Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à pneumologia clínica, julgue os itens a seguir.
Na presença de derrame pleural sem causa clínica aparente, a toracocentese diagnóstica está sempre indicada.
Em relação às afecções cirúrgicas do trato digestivo superior da criança, julgue os itens que se seguem.
As atresias esofágicas bem como as fístulas traqueoesofágicas sem atresia correspondem a um complexo patológico determinado por herança genética autossômica de penetrância incompleta.
Um escolar de 8 anos de idade queixa-se de mal-estar geral. A mãe refere que a criança vem evoluindo com anorexia e observou alterações sugestivas de colúria e hipocolia fecal. Seu exame físico apresenta icterícia e hepatomegalia dolorosa à palpação. Foram solicitadas dosagens de transaminases e sorologias para hepatites virais.
Com relação a esse quadro clínico e às hepatites virais, julgue os itens subsequentes.
As aminotransferases (ALT/TGP e AST/TGO) são marcadores sensíveis de lesão do parênquima hepático, porém não são específicas para os sorotipos de hepatites.
Uma gestante com 39 semanas de gestação foi submetida à cesariana eletiva por diagnóstico intrauterino de hérnia diafragmática no feto. O neonato não respirou ao nascer, e a frequência cardíaca era de 50 bpm. Foi reanimado efetivamente segundo as normas vigentes por 30 segundos, permanecendo com frequência cardíaca de 50 bpm e com respiração irregular. Após esse tempo, o médico reavaliou o caso e decidiu por novas medidas. Na etapa de assistência tardia, já na unidade de tratamento intensivo neonatal e sob respiração assistida, com 1 hora de vida, a criança apresentou hipertonia com hiperextensão de extremidades, bradicardia, hipotensão, má perfusão periférica, e a pressão venosa central era de 20 cm de água. Um hemograma completo realizado de emergência mostrou hematócrito de 20%. Acerca desse caso clínico, julgue os itens de 58 a 63.
Após os 30 segundos iniciais de reanimação, o médico deveria ter continuado ventilando o paciente e ter iniciado compressão torácica externa por mais 1 minuto, reavaliando o caso ao final do procedimento.
A respeito de imunologia, julgue os itens seguintes.
Os linfócitos B, que se ligam aos antígenos proteicos por meio de receptores específicos, realizam a endocitose desses antígenos, processam-nos em vesículas endossômicas e exibem peptídeos associados do MHC de classe II para sua identificação pelas células T auxiliares CD4+.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito do diagnóstico e do tratamento do câncer pediátrico, julgue os itens seguintes.
Amplificação do proto-oncogene MYCN nos neuroblastomas desfavorece a apoptose tumoral induzida por quimioterapia e radiação ionizante.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da claudicação intermitente, julgue os itens seguintes.
A arteriografia dos membros inferiores é o exame complementar inicial na pesquisa de obstrução da aorta distal.
Julgue os itens subsequentes, acerca de patologias, diagnóstico e tratamento das doenças da visão.
Em um paciente diabético, o tempo de doença é fator de risco mais importante no desenvolvimento da retinopatia diabética que o controle da glicemia.
Considerando o tema oncologia ginecológica, julgue os itens a seguir.
São alterações epiteliais no exame colposcópico: epitélio acetobranco tênue, orifícios vasculares espessados, área iodo negativa, mosaico irregular e pontilhado grosseiro.
Acerca da insuficiência renal aguda (IRA), julgue os itens a seguir.
A excreção fracional de sódio na IRA intrínseca é menor que 1.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...