Lista completa de Questões sobre Oncologia (Cancerologia Clínica) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Homem de 72 anos de idade procura seu médico por estar se sentindo fraco e mais lento que o normal. Além disso, referia na consulta que apresentava dor nas costas com piora importante nos últimos meses, principalmente à noite. O médico então solicitou exames que evidenciaram hemoglobina de 8,4 g/dL (12-16), cálcio = 12 mg/dL (8,5-10,5), albumina = 3,7 g/dL (> 3,5), creatinina de 2,3 mg/dL (0,6 1,3), fosfatase alcalina normal. Diante desses resultados, o médico solicitou um raios X de coluna e de crânio. Foram observadas lesões osteolíticas e realizado biópsia mais aspirado de medula óssea, encontrando-se 15% de plasmócitos.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Febre e esplenomegalia são achados bem comuns no momento do diagnóstico da doença.Homem de 72 anos de idade procura seu médico por estar se sentindo fraco e mais lento que o normal. Além disso, referia na consulta que apresentava dor nas costas com piora importante nos últimos meses, principalmente à noite. O médico então solicitou exames que evidenciaram hemoglobina de 8,4 g/dL (12-16), cálcio = 12 mg/dL (8,5-10,5), albumina = 3,7 g/dL (> 3,5), creatinina de 2,3 mg/dL (0,6 1,3), fosfatase alcalina normal. Diante desses resultados, o médico solicitou um raios X de coluna e de crânio. Foram observadas lesões osteolíticas e realizado biópsia mais aspirado de medula óssea, encontrando-se 15% de plasmócitos.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Beta 2 microglobulina, atualmente, tem pouco valor prognóstico.Homem de 72 anos de idade procura seu médico por estar se sentindo fraco e mais lento que o normal. Além disso, referia na consulta que apresentava dor nas costas com piora importante nos últimos meses, principalmente à noite. O médico então solicitou exames que evidenciaram hemoglobina de 8,4 g/dL (12-16), cálcio = 12 mg/dL (8,5-10,5), albumina = 3,7 g/dL (> 3,5), creatinina de 2,3 mg/dL (0,6 1,3), fosfatase alcalina normal. Diante desses resultados, o médico solicitou um raios X de coluna e de crânio. Foram observadas lesões osteolíticas e realizado biópsia mais aspirado de medula óssea, encontrando-se 15% de plasmócitos.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Anemia, doença renal e hipercalcemia são encontrados com frequência no mieloma múltiplo.Homem de 72 anos de idade procura seu médico por estar se sentindo fraco e mais lento que o normal. Além disso, referia na consulta que apresentava dor nas costas com piora importante nos últimos meses, principalmente à noite. O médico então solicitou exames que evidenciaram hemoglobina de 8,4 g/dL (12-16), cálcio = 12 mg/dL (8,5-10,5), albumina = 3,7 g/dL (> 3,5), creatinina de 2,3 mg/dL (0,6 1,3), fosfatase alcalina normal. Diante desses resultados, o médico solicitou um raios X de coluna e de crânio. Foram observadas lesões osteolíticas e realizado biópsia mais aspirado de medula óssea, encontrando-se 15% de plasmócitos.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Provavelmente trata-se de mieloma múltiplo em atividade de doença, sendo a dor óssea um dos principais sintomas relacionados com atividade de doença.Paciente do sexo masculino, 30 anos de idade, está internado por cirurgia para correção de fratura de fêmur traumática, após cair de moto, por desequilíbrio. Apresenta episódio agudo de hipotensão de 70 mmHg x 40 mmHg, dispneia súbita, frequência cardíaca de 120 bpm, saturando 88%. É realizada uma angiotomografia (angio TC) de tórax que evidenciou tromboembolismo pulmonar (TEP) bilateral. Tem TC de crânio prévia que evidenciava um tumor primário de sistema nervoso central. Paciente não tinha hemoptise, febre, nem trombose venosa profunda prévia ou atual.
Considerando essa situação clínica, julgue os itens a seguir.
