Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em uma empresa de manutenção e reparação de veículos automotores, com 125 empregados, um trabalhador sadio, com 35 anos de idade, é responsável pela leitura de documentos e produção de relatórios. Ele exerce suas atividades em uma sala de projetos isolada da oficina, sendo que a velocidade e a precisão de suas tarefas podem ser classificadas como importantes e seu posto de trabalho apresenta refletância de fundo da tarefa superior a 90%.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
Considerando que essa empresa contrate outra para executar as atividades de limpeza em seu estabelecimento, é obrigatório constituir SESMT comum, sob gestão própria, para estender a assistência aos empregados da contratada.
Em referência às patologias do trabalho, julgue os itens subsequentes.
A perda auditiva induzida por ruído (PAIR) é sempre neurossensorial, irreversível, geralmente bilateral e com padrões similares.
Julgue os itens que se seguem, que tratam de legislação previdenciária.
Para ter direito a benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência). Esse prazo não é exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho) ou de doença profissional ou do trabalho.
A manutenção de um equilíbrio hidroeletrolítico adequado faz parte dos cuidados básicos de atenção a qualquer paciente, independentemente de sua doença de base. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.
As crises convulsivas que ocorrem quando a hipernatremia crônica (superior a 24 horas) são corrigidas rapidamente são causadas pela falta de osmóis idiogênicos intracelulares nas células cerebrais.
Considerando o diagnóstico de trombocitopenias na infância, julgue os itens a seguir.
A síndrome hemolítico-urêmica geralmente acomete lactentes e parece ser desencadeada por lesão endotelial tóxica produzida pela E. coli O157:H7.
Com relação às patologias que acometem a glândula tireoide, julgue os itens a seguir.
A mutação BRAF é mutuamente exclusiva em relação às demais alterações genéticas presentes no câncer de tireoide, não ocorrendo em casos onde foram identificados rearranjos RET/PTC ou RAS.
Acerca das dermatoses bolhosas e ulceradas, julgue os itens subsequentes.
Pacientes com úlceras crônicas em áreas anestésicas precisam ser investigados para elucidação da causa. Devem-se considerar principalmente as hipóteses de hanseníase, tabes, siringomielia, neuropatias periféricas, como as causadas por diabetes melito ou etilismo crônico, ausência congênita de dor e síndrome de Thévénard.
O pneumotórax hipertensivo representa uma grave emergência médica, que necessita de diagnóstico e tomada de decisão rápidos. Acerca dessa afecção, julgue os itens subsequentes.
O tratamento de primeira escolha em pacientes com pneumotórax hipertensivo, que estejam conscientes e não submetidos à ventilação mecânica, é a descompressão torácica por meio de punção com agulha de grosso calibre (na linha axilar média, no quinto espaço intercostal), que deve ser realizada após a confirmação radiológica desse diagnóstico.

A respeito do caso clínico e do eletrocardiograma acima apresentados, julgue os itens subsequentes.
O principal diagnóstico nesse caso é infarto do miocárdio localizado na parede anterosseptal.
Uma mulher de 31 anos de idade com diagnóstico, feito há um mês, de hipertensão arterial sistêmica (HAS) e em tratamento com dieta hipossódica comparece para consulta no ambulatório de risco cardiovascular. Traz consigo resultados de exames laboratoriais: hemoglobina 14 g/dL, hematócrito 42,7%, sódio 140 mEq/L, potássio 2,8 mEq/L, creatinina 0,8 mg/dL, glicemia 91 mg/dL, colesterol total 180 mg/dL, triglicérides 137 mg/dL. Ao exame físico apresenta boas condições, pressão arterial 155 mmHg × 110 mmHg e 152 mmHg × 106 mmHg em duas aferições diferentes, auscultação cardiopulmonar normal, abdome sem massas, exame neurológico normal e extremidades sem edema.
Com base nesse caso clínico, julgue os próximos itens.
Considerando as medições da pressão arterial feitas no consultório, a HAS da paciente estaria classificada como moderada, ou seja, de grau 2, segundo as guias da European Society of Cardiology.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...