Lista completa de Questões sobre Neurologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às figuras 1 e 2 acima, que mostram os exames de imagem de dois pacientes distintos, julgue os itens que se seguem.
Caso a figura 1 apresente o resultado de exame de imagem de um paciente idoso, a principal hipótese diagnóstica será de angiopatia amiloide devido à localização típica da lesão.Uma mulher com cinquenta e três anos de idade foi admitida em um hospital apresentando, havia dois meses, quadro de cefaleia, hemiparesia à direita, náuseas e dificuldade na fala todos de caráter progressivo. A paciente negou febre e não houve crise convulsiva nem alterações comportamentais. Os resultados do exame de ressonância magnética contrastada do crânio são mostrados na figura precedente.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens seguintes considerando o resultado das imagens.
Deve-se iniciar o tratamento dessa paciente com anticonvulsivante profilático para se prevenir uma primeira convulsão.Com relação às figuras 1 e 2 acima, que mostram os exames de imagem de dois pacientes distintos, julgue os itens que se seguem.
Nos casos retratados nas figuras 1 e 2, o traçado de onda de pressão intracraniana desses pacientes deverá mostrar elastância cerebral aumentada.Uma mulher com cinquenta e três anos de idade foi admitida em um hospital apresentando, havia dois meses, quadro de cefaleia, hemiparesia à direita, náuseas e dificuldade na fala todos de caráter progressivo. A paciente negou febre e não houve crise convulsiva nem alterações comportamentais. Os resultados do exame de ressonância magnética contrastada do crânio são mostrados na figura precedente.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens seguintes considerando o resultado das imagens.
No caso em questão, caso ocorram síncopes causadas por tosse, espirros ou por vômitos, elas refletirão reduções temporárias da pressão de perfusão cerebral, associadas a ondas platô tipo A de Lundberg na pressão intracraniana.Com relação às figuras 1 e 2 acima, que mostram os exames de imagem de dois pacientes distintos, julgue os itens que se seguem.
As apresentações clínicas das doenças diagnosticadas pelos exames de imagem representados nas figuras 1 e 2 são semelhantes em suas fases iniciais, não sendo possível diferenciá-las sem o auxílio de exames radiológicos.Uma mulher com cinquenta e três anos de idade foi admitida em um hospital apresentando, havia dois meses, quadro de cefaleia, hemiparesia à direita, náuseas e dificuldade na fala todos de caráter progressivo. A paciente negou febre e não houve crise convulsiva nem alterações comportamentais. Os resultados do exame de ressonância magnética contrastada do crânio são mostrados na figura precedente.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens seguintes considerando o resultado das imagens.
A espectroscopia por ressonância magnética nessa paciente evidenciará, no local da lesão, aumento de N-acetilaspartato e redução de colina.Com base nas resoluções do Conselho Federal de Medicina, julgue os itens seguintes, a respeito do protocolo para diagnóstico de morte encefálica. Para o teste de apneia, deve-se desconectar o ventilador do paciente por dez minutos ou até que se atinja a PCO2 de 55 mmHg, pelo menos.
A respeito dos estados de mal epilépticos, julgue os itens subsequentes. O lorazepam e a fenitoína devem ser indicados para o tratamento de pacientes com estado de mal epiléptico. Por serem compatíveis, esses dois medicamentos podem ser administrados pela mesma via endovenosa.
Uma mulher de vinte e cinco anos de idade, previamente hígida, foi encaminhada para atendimento neurológico de urgência devido ao rebaixamento do nível de consciência. A jovem se queixou de, na noite anterior, ter tido cefaleia e dificuldade visual, e, na manhã seguinte, sua família não conseguiu despertá-la. A paciente queixou-se, ainda, de cefaleia holocraniana persistente havia uma semana, com piora progressiva, associada a episódios de vômitos e turvação visual. Ela estava fazendo uso de analgésicos comuns e de antieméticos várias vezes ao dia, sem melhora.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Caso a paciente esteja utilizando anticoncepcionais hormonais, é possível que o episódio descrito tenha sido desencadeado pelo uso desse método contraceptivo.A respeito dos estados de mal epilépticos, julgue os itens subsequentes. Acidose sanguínea, hiperlactatemia, hipocalemia e hiperglicemia são alterações orgânicas observadas após trinta minutos de duração do estado de mal epiléptico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...