Questões sobre Homeopatia

Lista completa de Questões sobre Homeopatia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC-SUS – publicada e instituída em maio/2006 tem alguns objetivos principais. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Incorporar e implementar as Práticas Integrativas e Complementares no SUS, na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica, voltada ao cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.

II. Contribuir ao aumento da resolubilidade do Sistema e ampliação do acesso à PNPIC, garantindo qualidade, eficácia, eficiência e segurança no uso.

III. Promover a racionalização das ações de saúde, estimulando alternativas inovadoras e socialmente contributivas ao desenvolvimento sustentável de comunidades.

IV. Estimular as ações referentes ao controle/participação social, promovendo o envolvimento responsável e continuado dos usuários, gestores e trabalhadores nas diferentes instâncias de efetivação das políticas de saúde.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. II apenas
  • B. I e III apenas
  • C. I e II apenas
  • D. I, II, III e IV
  • E. II e IV apenas

Com relação ao preparo e utilização dos medicamentos homeopáticos, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

I. Foram os discípulos de Hahnemann quem introduziram a escala decimal, que é preparada na proporção de 1:10, isto é, uma parte da substância medicinal para 9 partes de solução hidro alcoólica.

II. Os medicamentos produzidos pelo método instituído por Hahnemann são chamados de CH, porque foram diluídos através da escala centesimal (por isto C) e método hahnemanniano (H).

III. No final de sua vida, Hahnemann propôs ainda um método diferente para preparo de medicamentos homeopáticos: a cinquenta-milesimal (LM). Este método também apresenta uma nova escala de diluição, que é de no mínimo 1:50.000 a cada passagem. Para Hahnemann, este método causaria menos agravações nos pacientes, possibilitando uma cura rápida, suave e duradoura.

IV. Os medicamentos podem ser prescritos na forma líquida (em gotas ou em dose única), em glóbulos, em comprimidos, pastilhas, tabletes e em pó (que pode ser acondicionado em papéis ou em cápsulas).

V. Uma dinamização Centesimal Hahnemanniana é equivalente a uma dinamização Korsakov ou a uma dinamização por Fluxo Contínuo ou a uma Cinquenta- Milesimal.

Escolha a alternativa correta.

  • A. F, V, F, V, V
  • B. F, V, V, V, F
  • C. F, V, V, V, V
  • D. V, F, F, V, V
  • E. V, V, V, F, F

Os Isoterápicos, embora tenham sido criticados por Hahnemann no § 56 (nota), onde diz “nada pode resultar daí, a não ser complicação e agravamento do mal”, têm sido usados por muitos profissionais homeopatas. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

I. Isoterápicos são medicamentos preparados somente a partir de substâncias exógenas produzidas pelo próprio paciente.

II. Autoisoterápicos são medicamentos preparados a partir de substâncias endógenas do paciente.

III. Heteroisoterápcios são medicamentos preparados a partir de substâncias exógenas.

IV. Carcinosinum, Medorrhinum e Tuberculinum são isoterápicos, mas com experimentação no homem sadio; portanto, também podem ser utilizados como medicamentos homeopáticos segundo a Lei dos Semelhantes.

V. Autohemoterapia é um método terapêutico isoterápico em que uma pequena quantidade de sangue do paciente é coletada, dinamizada ou não, é reinjetada no paciente.

Assinale a alternativa correta.

  • A. V, V, V, F, F
  • B. V, F, V, F, V
  • C. F, V, V, V, V
  • D. F, F, F, V, V
  • E. F, V, V, F, F

A poli farmácia, definida como o uso de cinco ou mais medicamentos utilizados pela biomedicina, aumentou de modo importante nos últimos anos, especialmente com o aumento da longevidade da população. A literatura médica tem evidenciado que o envelhecimento predispõe a um consumo aumentado de medicamentos prescritos por profissionais de saúde ou devido à automedicação, o que aumenta a suscetibilidade de indivíduos idosos a efeitos adversos ou terapêuticos mais intensos. A vulnerabilidade dos idosos aos problemas decorrentes do uso de medicamentos é grande, o que se deve à complexidade dos problemas clínicos, à necessidade de múltiplos agentes terapêuticos e às alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas inerentes ao envelhecimento. Deste modo, racionalizar o uso de medicamentos e evitar os agravos advindos da poli farmácia será, sem dúvida, um dos grandes desafios da saúde pública deste século. Como homeopata os cuidados devem ser redobrados quando você for procurado para tratar e acompanhar um idoso. Entre esses cuidados necessários e essenciais na condução do tratamento homeopático em idosos, analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta.

