Lista completa de Questões sobre Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Condição caracterizada por uma seletividade marcante e emocionalmente determinada na fala, tal que a criança demonstra a sua competência de linguagem em algumas situações, mas falha em falar em outras.
A hipótese diagnóstica quando ocorre na infância é de
linguagem social.
mutismo social.
transtorno específico do desenvolvimento da fala e da linguagem.
linguagem seletiva.
mutismo eletivo.
Ao avaliar um paciente com dependência de opiáceos que cometeu um crime, o psiquiatra conclui que ele é inimputável por ser inteiramente incapaz de determinação. A função psíquica prejudicada neste caso é:
Juízo de realidade.
Consciência.
Inteligência.
Vontade.
O mecanismo psíquico do doente crônico implica na tríade _________________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
negativismo, regressão, agressão
negativismo, dependência, solidão
passividade, regressão, depressão
agressividade, regressão, negação
passividade, dependência, passividade
Condição de causa ainda desconhecida, relatada até então apenas em meninas, com desenvolvimento inicial aparentemente normal ou quase normal, seguido de perda total ou parcial das habilidades manuais adquiridas e da fala, junto com uma desaceleração do crescimento do crânio, usualmente entre 7-24 meses. Características particulares envolvem estereotipias de aperto de mão, hiperventilação e perda dos movimentos propositais da mão. O desenvolvimento social e lúdico é interrompido nos primeiros 2 ou 3 anos. Na maioria dos casos, crises convulsivas ocorrem antes da idade de 8 anos.
São características da
síndrome de Rett.
síndrome de Asperger.
síndrome de Heller.
síndrome de Kanner.
psicose desintegrativa.
Paciente de 17 anos, sexo masculino, vem apresentando pensamentos intrusivos com conteúdos agressivos e religiosos. Tais pensamentos lhe causam intensa ansiedade. Numa tentativa de neutralizá-los, desenvolveu alguns rituais compulsivos, como tocar com a outra mão tudo que toca antes e contar mentalmente. Sua família só percebeu os rituais com o agravamento dos tiques motores. Após 4 meses de tratamento com Sertralina 200 mg/dia, houve melhora dos sintomas, porém os tiques persistiram. A conduta farmacológica preconizada é associar:
Pimozida
Alprazolam.
Clomipramina.
Lítio.
NÃO está presente nos quadros de depressão
fadiga ou hiperatividade.
ideias de morte ou suicídio.
sentimentos de desesperança.
redução da capacidade de sentir prazer.
tristeza persistente, ansiedade ou sensação de vazio.
Tendência recorrente ou persistente a olhar pessoas envolvidas em comportamentos sexuais ou íntimos tais como despir-se. Isso usualmente leva à excitação sexual e masturbação e é realizado sem que a pessoa observada tenha conhecimento.
Essa descrição corresponde
ao fetichismo.
ao exibicionismo.
ao sadomasoquismo.
ao voyeurismo.
à orientação sexual egodistônica.
O lítio é o medicamento de primeira escolha para todas as fases do transtorno bipolar, episódios de mania aguda e depressivos agudos, além de apresentar eficácia profilática comprovada na fase de manutenção. Também é eficaz na redução do risco de suicídio, como potencializador da ação de antidepressivos, e de mortalidade por todas as causas em pacientes com transtorno do humor. Com relação ao lítio, é INCORRETO afirmar que:
Efeitos colaterais mais graves (sonolência, diarréia intensa, vômitos, tremores grosseiros, tontura, disartria) são sinais de uma possível intoxicação.
Não possui propriedades de ligação com proteínas plasmáticas e nem metabólitos, sendo excretado quase que totalmente pelos rins, embora pequenas quantidades sejam expelidas pelas fezes e pelo suor.
O uso concomitante de dieta hipossódica, anti-inflamatórios, diuréticos, inibidores de ECA pode diminuir os níveis sanguíneos de lítio.
A entrada e saída do lítio no SNC são lentas, talvez esse seja o motivo pelo qual algumas superdoses agudas sejam relativamente bem toleradas, e as intoxicações crônicas persistam mesmo após a diminuição substancial dos níveis séricos.
A presença de pensamentos desconexos ou muito rápidos, é frequentemente observada, nos quadros de
mania.
depressão.
doença de Parkinson.
doença de Alzheimer.
síndrome de Asperger.
Em relação aos transtornos de personalidade (TP), está correto afirmar:
A prevalência do TP paranoide é de 5% da população geral.
TP paranoide é mais frequente em homens.
TP anancástico inclui indivíduos com indiferença a sentimentos alheios.
TP incluem, por definição, impulsividade e instabilidade emocional.
TP borderline, inclui indivíduos que apresentam uma frieza emocional e uma afetividade distanciada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...