observar polimorfismo de comprimento de fragmentos de restrição (RFLPs) em amostras de DNA proveniente de humanos.
A respeito da técnica da PCR, que consiste na amplificação enzimática de uma sequência de DNA de interesse, julgue os próximos itens. A PCR consiste em nada mais que ciclos de desnaturação por aquecimento, hibridização aos primers e síntese enzimática de DNA, que ocorrem em temperatura constante.
A respeito da técnica da PCR, que consiste na amplificação enzimática de uma sequência de DNA de interesse, julgue os próximos itens. Infelizmente a PCR não pode ser aplicada à análise de amostras de RNA, pois ainda não se conhece nenhuma enzima capaz de promover a transcrição reversa.
A respeito da técnica da PCR, que consiste na amplificação enzimática de uma sequência de DNA de interesse, julgue os próximos itens. Atualmente, existem máquinas especialmente criadas para a realização de PCR, nas quais uma rodada de amplificação pode durar apenas alguns minutos.
A respeito da técnica da PCR, que consiste na amplificação enzimática de uma sequência de DNA de interesse, julgue os próximos itens. Os primers são desenhados de modo tal que um deles seja complementar a um filamento de DNA de um lado da sequência-alvo e o outro, ao filamento de DNA no lado oposto da sequência-alvo.
41Uma mulher de 36 anos de idade, branca, casada, comerciária, apresentou, há 30 dias, náuseas, vômitos, febre e mialgia, com duração de aproximadamente quatro dias, tendo melhorado com o uso de medicações sintomáticas. Há uma semana, passou a apresentar edema facial e de membros inferiores acompanhado de cefaleia. Buscou auxílio médico, tendo sido constatada hipertensão arterial sistêmica com níveis de 160 mmHg × 110 mmHg, quando lhe foram prescritos furosemida e captopril; em seguida, a paciente foi encaminhada para o nefrologista, devido à presença de anormalidades no exame de urina e à redução da função renal. Na consulta nefrológica, a paciente negou tabagismo, etilismo e antecedentes pessoais e familiares de nefropatias, hipertensão arterial e diabetes. Durante o exame físico, foram observados edema frio, depressível e indolor, localizado nos membros inferiores, e pressão arterial aferida de 170 mmHg × 100 mmHg. Nos exames complementares, foram constatados: 1) hemoglobina de 11,0 g/L e hematócrito de 34%; 2) VHS de 55 mm; 3) sumário de urina com proteinúria (+++), 40 eritrócitos por campo com hemácias dismórficas e presença de cilindros de gordura birrefringentes; 4) urocultura negativa; 5) proteinúria de 24 horas de 5,3 g; 6) colesterol total de 360 mg/dL; 7) exames sorológicos FAN (fator antinúcleo), anti-DNA, anti-Sm, anti-Jo-1, anti-La, anti- RNP, anticoagulante lúpico e anticardiolipina, Anca, sorologia para vírus da hepatite B, vírus da hepatite C e HIV, todos negativos; 8) fator C3 do complemento de 70 mg/dL (discretamente reduzido) e fator C4 menor do que 6 mg/dL (redução acentuada); 9) fator reumatoide aumentado em 350 UI/mL; 10) pesquisa de crioglobulinas no soro foi positiva em uma das amostras; 11) A PCR para vírus C da hepatite foi negativa. Foi então indicada e realizada biópsia renal na paciente, cujo resultado mostrou presença de trombos intraluminais nos capilares glomerulares vistos à microscopia óptica, d O resultado da biópsia renal realizada é compatível com o diagnóstico de crioglobulinemia com envolvimento renal.
41Uma mulher de 36 anos de idade, branca, casada, comerciária, apresentou, há 30 dias, náuseas, vômitos, febre e mialgia, com duração de aproximadamente quatro dias, tendo melhorado com o uso de medicações sintomáticas. Há uma semana, passou a apresentar edema facial e de membros inferiores acompanhado de cefaleia. Buscou auxílio médico, tendo sido constatada hipertensão arterial sistêmica com níveis de 160 mmHg × 110 mmHg, quando lhe foram prescritos furosemida e captopril; em seguida, a paciente foi encaminhada para o nefrologista, devido à presença de anormalidades no exame de urina e à redução da função renal. Na consulta nefrológica, a paciente negou tabagismo, etilismo e antecedentes pessoais e familiares de nefropatias, hipertensão arterial e diabetes. Durante o exame físico, foram observados edema frio, depressível e indolor, localizado nos membros inferiores, e pressão arterial aferida de 170 mmHg × 100 mmHg. Nos exames complementares, foram constatados: 1) hemoglobina de 11,0 g/L e hematócrito de 34%; 2) VHS de 55 mm; 3) sumário de urina com proteinúria (+++), 40 eritrócitos por campo com hemácias dismórficas e presença de cilindros de gordura birrefringentes; 4) urocultura negativa; 5) proteinúria de 24 horas de 5,3 g; 6) colesterol total de 360 mg/dL; 7) exames sorológicos FAN (fator antinúcleo), anti-DNA, anti-Sm, anti-Jo-1, anti-La, anti- RNP, anticoagulante lúpico e anticardiolipina, Anca, sorologia para vírus da hepatite B, vírus da hepatite C e HIV, todos negativos; 8) fator C3 do complemento de 70 mg/dL (discretamente reduzido) e fator C4 menor do que 6 mg/dL (redução acentuada); 9) fator reumatoide aumentado em 350 UI/mL; 10) pesquisa de crioglobulinas no soro foi positiva em uma das amostras; 11) A PCR para vírus C da hepatite foi negativa. Foi então indicada e realizada biópsia renal na paciente, cujo resultado mostrou presença de trombos intraluminais nos capilares glomerulares vistos à microscopia óptica, d A crioglobulinemia do tipo I geralmente está associada com infecção pelo vírus C da hepatite.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...