Lista completa de Questões sobre Neurologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A neuropatia é definida como uma doença ou lesão dos nervos periféricos sensitivos, motores ou autonômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Um paciente acometido por polirradiculoneuropatia desmielinizante crônica (CIDP) apresenta como sintoma uma fraqueza muscular gradual, com evolução no período de, pelo menos, dois meses.
A neuropatia é definida como uma doença ou lesão dos nervos periféricos sensitivos, motores ou autonômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Assim como a síndrome de Guillain-Barré, a mononeuropatia multiplex pode ser definida como uma emergência neurológica e pode ainda evoluir com comprometimento respiratório.
A neuropatia é definida como uma doença ou lesão dos nervos periféricos sensitivos, motores ou autonômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A mononeuropatia multiplex tem como principal característica o acometimento de nervos diferentes e não relacionados, afetados em diferentes áreas. Usualmente ocorre como parte de um quadro de vasculite ou vasculopatia e evolui de forma crônica em semanas ou meses.
Em relação aos exames complementares no diagnóstico diferencial dos tumores cerebrais, assinale a opção correta.
A ressonância com espectrofotometria é o exame de neuroimagem com maior sensibilidade e especificidade para neoplasias cerebrais.
O spect cerebral é um exame muito sensível e específico e sempre deve ser utilizado no diagnóstico diferencial de neoplasias cerebrais.
O PET (tomografia por emissão de pósitrons) deve ser utilizado no diagnóstico diferencial entre neoplasias e doença desmielinizante.
As neuroinfecções são um diagnóstico diferencial de importância secundária.
A tomografia não tem validade para determinação do local da biópsia esterotáxica.
Com relação às neuroinfecções, assinale a opção correta.
Em caso de suspeita de infecção por herpes vírus, pode ser utilizado o aciclovir, com a seguinte posologia: 10 mg/kg/dose a cada oito horas, pelo período de catorze a vinte e um dias, associado a corticoesteróides como a dexametasona, que diminuem a morbi-mortalidade.
No tratamento da neurocisticercose, durante todo o curso da doença, o corticóide é associado ao albendazol, que é utilizado profilaticamente para prevenção de crises convulsivas e minimização das reações meníngeas.
A malária cerebral apresenta-se como uma cefaleia severa, progressiva, em que manifestam-se confusões, crises convulsivas, febres altas, coma e morte de 10% dos pacientes.
Meningites são processos agudos que comprometem as leptomeninges (pia-aracnoide), ocasionando reação inflamatória do espaço subdural e das membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Essa reação é detectada no líquido cefalorraqueano.
Sintomas como febre, cefaleia, vômito, rigidez de nuca, outros sinais de irritação meníngea (Kernig e Brudzinski), convulsão, sufusões hemorrágicas (petéquias) e torpor podem evidenciar suspeita de encefalite sem meningite.
Assinale a opção que indica as características que um caso suspeito de mielopatia associada ao HTLV-1 pode apresentar.
atrofia da medula lombossacra, revelada por ressonância magnética; imagens hiperintensas em substância branca cerebral; urodinâmica com bexiga neurogênica
sorologia positiva no sangue e não no LCR; LCR apresentando leve pleocitose mononuclear, hiperproteinorraquia, bandas oligoclonais de IgG e aumento da síntese intratecal de anticorpos específicos
disfunção autonômica caracterizada por distúrbio miccional (aumento da frequência urinária, urgência, incontinência, disúria, jato fraco ou intermitente e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga); distúrbio intestinal (constipação ou incontinência) e disfunção erétil
dormências ou formigamentos intensos de predomínio distal nos membros superiores e inferiores neuropatia em bota e luva
fraqueza muscular predominantemente nos membros superiores, com reflexos profundos aumentados, com ou sem clono e sinal de Babinski; fraqueza muscular generalizada, com ou sem mialgias, associada, ou não, à diminuição de reflexos profundos
Com relação à dor neuropática, assinale a opção correta.
O tratamento farmacológico, atualmente, é o mais eficiente para dor neuropática.
A cirurgia funcional com colocação de marcapasso apresenta baixa evidência clínica no tratamento da dor neuropática.
A dor crônica pós-operatória e a síndrome do túnel do carpo são situações clínicas relacionadas à dor neuropática.
A principal modalidade de diagnóstico da dor neuropática é a eletroneuromiografia.
O diagnóstico da dor do membro fantasma requer exames complementares.
Assinale a opção correta no que se refere à neurocisticercose.
O diagnóstico da doença é feito com exames de neuroimagem e exames imunológicos no líquor. Os dados epidemiológicos são secundários.
A inclusão da neurocisticercose no rol de doenças de notificação compulsória nacional apresenta atualmente bons resultados, no que diz respeito à fiscalização dos produtos de origem animal, hortas e comerciantes.
No Brasil, a neurocisticercose é considerada doença endêmica nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais, mas não é considerada endêmica no Distrito Federal e no Espírito Santo.
Os sintomas clínicos mais comuns dessa doença, em ordem decrescente, são cefaléia, compressão medular, hipertensão intracraniana, crises convulsivas, meningite, meningoencefalite, distúrbios psiquiátricos e acidente vascular encefálico.
Na ocorrência dessa doença, a maioria dos pacientes sofre mais de um sintoma clínico.
Acerca do tratamento endovascular de aneurismas e malformações vasculares, assinale a opção correta.
O tratamento convencional com clipagem apresenta maior morbidade e mortalidade.
O tratamento endovascular não requer a repetição da angiografia e é definitivo.
A morbi-mortalidade, em alguns casos, é maior com o tratamento endovascular.
As complicações do tratamento convencional impedem a resolução definitiva, diminuindo a eficácia.
O tratamento endovascular não é associado ao diagnóstico angiográfico, o que constitui uma desvantagem dessa forma de tratamento.
No tocante à hanseníase, assinale a opção correta.
A hanseníase, além da neuropatia periférica, pode provocar lesões primárias nos músculos estriados e lisos.
A hanseníase mantém-se com padrão endêmico na Índia, Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru (Amazônia Legal) e Argentina, países onde há dados de estudos epidemiológicos.
A mononeuropatia múltipla e as lesões de pele hiperestésicas são características do envolvimento do sistema nervoso periférico.
Para o tratamento da hanseníase, utilizam-se quimioterápicos, como a dapsona e evita-se o uso de corticoesteroides.
A granulomatose linfóide é um dos diagnósticos diferenciais com características clínicas muito semelhantes, como a mononeuropatia e as lesões de pele.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...