I. Perguntar aos pacientes sobre o tipo, dose e frequência de todos os seus medicamentos, inclusive os sem prescrição, e sobre os tratamentos complementares, tais como: fisioterapia, psicoterapia, atividade física, acupuntura, fitoterapia, homeopatia etc.

II. Avaliar os potenciais riscos e benefícios de cada medicamento, antes de iniciar qualquer tratamento. Os medicamentos devem ser categorizados como essencial para os resultados desejados ou opcionais, com o objetivo de reduzir ou eliminar os opcionais.

III. Suspender as medicações que não têm uma indicação exata ou são contraindicadas. A utilização de medicações deve ser limitada apenas àquelas que são absolutamente necessárias.

IV. Descontinuar lentamente o uso dos medicamentos alopáticos, quando possível, na medida em que o paciente for melhorando com o tratamento homeopático, devido ao risco de efeito rebote.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II, III e IV
  • B. II e V apenas
  • C. I e III apenas
  • D. I e II apenas
  • E. II, IV e V apenas

É uma planta tuberosa perene, com folhas variadas e flores de cores diversas. Desde os tempos mais remotos esta planta tem ficado sob a suspeita infundada de agir violenta e incertamente. Dois fatos relacionados à sua flor: a primeira é que a flor está voltada para si mesma, como que olhando para o corpo da planta; e a segunda, é que ela é muito procurada pelos porcos, a ponto de ser chamada de “pão dos porcos” na Europa. Seus sintomas mais importantes são: pesar interno e ansiedade de consciência, como se não houvesse cumprido seu dever ou tivesse cometido um crime. A memória é algumas vezes muito obtusa e mal consegue lembrar o que aconteceu recentemente, mas algumas vezes é muito ativa: tudo em rápida alternância. A mente está em um constante estado de estupefação, todas as suas forças estão em suspensão; não consegue se alegrar nem se entristecer, embora esteja sempre como se após grande (embora passado) desgosto; quando excitado sua cabeça se torna um tanto mais clara, mas se comporta como uma pessoa que despertou do sono, tendo apenas compreendido pela metade o que aconteceu com ele.

Assinale a alternativa que corresponde ao medicamento descrito.

  • A. Aconitum napellus
  • B. Belladonna
  • C. Cyclamen europeum
  • D. Carcinosinum
  • E. Cannabis indica

Paciente com 10 anos, consulta por ser “muito nervoso”. O pai que o acompanha refere que o garoto é muito nervoso e agressivo. É o caçula de três filhos, 8 anos mais novo que os irmãos. Na escola sofre bulling frequentemente por ter orelhas de abano: “me chamam de Dumbo”. E o que você faz? “Fico quieto, porque se brigar é pior. Tenho ódio e vontade de matar”. Segundo o pai “com os irmãos parte prá briga, bate e dá socos”. “Tenho dor de cabeça quando fico com raiva e não posso brigar”. Gosta de alimentos temperados e é calorento. Até os cinco anos teve vários episódios de amidalite purulenta, tratados sempre com antibióticos. A partir de então não teve mais crises, mas começou a ficar nervoso. Foi medicado com Nux vomica CH 200, Dose Única de dois glóbulos. Após três dias, começou a apresentar febre alta com leve dor de cabeça, e no dia seguinte apresentou três episódios de diarreia aquosa. Durante a febre, que durou dois dias, o paciente permaneceu tranquilo e paciente, sem queixar-se de qualquer incômodo. A partir de então, tem ficado progressivamente mais calmo e paciente.

Com base nas orientações de Hahnemann e Kent sobre as agravações, e tendo em vista a evolução do paciente, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A evolução do paciente corresponde à 3ª Observação Prognóstica de Kent, ou seja, agravação curta e forte seguida de rápida recuperação, que corresponde à evolução de um paciente lesional grave.

II. De acordo com o § 253 do Organon, o paciente apresentou uma boa agravação, com sensação subjetiva de bem estar geral, devendo-se aguardar a evolução do quadro.

III. Pela evolução do paciente, podemos concluir que o medicamento foi inadequado para o caso.

IV. O paciente deveria ter sido medicado com antitérmico e antidiarreico durante a agravação.

V. O paciente apresentou sintomas exonerativos após a medicação prescrita, correspondendo a um dos mecanismos curativos do organismo.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II e III apenas
  • B. II e V apenas
  • C. I e III apenas
  • D. I e II apenas
  • E. II, IV e V apenas

No Organon, Hahnemann discorre sobre as Agravações Homeopáticas em vários parágrafos. Considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A agravação ocorre porque a moléstia medicamentosa é mais forte que a moléstia natural.

