Lista completa de Questões sobre Sanitária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na avaliação de qualidade de um sistema de informação de mortalidade, um parâmetro comumente utilizado é o percentual de óbitos por
causas externas.
doenças endócrinas nutricionais e metabólicas.
causas mal-definidas.
As deliberações da 12ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em dezembro de 2003, relativas à Atenção Básica e à Saúde da Família, indicam a necessidade de criar e assegurar incentivos técnicos e financeiros pelas três esferas do Governo, para a implantação na atenção básica de:
I. equipes multiprofissionais de atenção domiciliar.
II. garantia de acesso à internação hospitalar e internação domiciliar.
III. equipes multiprofissionais de apoio às equipes de Saúde da Família, de acordo com as necessidades locais (ex. nutricionista, psicólogo e assistente social, entre outros), organizadas em unidades de referência.
IV. programa de combate à violência intrafamiliar através da notificação dos casos identificados em mulheres, crianças, adolescentes e idosos.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e III são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Os Momentos do Planejamento Estratégico Situacional (PES), tal qual formulado por Carlos Matus, são respecti-vamente
momento diagnóstico, momento descritor, momento estratégico e momento operacional
momento explicativo, momento descritivo, momento estratégico e momento normativo.
momento descritivo, momento normativo, momento situacional, momento estratégico
momento explicativo, momento normativo, momento estratégico e momento tático-operacional
momento diagnóstico, momento estratégico, momento situacional e momento avaliativo.
Considerando os determinantes explicativos do processo saúde-doença, assinale a alternativa correta.
A história natural da doença considera que na tríade ecológica agente-hospedeiro e meio-ambiente, somente com a presença do agente etiológico como bactérias ou vírus, pode ser explicado o surgimento das enfermidades.
A articulação entre os determinantes sociais e biológicos se constitui na principal explicação do processo saúde-doença pela epidemiologia moderna, enfatizada por diversos autores, particularmente, latino-americanos, nas últimas décadas
No modelo Leavell & Clark, a história natural da doença enfatiza a determinação social e identifica as diferentes classes sociais como explicativos para o surgimento das epidemias e endemias nos países subdesenvolvidos.
Os determinantes explicativos desse processo se devem, prioritariamente, às variações ecológicas e climáticas, como secas nos países tropicais e geadas nos países centrais.
A epidemiologia moderna se baseia na teoria monocausal, para explicar o processo saúde-doença e o surgimento das epidemias e endemias nos países tropicais e subtropicais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...