Lista completa de Questões sobre Homeopatia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No estudo de uma patogenesia, deve-se identificar os sintomas que levarão à correta prescrição do medicamento. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Os sintomas das patogenesias são inferiores, quanto à qualidade, aos sintomas das matérias médicas clínicas.
Hahnemann não admitiu que suas observações sobre as patogenesias fossem passíveis de novas críticas e correções, criando regras em seus escritos.
Após muitas tentativas, Hahnemann concluiu ser impossível realizar patogenesias com substâncias inertes.
Quanto mais débeis forem as doses da substância utilizada na experimentação, mais elas serão capazes de produzir sintomas isolados, que serão os sintomas essenciais para a prescrição.
Ao utilizar doses ponderais e repetidas, obtêm-se sintomas em maior número, com maior distinção das particularidades da substância.
A experimentação patogenética dos medicamentos é a arte de determinar, por meio dos ensaios realizados sobre o organismo vivo, a enfermidade medicinal que um determinado agente pode provocar. Acerca dessa matéria, assinale a opção correta.
A primeira patogenesia realizada por Hahnemann foi de arsenicum album.
Os sintomas das predisposições particulares preexistentes nos experimentadores devem somar-se ao registro dos sintomas patogenéticos.
O homem são não é compreendido pela experimentação patogenética.
Hahnemann estudou os efeitos positivos ou patogenéticos dos medicamentos e estes efeitos em indivíduos doentes.
O homem são designado por Hahnemann refere-se ao paciente curado por ele em suas experimentações.
Com base nos princípios de Hahnemann, assinale a opção correta no que se refere ao conjunto das expressões sintomáticas que devem ser consideradas em uma anamnese homeopática.
Toda interação produz, inevitavelmente, efeito em cada um dos participantes, fenômeno que também ocorre na relação entre médico e paciente.
A expressão observador livre de preconceitos cunhada por Hahnemann tem a mesma conotação dos termos transferência e contratransferência empregados pela tradição freudiana, os quais significam manter-se isento de qualquer reação diante do paciente.
A relação entre médico e paciente, no momento da consulta, é sempre um espaço de catarse, por isso, é importante que o paciente esteja acompanhado, preferencialmente, por algum familiar.
O efeito placebo da consulta ocorre quando se constata, na clínica, que o paciente melhorou imediatamente depois da primeira consulta, mesmo sem ter tomado o medicamento. Este efeito pode perdurar por muito tempo.
Uma boa relação entre médico e paciente é suficiente para que se verifique a cura quase completa dos sintomas emocionais do paciente que estão interferindo no seu adoecimento, dado que a catarse é uma espécie de exoneração.
De acordo com a observação prognóstica de Kent sobre o reaparecimento de sintomas antigos,
os sintomas antigos que reaparecem são sempre os fâneros e de pele.
medicamentos homeopáticos tópicos devem ser utilizados nos casos de reaparecimento de doenças de pele.
a volta de sintomas antigos é um mau prognóstico.
não há reaparecimento de sintomas antigos nos casos incuráveis.
os primeiros sintomas que reaparecerem são os mais antigos do caso, na evolução favorável.
A lei dos semelhantes é um dos princípios básicos da homeopatia que norteiam as prescrições dos medicamentos indicados, após um estudo detalhado e individualizado para o caso. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Não se deve utilizar medicamentos homeopáticos caso sejam consideradas somente as indicações específicas.
Mesmo em epidemias, devem-se utilizar medicamentos distintos para cada paciente.
A lei dos semelhantes tem sido progressivamente substituída pela lei das identidades.
Entre os princípios básicos da homeopatia incluem-se medicamento único, experimentação de doses tóxicas no homem sadio, doses mínimas.
As exceções à norma são as queixas de resfriados leves, para as quais se deve prescrever dulcamara; lesões traumáticas, para as quais se deve prescrever arnica; e o uso de bebidas à base de cafeína, para o qual se deve prescrever nux vomica.
O movimento dos sintomas, após a dose de medicamento homeopático, inicia-se com manifestações que são peculiares ao binômio medicamento-paciente, na medida do grau de comprometimento relacionado ao diagnóstico nosológico. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
No processo de cura, os sintomas, sob o estímulo de medicamento adequado, devem ter direção centrípeta.
Deve-se orientar o paciente a observar o aparecimento de febre após o uso do medicamento, pois a alteração da temperatura define mau prognóstico.
O movimento dos sintomas torna-se evidente desde os primeiros momentos de ação dos medicamentos, de modo que, para o prognóstico, deve-se prever o incômodo e a agravação dos sintomas.
As manifestações peculiares ao binômio medicamentopaciente, no sentido da cura, sempre serão evidentes após algumas doses de medicamento adequado, dado o efeito cumulativo em relação às doses infinitesimais.
O processo de cura em homeopatia é dinâmico e os primeiros efeitos podem ser muito subjetivos, não se devendo apenas constatar os fenômenos relacionados à nosologia.
A respeito da evolução do caso clínico de João após o uso do medicamento homeopático, assinale a opção correta.
Houve exacerbação dos sintomas patogenéticos, ou seja, dos sintomas do medicamento.
Trata-se de uma evolução relacionada à primeira observação prognóstica de Kent.
Em face da evolução do caso, é correto concluir que houve uma primeira prescrição, uma vez que o caso foi mobilizado após o uso do medicamento.
Embora, em caso de gêmeos, seja possível prescrever o mesmo medicamento para quadros clínicos com o mesmo diagnóstico, nesse caso, possivelmente, a potência indicada a um irmão não foi adequada ao outro.
O medicamento receitado, provavelmente, não era o mais indicado para o caso.
Acerca da evolução do caso clínico de Marcos, assinale a opção correta
De acordo com as observações prognósticas de Kent, a boa evolução do paciente pressupõe a inexistência de uma enfermidade orgânica marcada que pudesse alterar significativamente a força vital.
O ritmo dessa evolução relaciona-se, principalmente, ao fato de o paciente ser uma criança.
A evolução desse caso relaciona-se à quinta observação prognóstica de Kent.
A rápida melhora do quadro deve-se à prescrição, especificamente, para os sintomas físicos.
Em se tratando de um caso agudo, as respostas serão mais efetivas com uso de doses únicas.
Hahnemann estabeleceu as bases filosóficas da homeopatia segundo uma visão antropológica do homem referendada pelo vitalismo, que compreende
a cura das doenças pela vis medicatrix-naturae.
a existência de um princípio vivificador gerador e formativo, organizador e mantenedor das propriedades mecânicoquímicas do homem, denominado de anima vegetativosensitiva- motora.
as bases estabelecidas pela medicina alopática, no que se refere à compreensão das doenças psicossomáticas.
o binômio saúde-doença como um fator, basicamente, de caráter genético-familiar.
as leis das signaturas de Paracelso.
A constatação da evolução de uma doença em direção à cura seguida da interrupção repentina da melhora caracteriza caso
de quadro agudo.
funcional, em que não houve lesão em órgãos vitais.
funcional, em que não houve lesão em órgãos vitais.
em que o paciente pode estar sob a influência de um fator externo.
em que a cura não será atingida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...