Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um doador de 45 anos de idade passou a apresentar, de forma súbita, nos momentos finais do procedimento de doação sanguínea, intensa dor retroesternal em aperto com irradiação para o ombro e o membro superior esquerdos e para a face lateral esquerda do pescoço, associada a náuseas e a um episódio de vômito e sudorese fria profusa. A triagem clínica prévia evidenciou que o doador era assintomático, sedentário, tinha hábito tabágico e sobrepeso. Antes do procedimento de doação, sua pressão arterial era de 135 mmHg × 85 mmHg e a frequência cardíaca de 85 bpm. O procedimento de doação foi imediatamente suspenso e o exame clínico realizado nesse momento mostrou: paciente muito ansioso, com fáscies de dor, sudorético, pressão arterial = 145 mmHg × 95 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm, ritmo cardíaco regular e taquicárdico em 3 tempos, às custas de quarta bulha, sem sopros, pulsos periféricos palpáveis e simétricos. Pulmões limpos, sem ruídos adventícios. Abdome livre com ruídos hidroaéreos presentes. Como a dor torácica persistiu por 20 minutos apesar da suspensão do procedimento de doação, do repouso e do uso de um comprimido sublingual de nitrato, o doador foi encaminhado à sala de emergência, onde foi realizado eletrocardiograma que mostrou: taquicardia sinusal, presença de onda Q profunda e alargada, supradesnivelamento do segmento ST com concavidade para baixo (de 4 mm) e ondas T opostas à maior deflexão do QRS nas derivações D2, D3 e aVF. Foi colhido material para exames laboratoriais para avaliação.
Considerando essas informações, julgue os itens de 96 a 103.
A principal hipótese diagnóstica é infarto do miocárdio.
Acerca das mamoplastias de aumento, julgue os itens que se seguem.
Sinal de linguine na ressonância magnética é indicativo de ruptura da prótese mamária.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação aos tumores malignos da cavidade nasal, julgue os itens que se seguem.
aciente com melanoma, diagnosticado e tratado cirurgicamente, não necessita de acompanhamento médico constante, devido à baixa taxa de recorrência dessa doença.
Uma paciente de 48 anos de idade procurou auxílio médico no setor de pronto-socorro de um hospital com relato de que, após a ingestão de uma feijoada, passou a apresentar dor inicialmente como cólica e que evoluiu para dor contínua, localizada no hipocôndrio direito, com irradiação para o dorso e para a região escapular direita. Informou também ter apresentado náuseas e dois episódios de vômitos. Relatou ter 5 filhos (parto normal), negou outras doenças prévias. O exame físico mostrou paciente ansiosa, obesa (índice de massa corporal = 35 kg/m2), mucosas anictéricas, afebril, acianótica, pressão arterial de 125 mmHg × 80 mmHg, frequência cardíaca de 95 bpm. Exames respiratório e cardiovascular sem anormalidades. Exame do abdome mostrou hiperestesia cutânea no nível do 8.º e do 9.º espaço intercostal direito, com dor à palpação do local, presença do sinal de Murphy, sinais de irritação peritoneal ausentes, ruídos hidroaéreos presentes e normais. Os exames complementares iniciais mostraram: leucocitose moderada (14.000 células por :L) com desvio à esquerda, normobilirrubinemia, níveis normais de amilase sérica, de desidrogenase lática, de fosfatase alcalina e de transaminases (TGO e TGP), glicemia de 110 mg/dL. Foram solicitados exames de imagem para investigação diagnóstica.
A partir da situação clínica acima apresentada, julgue os itens que se seguem.
A palpação de uma massa volumosa, lisa e globosa na topografia do hipocôndrio direito caracteriza o sinal de Murphy.Considerando que o processo de lesão celular envolve mecanismos fisiopatogenéticos distintos, com características morfológicas e moleculares próprias, relacionadas aos mecanismos de agressão e defesa celular, e que tal processo pode provocar o surgimento de doenças diversas, julgue os itens a seguir.
As toxinas com atividade de fosfolipase podem lesar a membrana celular, interferindo na bomba eletrolítica e provocando o acúmulo intracelular de água e eletrólitos, que é uma lesão reversível correspondendo à degeneração hidrópica.
Um paciente de 75 anos de idade e tabagista de 50 maços por ano informou apresentar tosse matinal desde os 50 anos de idade. Passados 10 anos, começou a sentir a associação de dispneia aos esforços moderados e gripes frequentes. Tais sintomas intensificaram-se em uma frequência de pelo menos 4 meses ao longo do ano. Resolveu buscar assistência médica a partir do momento em que notou grande dificuldade para barbear-se e tomar banho sozinho. O exame físico revelou redução global do murmúrio vesicular. A radiografia de tórax mostrou retificação da cúpula diafragmática. Com a realização da espirometria, identificou-se capacidade vital forçada (CVF) a 60% do previsto, com VEF1 a 30% do previsto e índice de Tiffenau com valor de 50%, sem resposta ao uso do broncodilatador.
Com referência ao quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.
De acordo com o conteúdo das informações, é provável que a dispneia do paciente seja do tipo expiratória.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 55 a 59.
Durante as duas últimas décadas, o uso de efluentes sanitários para irrigação de culturas aumentou significativamente no Brasil. Entre os diversos fatores que contribuíram para esse aumento, inclui-se o reconhecimento do valor intrínseco dessa prática pelos órgãos gestores de recursos hídricos.
Segundo a ANVISA, as boas práticas de laboratório constituem sistema de qualidade relativo ao processo organizacional e às condições sob as quais estudos não-clínicos são planejados, realizados, monitorados, registrados, arquivados e relatados. Esse sistema de qualidade pode ser aplicado a todos os laboratórios clínicos, que trabalham com espécimes biológicos. Com relação a condutas de boas práticas de laboratório, julgue os itens de 115 a 120.
As bolsas contendo sangue ou hemocomponentes, vencidas, contaminadas ou com produto residual acima de 50 mL e os kits de aférese devem ser descartados junto com o lixo hospitalar.
A constatação de proteinúria significativa é um dos indícios da presença de doença renal. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Em adultos, a causa mais comum de proteinúria de até 50 mg durante 24 horas é representada pelas glomerulonefrites.
Acerca da etiologia das DORTs e de noções de ergonomia, julgue os itens subsequentes. Assim como os fatores ergonômicos, os aspectos mentais, psicológicos e sociais contribuem para o aparecimento, a manutenção ou a perpetuação dos casos de DORT.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...