Lista completa de Questões sobre Infectologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as doenças febris, julgue os itens a seguir.
No Brasil, particularmente durante o verão, há uma elevação importante da densidade de Aedes aegypti, que se relaciona com a ocorrência de surtos de dengue. Por ser uma doença febril aguda, a documentação de quadros de miocardite, alterações elétricas como bloqueios atrioventriculares e taquiarritmias afasta o diagnóstico de dengue.
Considerando as doenças febris, julgue os itens a seguir.
A glicoproteína extraída de Lepstospira interrogans é capaz de induzir a liberação de fator de necrose tumoral pelos monócitos, sendo que os valores séricos desse mediador correlacionam-se com a gravidade da doença.
Com relação às infecções hospitalares, julgue os próximos itens.
Suponha que um paciente com queimadura apresenta mudança na aparência do tecido acometido, como separação rápida da escara; mudança na cor, como escurecimento ou aparecimento de tinte violáceo ou edema na margem; e invasão de microrganismos dentro do tecido viável adjacente, verificada no exame histológico de biópsia da queimadura. Nesse caso, se as culturas do tecido queimado e do sangue coletados simultaneamente forem negativas, o diagnóstico de infecção da queimadura fica afastado.
Com relação às infecções hospitalares, julgue os próximos itens.
São exemplos do uso inapropriado de sonda vesical: utilizá-la como método de coleta de urina quando o paciente pode coletá-la voluntariamente; mantê-la por tempo prolongado no período pós-operatório, sem nenhuma indicação adequada; usá-la para substituir cuidados de enfermagem de pacientes com incontinência urinária.
Com relação às infecções hospitalares, julgue os próximos itens.
A Portaria n.º 2.616 de 12 de maio de 1998 do Ministério da Saúde determina que toda comissão de controle de infecção hospitalar inclua ente os membros executores, no mínimo, 2 técnicos de nível superior da área de saúde para cada 200 leitos ou fração desse número, com carga horária diária mínima de 6 horas para o enfermeiro e de 4 horas para os demais profissionais.
Com relação às infecções hospitalares, julgue os próximos itens.
Considere que um neonato de 38 semanas de idade gestacional tenha desenvolvido quadro caracterizado por temperatura cutânea de 38 ºC, pausa respiratória de 30 segundos somada à verificação de resíduo gástrico. A hemocultura foi negativa, apresentou PCR de 12, e o médico assistente iniciou ampicilina associada a gentamicina por via intravenosa. A avaliação clínica e radiológica não definiu nenhum foco infeccioso. Nessa situação, o caso deve ser registrado como infecção primária de corrente sanguínea sem confirmação microbiológica.
Acerca das doenças causadas por protozoários, julgue os itens que se seguem.
A infecção por Entamoeba histolytica na sua forma sintomática invasiva pode ensejar o desenvolvimento de uma colite, que afeta predominantemente o ceco e o cólon ascendente. O tratamento deve combinar metronidazol e etofamida.
Acerca das doenças causadas por protozoários, julgue os itens que se seguem.
Quando o resultado do teste de avidez da IgG em paciente com toxoplasmose verifica baixa avidez, define-se que a infecção aconteceu nas últimas 2 semanas, diferenciando claramente uma infecção aguda de uma crônica.
Acerca das doenças causadas por protozoários, julgue os itens que se seguem.
A anfotericina B lipossomal é a droga de primeira escolha para o tratamento da leishmaniose visceral, uma vez que possui baixa nefrotoxicidade e pode ser usada em gestantes.
A respeito da malária, julgue os itens subsequentes.
Considere um paciente com diagnóstico de malária por Plasmodium falciparum que apresente pelo menos um dos seguintes sinais: hiperpirexia (temperatura > 41 ºC), convulsão, hiperparasitemia (> 200.000/mm3), vômitos repetidos, oligúria, dispneia, anemia intensa, icterícia, hemorragias, hipotensão arterial. Para esse paciente, as drogas derivadas de artemisinina são os medicamentos de primeira escolha.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...