Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O diabetes melito é uma doença de alta prevalência e causa de alta morbidade. Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes.
Um controle rigoroso da hipertensão arterial retarda o aparecimento da retinopatia diabética em pacientes com diabetes tipo I e tipo II.
Um senhor de 58 anos de idade deu entrada em um pronto-socorro com queixa de febre e dor abdominal há quatro dias. Familiares notaram, há dois dias, aumento do volume abdominal associado a dor difusa, diminuição do volume urinário e comportamento inadequado. O paciente refere sonolência excessiva desde o dia anterior, e que é portador de cirrose hepática de etiologia alcoólica. Ao exame físico, apresentou-se torporoso, descorado, taquipneico, febril, ictérico, acianótico e com ginecomastia. O abdome estava globoso, distendido, doloroso à palpação superficial; sem sinais de irritação peritoneal, sinal de piparote positivo, presença de macicez móvel, fígado e baço não palpados e não percutíveis. Com relação aos membros, constataram-se hipotrofia muscular e ausência de pilificação. Os exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: creatinina = 1,9 mg/dL, ureia = 74 mg/dL, potássio sérico = 5,9 mEq/L e sódio sérico = 122 mEq/L.
Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue os itens que se seguem.
O manejo do caso em apreço envolve três aspectos: suporte clínico, correção do fator precipitante e redução da produção e absorção de amônia.
Considere que um nódulo em topografia de parótida com hipótese diagnóstica de adenoma pleomórfico tenha sido puncionado e que as lâminas tenham sido coradas pelo método de Papanicolaou. No que se refere a essa situação hipotética e aos métodos de preparo de amostras, julgue os itens a seguir.
Os nódulos da neoplasia em questão são geralmente difíceis de puncionar, sendo os esfregaços frequentemente insatisfatórios e pobres em células.
A insuficiência pulmonar é um importante fator de risco e deve ser bem avaliada no pré-operatório dos pacientes com câncer de pulmão, inclusive com projeção para a função com a perda do parênquima resultante do procedimento. Julgue os próximos itens com relação à avaliação dessa condição.
Um volume de ar expirado em um segundo projetado para o pós-operatório menor que 0,5 L contraindica o procedimento.
Acerca de tumores de pele, julgue os itens que se seguem.
Para pacientes com melanoma in situ ou Breslow menor que 1 mm, margens cirúrgicas de 2 cm estão sempre indicadas.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito do ligamento de Gruber, julgue os itens a seguir.
Tem relação com o tendão interdigástrico.
Considera-se a reabilitação cardíaca como o processo de desenvolvimento e manutenção de nível desejável de atividade física, social e psicológica, que se segue à identificação de uma doença cardiovascular. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 68 a 73.
O condicionamento físico se dá após 3 a 6 meses de reabilitação e resulta no aumento do consumo máximo de oxigênio (VO 2 máx), na redução da frequência cardíaca concomitante a aumento do volume sistólico, no aumento de fibras de encurtamento lento (vermelhas),
Considerando a função do TE na avaliação pós-revascularização miocárdica, julgue os itens de 81 a 85.
Pacientes no primeiro mês após revascularização completa das artérias epicárdicas, mesmo sem reestenose, podem permanecer com TE positivo, possivelmente por doença microvascular. Isso é mais observado em pacientes diabéticos ou hipertensos com hipertrofia ventricular esquerda.
Com relação à anestesia inalatória, julgue os itens a seguir.
Na fase farmacocinética de captação, a fração alveolar é diretamente proporcional à pressão parcial do anestésico inalatório no sistema nervoso central.
Medicina - Cirurgia Oncoginecológica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com referência a distúrbios pré-malignos e malignos dos ovários, julgue os itens subsequentes.
O tratamento primário do câncer epitelial de ovário em estágio 1 (segundo a FIGO) é cirúrgico, e as pacientes devem ser submetidas a histerectomia abdominal total, salpingo-ooforectomia bilateral e estadiamento cirúrgico. Naquelas em estágio 1a, de grau 1 a 2, e que desejem manter a fertilidade, todavia, o útero e o ovário contralateral podem ser preservados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...