Lista completa de Questões sobre Oftalmologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto às distrofias corneanas, julgue os itens seguintes.
Na distrofia macular, também conhecida como distrofia de Biber-Haab-Dimner, aparecem opacidades lineares acinzentadas brilhantes que se intercruzam no estroma anterior (aparência reticular).
Quanto às distrofias corneanas, julgue os itens seguintes.
A distrofia granular (Groenouw do tipo I) é uma doença hereditária, autossômica dominante, bilateral e simétrica. Caracteriza-se por opacidades brancas granulares no estroma axial anterior e surge em geral na primeira década de vida.
No que se refere à escala de Snellen optótipos de Snellen , julgue os itens que se seguem.
O tamanho da imagem retiniana é diretamente proporcional à distância de 6 m, variando o tamanho das letras. A distância fixa para avaliação da acuidade visual com a escala de Snellen é conveniente para manter o mesmo estado de acomodação durante o teste. A 6 m, a acomodação é de apenas 0.17 D.
No que se refere à escala de Snellen optótipos de Snellen , julgue os itens que se seguem.
O teste de acuidade visual dos optótipos de Snellen não indica apenas a função foveal, mas de todo pólo posterior.
No que se refere à escala de Snellen optótipos de Snellen , julgue os itens que se seguem.
Snellen construiu seus optótipos de modo que cada letra subentende um ângulo visual de cinco minutos e, cada um dos seus componentes, a um quinto da altura desse optótipo.
A síndrome de Sjögren tem como características básicas a ceratoconjuntivite seca e a xerostomia, aparecendo quase sempre associada a doenças difusas do tecido conjuntivo. Julgue os itens seguintes, relativos a essa síndrome.
A doença difusa do tecido conjuntivo mais comumente associada é o lúpus eritematoso sistêmico. A artrite reumatóide raramente está presente.
A síndrome de Sjögren tem como características básicas a ceratoconjuntivite seca e a xerostomia, aparecendo quase sempre associada a doenças difusas do tecido conjuntivo. Julgue os itens seguintes, relativos a essa síndrome.
Geralmente acomete mulheres na pré e pós-menopausa, sendo o sintoma clínico a secura da boca e dos olhos. O diagnóstico é freqüentemente motivado por manifestações oculares.
Acerca da coriorretinopatia serosa central, julgue o item a seguir.
É um edema espontâneo e aparente da região macular, disciforme e que raramente recorre.
há evidências clínicas claras, como nesse caso, que é típico de ceratoconjuntivite vernal. Uma abordagem opcional para o caso considerado é o exame da conjuntiva por meio de raspagem ou citologia de impressão ou pela realização de uma biópsia de conjuntiva. Outros exames, como cultura ou biópsia da córnea e testes sistêmicos, tais como teste de IGE total ou específica, não têm nenhuma validade. No caso descrito, deve-se remover a placa corneana e empregar agentes antiinflamatórios agressivos (esteróides tópicos). O uso de colírios estabilizadores de mastócitos é outra opção de tratamento. Acerca da conjuntivite lenhosa, julgue os itens seguintes. É uma doença rara, de etiologia desconhecida, e pode ser uni ou bilateral. Na maioria dos casos, a conjuntiva da pálpebra superior está envolvida, apesar de a conjuntiva bulbar também ser afetada. A conjuntivite lenhosa é mais comumente observada em pacientes do sexo masculino, com idade média do início da doença aos 14 anos. No que se refere à endoftalmite, julgue os itens a seguir. A endoftalmite aguda é uma das piores complicações de facectomia, levando à cegueira a maioria dos olhos atingidos. Ela pode ser exógena, quando causada por microrganismos do ambiente externo, ou endógena, quando a infecção ocorre por disseminação hematogênica. É classificada como aguda quando se inicia dentro de até 6 semanas após a cirurgia. Os microrganismos Gram-negativos são responsáveis por 60% a 80% das infecções agudas nas grandes séries. A cultura é positiva em 50% a 85% dos aspirados. Com relação à síndrome de Behcet, julgue os itens subseqüentes. Essa síndrome é uma afecção trissintomática que apresenta uveíte, em geral, com hipópio, aftas bucais e ulcerações genitais, sendo sua etiologia desconhecida. As principais manifestações oculares dessa síndrome são uveítes recidivantes com hipópio, periflebite, tromboses venosas, hemorragia na câmara
As crianças nascidas de mães que contraíram a doença nos três últimos meses da gestação apresentam catarata, surdo-mutismo, microcefalia, defeitos cardíacos e outras anormalidades.
Quanto à hialose asteróide e à sínquise cintilante, julgue o item abaixo.
Ambas são opacidades vítreas, sendo que a hialose asteróide, geralmente, manifesta-se em jovens, sob a forma de cristais chatos, e normalmente é secundária a traumas e doenças oculares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...