Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens, relativos aos antígenos eritrocitários, leucocitários e plaquetários.

Indivíduos do grupo sanguíneo O têm níveis de fator VIII circulante e do antígeno do fator de von Willebrand (FVW:Ag) mais baixos que os indivíduos dos outros grupos (A, B e AB).

  • C. Certo
  • E. Errado

Medicamentos que têm como função básica o alívio da dor são chamados de analgésicos. Em relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Náuseas, vômitos e depressão respiratória são exemplos de efeitos colaterais associados ao uso de morfina.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gastrite, julgue os itens seguintes.

A gastrite autoimune é definida como gastrite crônica de mucosa de corpo e antro gástricos, caracterizada pela atrofia glandular e acloridria.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, referentes a validade e inferência estatística em estudos epidemiológicos.

O viés de Berkson é um tipo de viés de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das diversas dermatoses, julgue os itens seguintes.

A presença de mais de seis manchas café-au-lait e acima de 1,5 cm de diâmetro é indicadora de neurofibromatose.

  • C. Certo
  • E. Errado

Supondo que uma paciente de 68 anos de idade, com diagnóstico de adenocarcinoma de sigmoide, será submetida a tratamento cirúrgico, julgue os próximos itens.

Durante uma das opções cirúrgicas para a situação descrita, a artéria retal superior, que é ramo da artéria ilíaca interna, pode ser abordada.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da dependência química, julgue os seguintes itens.

O aumento do uso de antidepressivos, nos últimos anos, deve-se ao fato de os novos medicamentos, como fluoxetina, paroxetina e sertralina, não causarem dependência química, como os antigos tricíclicos e os inibidores da monoamina oxidase.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando um paciente de 20 anos de idade com queimadura por água quente das faces anteriores do tórax, abdome e perna direita, sem comprometer órgãos genitais, julgue os próximos itens.

Caso essa queimadura comprometa epiderme e parte da derme, ela é considerada de 2.º grau.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma paciente de 56 anos de idade, grande fumante 30 maços/ano, estava em avaliação pré-operatória para exerese de lesão de 3,5 cm espiculada em segmento anterior de lobo superior do pulmão direito. A tomografia de tórax mostrou linfonodos paratraqueais à direita, com diâmetro de 0,5 cm. Região subcarinal sem alterações. Espirometria mostrou VEF1 de 1,8 litros.

A respeito desse quadro clínico, julgue os itens seguintes.

Há indicação de PET SCAN pré-operatório.

  • C. Certo
  • E. Errado

A segurança e a efetividade oferecidas pelos sistemas de estimulação artificial fizeram que tais procedimentos se tornassem indispensáveis em cenários de pronto-socorro e unidades coronarianas. Acerca dos sistemas de marca-passos (MP) provisórios e da estimulação cardíaca temporária, julgue os itens que se seguem.

Quando se observa a estimulação simultânea do diafragma durante a estimulação cardíaca artificial com MP provisório unicameral (em modo VVI), devem-se considerar basicamente três possibilidades: que a corrente de saída esteja muito elevada, que o cabo-eletrodo esteja em posição inapropriada ou que teria havido perfuração miocárdica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...