Lista completa de Questões sobre Medicina Intensiva para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de 40 anos de idade é vítima de acidente automobilístico, sofrendo politrauma grave. É levado pelo serviço de ambulância da região e, na chegada, a via aérea está aparentemente obstruída por sangue e dentes fraturados. O paciente está tossindo e não conversa, e tem respiração assimétrica e ferimento perfurante no hemitórax à direita, em que o murmúrio está abolido. Verificam-se FR = 30 irpm, SatO2 = 89% com O2 óculos nasal a 3l/min, extremidades frias, com tempo de enchimento capilar lentificado, PA = 80 mmHg x 40 mmHg, FC = 125 bpm, quadril estável e sem evidência de fraturas. Com Glasgow 6, o paciente aparenta pupilas isocóricas e fotorreagentes, diversas escoriações por todo o corpo, fratura exposta na perna à direita e sinais de fratura de mandíbula.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
A toracocentese de alívio, no quinto espaço intercostal do hemitórax direito, deve ser realizada antes da drenagem cirúrgica imediata.
Um paciente de 18 anos de idade foi levado ao prontosocorro após queda de moto em alta velocidade, com relato de que estava sem capacete no momento do acidente e que houve perda momentânea da consciência. Mas, após o fato, o paciente tornou a apresentar-se orientado no local do acidente. Na avaliação inicial, o paciente encontrava-se com colar cervical, agitado, com hálito etílico, FR = 35 irpm, SatO2 = 83% com máscara de oxigênio, hemitórax direito com murmúrios vesiculares ausentes e hipertimpânico, PA = 90 mmHg x 50 mmHg, FC = 115 bpm, pupilas isocóricas e fotorreagentes, Glasgow 7, presença de hematoma extenso em flanco esquerdo e fratura de fêmur esquerdo com exposição óssea. FAST mostrou líquido livre no espaço esplenorrenal, e sonda vesical passada evidencia hematúria macroscópica.
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Profilaxia antimicrobiana é essencial nesse caso e deve ser feita de forma precoce para minimizar o risco de infecções ósseas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...