Questões sobre Médico da Família

Lista completa de Questões sobre Médico da Família para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Mulher, 58 anos, em acompanhamento com seu médico de família e em investigação por suspeita de Diabetes Melito. Solicitado teste oral de tolerância à glicose com 75g de de dextrosol (TOTG). A glicemia de jejum resultou 98 mg/dL e a glicemia 2h pós-sobrecarga resultou 162 mg/dL. Com base resultados, é possível afirmar que a paciente:

    A) Apresenta tolerância à glicose diminuída.

    B) É diabética tipo 1.

    C) É diabética tipo 2.

    D) Não preenche critérios diagnósticos para alteração glicêmica.

    E) Apresenta glicemia de jejum alterada.

A respeito da consulta do adolescente e das respectivas patologias, julgue o item a seguir.


As confidências feitas ao médico pelo adolescente, durante sua consulta, podem ser reveladas se colocarem em risco a sua integridade.

Sobre Sintomas Clinicamente Inexplicados (SCI), analise as assertivas abaixo: I. Os eventos vitais acompanhados de situações em que a pessoa deve fazer escolhas difíceis são fatores precipitantes. II. As influências genéticas são consideradas irrelevantes como causa de SCIs. III. As experiências traumáticas na infância predispões aos SCIs. IV. As pessoas com SCIs analisam seus corpos para detectar dor ou outros sinais. A sua atenção é regularmente focada de maneira seletiva em uma parte determinada de seu corpo, em relação a qual elas são muito ansiosas.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I, II e III.

    B) Apenas I, II e IV.

    C) Apenas I, III e IV.

    D) Apenas II, III e IV.

    E) I, II, III e IV.

A respeito da consulta do adolescente e das respectivas patologias, julgue o item a seguir.


A doença de Kawasaki é uma vasculite que acomete preferencialmente adolescentes.

Sobre a hipoacusia e a lavagem otológica na APS, analise as assertivas abaixo: I. O tampão de cerume é a causa mais comum de hipoacusia. II. Após o diagnóstico de tampão de cerume, deve-se indicar o uso prévio de ceruminolítico. III. O soro fisiológico a ser usado na lavagem otológica deve estar próximo a 20ºC. IV. Recomenda-se o uso de seringa de 20 mL, ou mais, e dois a três cm de comprimento de sonda urinária de alívio.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I, II e III.

    B) Apenas I, II e IV.

    C) Apenas I, III e IV.

    D) Apenas II, III e IV.

    E) I, II, III e IV.

A respeito da consulta do adolescente e das respectivas patologias, julgue o item a seguir.


A entrevista clínica centrada na pessoa ajuda no entendimento da patologia pelo adolescente e sua família e propicia sua participação no tratamento.

Homem, 45 anos, consulta na Unidade Básica de Saúde por dor anal aguda. Junto com a esposa, alega que notou lesão escura perianal, sem sangramento, sem mudança do habito intestinal, apesar de ter sempre fezes pequenas e ressequidas. Nega histórico familiar de câncer de intestino e refere tratamento para fissura anal há 5 anos. No exame, nota-se mamilo hemorroidário trombosado de 3,5 cm. Qual o manejo mais adequado a ser feito pelo médico na UBS?

    A) Colocação de compressas mornas por 5 dias e retorno para avaliação.

    B) Prescrição de anti-inflamatório e analgésico e retorno em 3 dias.

    C) Encaminhar para serviço de proctologia, via central de regulação.

    D) Realizar drenagem simples, com anestesia local e retirada do trombo.

    E) Solicitar coprocultura.

A respeito da consulta do adolescente e das respectivas patologias, julgue o item a seguir.


Nos adolescentes, as doenças sexualmente transmissíveis podem complicar com doença renal.

Atente ao caso hipotético abaixo para responder CORRETAMENTE à questão.


Guilherme, 12 anos, comparece à UBS com queixa de hematúria macroscópica e redução do volume urinário há 3 dias. Nega disúria, polaciúria, febre, traumatismos, intercurso sexual ou ingestão de alimentos avermelhados. Ao exame físico, apresenta bom estado geral, consciente e orientado, normocorado, hidratado, anictérico, acianótico. Exame cardiovascular sem alterações, PA 140x70 mmHg, FC 70 bpm. Exame pulmonar sem alterações. Exame abdominal: abdome flácido, indolor à palpação superficial e profunda, normotimpânico, sem visceromegalias, RHApresentes e normoativos, Giordano negativo. Exame de pele: lesões crostosas cicatriciais em MMII.


Tendo em vista o quadro exposto e a principal hipótese diagnóstica, analise os itens a seguir:


I- Trata-se de uma Síndrome Nefrótica muito provavelmente por uma Glomerulonefrite pós-estreptocócica.

II- Dentro da propedêutica diagnóstica é fundamental a realização de biópsia renal para elucidação etiológica, tendo em vista o caráter agressivo desta condição, favorecendo rapidamente a evolução para rins terminais.

III- Considerando o bom prognóstico desta condição, seu tratamento consiste prioritariamente em medidas de suporte, como: restrição hidrossalina, vasodilatadores e diuréticos.


Assinale a alternativa que reúne a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

    A) III.

    B) I e II.

    C) II e III.

    D) I e III.

    E) I, II e III.

A respeito da atenção à saúde da mulher gestante, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A citomegalovirose no início da gestação pode produzir aborto.

    B) A complicação mais grave da varicela, em gestantes, é a pneumonia intersticial.

    C) A pesquisa sorológica da presença de IgM e IgG específica para toxoplasmose é a base do diagnóstico, devendo ser solicitada na primeira consulta pré-natal.

    D) A hepatite A é a principal causa de icterícia em gestantes e apresenta a maior mortalidade na gestação, dentre todos os tipos de hepatites virais.

    E) A insulina, a metformina e a glibenclamida são opções de medicamentos para a gestante com diabetes melito, além do tratamento dietético.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...