Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O transporte e as transferências inter-hospitalares estão regulamentados pela Portaria GM/MS no 2.048/02, que estabelece as responsabilidades e atribuições dos serviço/médico solicitante, da central/médico regulador, da equipe/médico de transporte e do serviço/médico receptor.
I. Não remover paciente em risco iminente de vida, sem prévia e obrigatória avaliação e atendimento respiratório, hemodinâmico e outras medidas urgentes específicas para cada caso, estabilizandoo e preparando-o para o transporte.
II. Somente nos locais em que as Centrais de Regulação ainda não estiverem estruturadas ou em pleno funcionamento, será permitido ao solicitante, seja ele público ou privado, remover paciente sem contato prévio com a instituição/serviço potencialmente receptor.
III. O Serviço/Médico receptor deve comunicar a Central de Regulação sempre que houver divergência entre os dados clínicos que foram comunicados quando da regulação e os observados na recepção do paciente.
É correto o que consta em
I, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
Frente a um quadro de choque, a equipe do suporte avançado de vida no atendimento pré-hospitalar deve
transportar a vítima, rapidamente e preferencialmente, para um hospital primário.
tratar todo choque como sendo neurogênico, até prova em contrário.
manter a punção intra-óssea após a obtenção do acesso venoso.
realizar a punção intra-óssea para infundir fluídos, se não for possível obter acesso venoso.
infundir solução cristalóide, preferencialmente, por punção intra-óssea, nos casos de politraumatismo.
Quando o número total de células vermelhas do sangue está aumentado, se dá o nome de:
Leucemia
Anemia
Policitemia
Aritroblastose
Eritemia
Julgue os itens seguintes, em relação aos cinco níveis de prevenção de doenças: promoção da saúde; proteção específica; diagnóstico e tratamento precoce; limitação do dano; reabilitação.
As ações de vacinação não fazem parte das medidas de proteção específica.
Para avaliar a associação entre o tabagismo e o câncer de pulmão, 2.000 fumantes foram comparados com 2.000 controles não-fumantes. Durante o seguimento, foi verificado o desenvolvimento de 66 casos de câncer de pulmão, dos quais 60 em fumantes. O risco de desenvolver câncer de pulmão nos fumantes foi de:
0,3%
0,6%
3%
6%
É solicitado que se colha material de um paciente com suspeita de difteria para ser enviado ao laboratório de análises clínicas. As amostras coletadas para a realização do diagnóstico são espécimes de:
Pode fazer parte do quadro clínico-funcional de uma lesão medular Frankel A, com nível neurológico T2, com zona de preservação parcial até T4 bilateralmente, EXCETO:
Ossificação Heterotópica de quadris.
Perda do controle termo-regulatório.
Negação psicológica.
Bom equilíbrio de tronco.
Hipotensão Ortostática.
Há complicações decorrentes do envelhecimento que podem ser abordadas do ponto de vista fisiátrico. Assinale a alternativa correta.
As fraturas são causa importante de complicações respiratórias.
Alterações de atenção e desorientação agudas indicam demência.
Deve-se evitar treino anaeróbico.
Em doentes com Parkinson, as alterações de deglutição indicam doença cerebrovascular associada.
Drogas em nível terapêutico não causam alterações cognitivas.
Sobre a Febre Amarela, podemos afirmar, EXCETO:
O período de incubação é de 3 a 6 dias após a picada do mosquito transmissor infectado.
É uma doença de notificação compulsória internacional e todo caso suspeito deve ser prontamente comunicado por telefone, fax ou e-mail às autoridades sanitárias.
Após a suspeita clínica de febre amarela em um paciente, não se devem aguardar os resultados dos exames laboratoriais para o desencadeamento das medidas de controle.
Para o diagnóstico de febre amarela por dosagem de IgM, é desejável uma amostra de sangue obtida após o quinto dia de início dos sintomas, não sendo necessário o conhecimento do estado vacinal do paciente para a interpretação do resultado.
O exame de Eletroneuromiografia encontra-se freqüentemente alterado nas seguintes condições abaixo, EXCETO:
Esclerose Lateral Amiotrófica.
Miastenia Gravis.
Síndrome de Guillain-Barrè.
Fibromialgia.
Polimiosite.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...