Lista completa de Questões sobre Oncologia (Cancerologia Clínica) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente do sexo masculino, 13 anos de idade, teve entorse no tornozelo direito há uma semana. Foi medicado com cetoprofeno 100 mg de 12 em 12 horas. Apresenta-se, na emergência, com confusão mental, oligúria (300 mL de urina em 24 horas), dispneia, dor torácica e hálito urêmico. Ao exame físico, apresenta atrito pericárdico. Exames de sangue demonstram ureia de 400 mg/dL, creatinina de 16,85 mg/dL, sódio de 130 Meq/L, potássio de 7,8 Meq/L.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Deve ser realizado hemodiálise de emergência.Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Acerca dos tratamentos oncológicos, julgue os itens subsecutivos. A quimioterapia é uma modalidade de tratamento localizado do câncer, diferindo da cirurgia e da radioterapia, que são tratamentos de atuação sistêmica.
Um recém-nascido prematuro, com 36 semanas de idade, pequeno para a idade gestacional, Apgar 5, 7 e 9, apresenta-se com icterícia, hepatoesplenomegalia e plaquetopenia logo nas primeiras 24 horas de vida. A ultrassonografia transfontanelar evidencia dilatação ventricular e calcificações intracranianas difusas.
Com base na hipótese clínica apresentada, julgue os itens a seguir.
É provável que a fundoscopia revele coriorretinite; no entanto, se normal ao nascimento, não se faz necessário repeti-la.Paciente de 50 anos de idade, previamente hipertenso, alcoólatra (50 g/dia de álcool), apresenta-se com PA de 190 mmHg x 100 mmHg, desvio de rima labial há duas horas, perda motora à direita e afasia. Ele apresenta fibrilação atrial de longa data, sem o uso de anticoagulante, mesmo com indicação.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Provavelmente, o deficit motor é ocasionado por lesão cerebral no hemisfério esquerdo.Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Acerca dos tratamentos oncológicos, julgue os itens subsecutivos. Nas últimas décadas, o transplante de medula óssea evoluiu de tal forma que deixou de ser considerado um tratamento experimental e se tornou um tratamento efetivo para algumas doenças onco-hematológicas, hematológicas e congênitas.
Paciente de 50 anos de idade, previamente hipertenso, alcoólatra (50 g/dia de álcool), apresenta-se com PA de 190 mmHg x 100 mmHg, desvio de rima labial há duas horas, perda motora à direita e afasia. Ele apresenta fibrilação atrial de longa data, sem o uso de anticoagulante, mesmo com indicação.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Se o paciente for eleito para fazer trombólise, o trombolítico de escolha é a tenecteplase.Considere um paciente do sexo masculino, de 3 anos de idade, que apresenta, há seis dias, febre alta, com vários picos por dia, que cede parcialmente com antipiréticos. O paciente apresentou exantema em tronco e posteriormente em membros superiores e inferiores, além de linfonodos palpáveis com aumento discreto em cadeia cervical posterior, hiperemia conjuntival, hiperemia e fissuras dos lábios e língua e edema de mãos e pés. Ausculta cardíaca e pulmonar normais. Trata-se do quadro clínico clássico da doença de Kawasaki, ou poliarterite nodosa infantil, que se caracteriza por uma inflamação vascular generalizada associada a febre alta e remitente, e é famosa pelo risco de formação de aneurismas coronarianos.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O tratamento com salicilatos em dose antitrombótica deve ser mantido por até oito semanas, ou até normalização do VHS, se houver evidência de alteração coronariana no ecocardiograma.Paciente de 50 anos de idade, previamente hipertenso, alcoólatra (50 g/dia de álcool), apresenta-se com PA de 190 mmHg x 100 mmHg, desvio de rima labial há duas horas, perda motora à direita e afasia. Ele apresenta fibrilação atrial de longa data, sem o uso de anticoagulante, mesmo com indicação.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O evento vascular provavelmente é relacionado a evento cardioembólico.Considere um paciente do sexo masculino, de 3 anos de idade, que apresenta, há seis dias, febre alta, com vários picos por dia, que cede parcialmente com antipiréticos. O paciente apresentou exantema em tronco e posteriormente em membros superiores e inferiores, além de linfonodos palpáveis com aumento discreto em cadeia cervical posterior, hiperemia conjuntival, hiperemia e fissuras dos lábios e língua e edema de mãos e pés. Ausculta cardíaca e pulmonar normais. Trata-se do quadro clínico clássico da doença de Kawasaki, ou poliarterite nodosa infantil, que se caracteriza por uma inflamação vascular generalizada associada a febre alta e remitente, e é famosa pelo risco de formação de aneurismas coronarianos.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
É indicado, nesse caso, o tratamento com altas doses de imunoglobulina intravenosa.Paciente de 50 anos de idade, previamente hipertenso, alcoólatra (50 g/dia de álcool), apresenta-se com PA de 190 mmHg x 100 mmHg, desvio de rima labial há duas horas, perda motora à direita e afasia. Ele apresenta fibrilação atrial de longa data, sem o uso de anticoagulante, mesmo com indicação.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Tomografia de crânio normal exclui acidente vascular cerebral.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...