Dispneia súbita é o sintoma mais encontrado em pacientes com TEP.Paciente do sexo masculino, 30 anos de idade, está internado por cirurgia para correção de fratura de fêmur traumática, após cair de moto, por desequilíbrio. Apresenta episódio agudo de hipotensão de 70 mmHg x 40 mmHg, dispneia súbita, frequência cardíaca de 120 bpm, saturando 88%. É realizada uma angiotomografia (angio TC) de tórax que evidenciou tromboembolismo pulmonar (TEP) bilateral. Tem TC de crânio prévia que evidenciava um tumor primário de sistema nervoso central. Paciente não tinha hemoptise, febre, nem trombose venosa profunda prévia ou atual.
Considerando essa situação clínica, julgue os itens a seguir.
O achado mais frequente no eletrocardiograma de pacientes com TEP é o padrão S1Q3T3, que significa ondas S profundas em D1, ondas Q patológicas em D3 e inversão de ondas Ts em derivação D3.Paciente do sexo masculino, 30 anos de idade, está internado por cirurgia para correção de fratura de fêmur traumática, após cair de moto, por desequilíbrio. Apresenta episódio agudo de hipotensão de 70 mmHg x 40 mmHg, dispneia súbita, frequência cardíaca de 120 bpm, saturando 88%. É realizada uma angiotomografia (angio TC) de tórax que evidenciou tromboembolismo pulmonar (TEP) bilateral. Tem TC de crânio prévia que evidenciava um tumor primário de sistema nervoso central. Paciente não tinha hemoptise, febre, nem trombose venosa profunda prévia ou atual.
Considerando essa situação clínica, julgue os itens a seguir.
Angio TC de tórax negativa não exclui diagnóstico de TEP nesse contexto.Paciente do sexo masculino, 30 anos de idade, está internado por cirurgia para correção de fratura de fêmur traumática, após cair de moto, por desequilíbrio. Apresenta episódio agudo de hipotensão de 70 mmHg x 40 mmHg, dispneia súbita, frequência cardíaca de 120 bpm, saturando 88%. É realizada uma angiotomografia (angio TC) de tórax que evidenciou tromboembolismo pulmonar (TEP) bilateral. Tem TC de crânio prévia que evidenciava um tumor primário de sistema nervoso central. Paciente não tinha hemoptise, febre, nem trombose venosa profunda prévia ou atual.
Considerando essa situação clínica, julgue os itens a seguir.
Pela instabilidade hemodinâmica, deve-se utilizar alteplase como terapêutica.Paciente do sexo masculino, 30 anos de idade, está internado por cirurgia para correção de fratura de fêmur traumática, após cair de moto, por desequilíbrio. Apresenta episódio agudo de hipotensão de 70 mmHg x 40 mmHg, dispneia súbita, frequência cardíaca de 120 bpm, saturando 88%. É realizada uma angiotomografia (angio TC) de tórax que evidenciou tromboembolismo pulmonar (TEP) bilateral. Tem TC de crânio prévia que evidenciava um tumor primário de sistema nervoso central. Paciente não tinha hemoptise, febre, nem trombose venosa profunda prévia ou atual.
Considerando essa situação clínica, julgue os itens a seguir.
Pelo escore de Wells, esse paciente tem alta probabilidade de ter TEP.Paciente do sexo masculino, 35 anos de idade, solteiro, procurou o pronto-socorro com queixa de dor em aperto no epigástrio, que não melhorava com uso de remédios ou alimentação. Além disso, tinha diarreia não mucosanguinolenta com frequência de cinco vezes por dia, principalmente pela manhã e à noite. Hemograma normal. Foi submetido posteriormente a uma endoscopia digestiva alta que demonstrou laringe, esôfago, estômago e piloro normais, mas presença, na segunda porção duodenal, de várias erosões com fibrina em seu centro e acentuado enantema, intercalado com mucosa íntegra. Perda da nitidez dos pregueamentos. Foi realizado biópsia para anatomopatológico que indicou duodenite crônica, moderada, com infiltrado linfoplasmocitário. Há áreas de exulceração. Foi então diagnosticado com doença de Crhon (DC).
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O padrão das lesões na colonoscopia é geralmente inflamação limitada com distribuição uniforme, circunferencial e contínua.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...