II. Nas doenças agudas, quanto maior a dose menor a agravação.

III. Sempre ocorre agravação homeopática após o medicamento adequado.

IV. A melhora acontece sem agravação com a preparação cinquenta milesimal, mas o paciente agrava ao final, próximo à cura.

V. A agravação pode ocorrer por doses repetidas sem modificação da dinamização.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II e III apenas
  • B. II e IV apenas
  • C. I e III apenas
  • D. I e II apenas
  • E. I, IV e V apenas

Em sua imagem clássica vive com medo de receber uma má notícia. Sempre está pensando que pode acontecer uma desgraça em seu futuro. Não pode prestar atenção, seus olhos se fecham; é flácido, carece de força muscular, “afunda-se no leito”. Sua ação caracteriza-se pelo predomínio de um estado vagotônico com afrouxamento motor e depressão patética. Indivíduo emotivo, inclinado ao medo, à diarreia emocional, trêmulo, com medo da morte, das multidões, dos espaços amplos, de cair (feito bebês, quando carregados); é o medicamento dos tremores, da liberação dos esfíncteres, da paralisia das cordas vocais. Existe, portanto neste medicamento uma insegurança de sair do equilíbrio estático, o que o leva a ter medo durante o movimento por não poder prevê-lo. Uma de suas principais indicações clínicas é a Miastenia Gravis.

Assinale a alternativa que corresponde ao medicamento descrito.

  • A. Argentum nitricum
  • B. Phosphoricum acidum
  • C. Rhus toxicodendron
  • D. Gelsemuim sempervirens
  • E. Veratrum album

Keynotes são sintomas raros e peculiares, que aparecem apenas em alguns medicamentos, e devem ser considerados como um indicativo ou auxiliar no diagnóstico diferencial dos medicamentos, sempre considerando a Totalidade Sintomática.

I. Transtornos após cortar o cabelo.

II. Bate em si mesmo quando repreendido.

III. Falta de autocontrole.

IV. Puxa o nariz dos outros na rua.

V. Responde durante o sono como se acordado.

Considerando os Keynotes acima, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de acordo com a correlação entre os Keynotes e os medicamentos.

  • A. I-Tuberculinum, II-Belladona, III-Lachesis trigonocephallus, IV-Mercurius solubilis, V-Medorrhinum
  • B. I-Belladona, II-Tuberculinum, III-Lachesis trigonocephallus, IV-Mercurius solubilis, V-Medhorrinum
  • C. I-Medorrhinum, II-Belladona, III-Tuberculinum, IV-Lachesis trigonocephallus, V-Mercurius solubilis
  • D. I-Lachesis trigonocephallus, II-Belladona, III-Tuberculinum, IV-Mercurius solubilis, V-Medorrhinum
  • E. I-Mercurius solubilis, II-Belladona, III-Tuberculinum, IV-Lachesis trigonocephallus, V-Medorrhinum

Planta venenosa da família das solanáceas que contém alcaloides como a atropina e a escopolamina. A raiz principal frequentemente se bifurca e, sendo grossa e carnuda, assemelha-se a duas coxas. Para aumentar essa semelhança, os feiticeiros a esculpiam e acrescentavam detalhes, deixando-a com o aspecto de um ser humano, como se vê em gravuras medievais que ilustram seu suposto poder afrodisíaco; em algumas regiões do Oriente Médio ainda é considerada como afrodisíaco capaz de excitar o amor e aumentar a fertilidade humana. Shakespeare fala de seus arrepiantes chiados e diz-se que é a “raiz louca” de Macbeth. Tem uma condição psicológica alternante: bom humor, generoso, abraça a todos e logo depois deprimido, triste e infeliz; a cabeça parece embotada, pouco poder de concentração. Euforia rapidamente se alterna com a depressão e vice-versa. Dor recorrente. Descontentamento, irritabilidade. Uma curiosa excitabilidade inquieta, uma espécie de histeria. Sintomas mentais agudos com debilidade física. Palidez repentina e sensação que os braços estão mortos. Dormência e frieza nos braços. Impressão que suas próprias mãos não lhe pertencem.

Escolha o medicamento que corresponde à descrição apresentada no texto e assinale a alternativa correta.

  • A. Mandragora officinarum
  • B. Arsenicum album
  • C. Aurum metallicum
  • D. Baptisia tinctoria
  • E. Lachesis muta
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...