Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O exame ultrassonográfico de uma paciente com 32 semanas de gestação, com pré-eclâmpsia leve, revelou peso fetal abaixo do percentil 5; relação circunferência cefálica/circunferência abdominal = 1, 35 (1,001,20); placenta inserida no segmento uterino inferior. O perfil biofísico fetal totalizou 10.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O sítio de inserção placentária deve constar no laudo de todos os exames obstétricos e, nos casos suspeitos de placenta prévia, sua confirmação deve ocorrer após a segunda metade da gestação, por meio de ultrassonografia transabdominal.
Julgue os itens a seguir, com relação à colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE).
A CPRE é o procedimento de escolha na avaliação inicial do paciente ictérico que apresente suspeita de obstrução biliar.
Medicina - Cirurgia Oncoginecológica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, acerca do exame colposcópico.
O diagnóstico de neoplasia de colo uterino, em estágios mais avançados, é mais bem realizado pela inspeção do colo do que pela citologia, que muitas vezes é negativa.No exame macroscópico da necropsia de uma paciente com AIDS, foram observadas as seguintes alterações: cisto ovariano, nódulos avermelhados na pele sugestivos de sarcoma de Kaposi e sinais de infecção renal associada à litíase, provável causa da morte.
Com relação às alterações descritas acima, julgue os itens seguintes.
Os tumores serosos e o teratoma são neoplasias ovarianas que podem se apresentar como cistos na macroscopia.
A respeito da síndrome dolorosa difusa crônica, denominada fibromialgia, julgue os próximos itens.
A fibromialgia é um diagnóstico de exclusão.
A talassemia maior é uma hemoglobinopatia frequente na população brasileira, em decorrência de defeitos relacionados à síntese das cadeias globinas, cuja consequência é a redução do tempo de vida dos eritrócitos com o estabelecimento de uma anemia crônica. Transfusões profiláticas são recomendadas, porém as diferenças antigênicas entre doadores e pacientes leva à produção de anticorpos irregulares que, associados ao complemento, causam reações hemolíticas imediatas ou tardias, reduzindo as chances de obtenção de sangue compatível para as transfusões futuras. Em pacientes com talassemia maior politransfundidos, a porcentagem de anticorpos irregulares varia consideravelmente, e vários estudos demonstraram que os antígenos de maior imunogenicidade responsáveis por esta aloimunização pertencem aos sistemas Rh e Kell. Julgue os itens a seguir a respeito desses antígenos e das respostas de aloimunização.
Os antígenos do sistema Rh são amplamente expressos na vida fetal e diminuem a expressão na vida adulta, o que os relaciona com uma série de doenças, como a doença hemolítica do recém-nascido.
Um paciente de 48 anos de idade procurou o prontosocorro e relatou ao médico que há 9 horas, após episódio de estresse emocional, passou a apresentar, de forma súbita, dor retroesternal, em peso, de forte intensidade, irradiada para o dorso e associada a náuseas, um episódio de vômito e sudorese fria. Como antecedentes médicos relevantes, informou ter diagnóstico de hipertensão arterial há cinco anos, em uso irregular de hidroclorotiazida, negou diabetes melito e etilismo, tem vida sedentária e hábito tabágico há 22 anos. O exame médico evidenciou: paciente ansioso, com fáscies de dor aguda, consciente, orientado, afebril, frequência cardíaca de 88 bpm, pressão arterial de 138 mmHg × 85 mmHg. Pré-córdio calmo, ictus cordis não visível e não palpável, ritmo cardíaco regular em três tempos, às custas de quarta bulha, bulhas normofonéticas, sem sopros ou atritos, pulsos arteriais palpáveis e simétricos, ausência de turgência jugular a 45º. Pulmões com murmúrio vesicular fisiológico, bem distribuído, sem ruídos adventícios. Abdome e extremidades sem alterações. Na sala de emergência, foi realizado o eletrocardiograma convencional (calibração de 1 cm = 1 mV, velocidade do papel = 25 mm/s), cujo traçado é mostrado a seguir.
Foi colhida amostra de sangue venoso para exames laboratoriais, que mostraram: hemograma normal, valores normais de glicose, sódio sérico e valores no limite superior da normalidade para creatina fosfoquinase-fração MB (CKMB), troponina I e mioglobinas séricas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens de 58 a 64.
Considerando o principal diagnóstico possível a partir dessa situação clínica, como o paciente apresentou sudorese fria, quarta bulha cardíaca e as alterações eletrocardiográficas nas derivações do plano horizontal, é correto afirmar que ele está na classe II, conforme a classificação de Killip.
No que se refere ao tratamento medicamentoso das epilepsias, julgue os itens seguintes.
A determinação do nível sérico da carbamazepina pode ser útil em algumas circunstâncias, como para verificar adesão ao tratamento, nas crises refratárias, em suspeita de interação medicamentosa ou de toxidade, principalmente nos casos de politerapia, em pacientes deficientes físicos ou mentais com dificuldade de expressar uma provável toxidade, e nas fases de variabilidade intraindividual, como aumento de idade, fase maturacional e intercorrência clínica.
Julgue os itens a seguir, que tratam da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador (PNSST).
Eliminar as políticas de monetarização dos riscos, adequar os critérios de financiamento e concessão da aposentadoria especial e estabelecer política tributária que privilegie as empresas com menores índices de doenças e acidentes de trabalho, são algumas das estratégias da PNSST para assegurar a precedência das ações de prevenção sobre as de reparação.
O estado anêmico é definido laboratorialmente pela redução dos valores de hemoglobina e de hematócrito, ocasionando redução na capacidade de transporte de oxigênio. A respeito desse grupo de patologias, julgue os itens a seguir.
A betatalassemia é caracterizada laboratorialmente pela presença de microcitose e de níveis elevados de hemoglobina A2.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...