Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um rapaz de 30 anos de idade apresenta lesão de pele na região dorsal, medindo 1,5 mm de diâmetro, com história de crescimento rápido e prurido. No exame clínico, a lesão apresenta-se elevada, com bordas irregulares e coloração variada, tendo ao seu redor um halo claro
O prurido não é freqüente nos melanomas, mas está presente nos nevos melanocíticos.Um homem com 65 anos de idade queixa-se de que, há 2 meses, vem eliminando sangue vermelho vivo, em pequena quantidade, durante as evacuações. Não apresenta outras sintomatologias, nega história de neoplasias na família e não faz uso regular de medicações. No exame proctológico, constatou-se a presença de hemorróidas de grau III associadas a pequeno prolapso mucoso.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Uma colonoscopia está indicada para avaliação desse paciente.
Texto para os itens de 56 a 61
Uma paciente de 37 anos de idade buscou atendimento de emergência, relatando o aparecimento de manchas avermelhadas na pele do tórax e abdome, associadas a prurido intenso, cerca de 30 minutos após a ingestão de aspirina. No exame físico, apresentou lesões cutâneas eritematoedematosas, circunscritas ao tórax e abdome, agrupadas, numulares, de tamanho variado e associadas a prurido intenso. Sem edema de partes moles e de mucosas.
Com referência ao quadro clínico descrito no texto, julgue os itens que se seguem.
Urticária aguda associada a angioedema são as principais hipóteses diagnósticas nesse caso clínico.
Diversas patologias sistêmicas apresentam repercussões oculares. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A fundoscopia nos pacientes com hipertensão arterial sistêmica fornece informações sobre como está a evolução dos danos às artérias.
Com base no quadro clínico acima apresentado, julgue os itens de 74 a 85.
O hemograma do referido paciente evidencia anemia e leucocitose com desvio à esquerda, indicando, obrigatoriamente, a existência de um processo infeccioso subjacente.
A epilepsia acomete aproximadamente 2% da população mundial, sendo que a maior parte desses pacientes não tem acesso a serviços de saúde nem a atendimento neurológico especializado. Em função disso, a OMS lançou o programa Saindo das Sombras, para treinamento de médicos generalistas na condução dos casos de menor complexidade em centros primários de saúde e encaminhar os casos de epilepsia de difícil controle para centros e referência. Com referência a esse tema, julgue os itens a seguir.
A maior causa de epilepsia após os 40 anos de idade é doença cerebrovascular.
Um paciente de 48 anos de idade, cerca de 3 horas após ter sido submetido a uma colecistectomia videolaparoscópica sob anestesia geral (com uso de agente inalatório e succinilcolina), passou a apresentar quadro de hiperatividade simpática, rigidez muscular e elevação excessiva da temperatura corporal, associado a hipercapnia, hipoxemia, acidose metabólica e respiratória, arritmias ventriculares e rabdomiólise.
Com base nessa situação hipotética, julgue os próximos itens.
A condição clínica apresentada decorre diretamente da técnica cirúrgica empregada e não guarda nenhuma relação com os agentes anestésicos utilizados.
Em relação a acromegalia, julgue os itens seguintes.
São considerados critérios de cura da doença: remissão dos sintomas, nadir de GH plasmático inferior ou igual a 1 ng/mL, após supressão com glicose, e concentração sérica basal de IGF-I normal para a idade e o sexo.
Com relação às emergências oftalmológicas, julgue os itens subseqüentes.
Em uma paciente com miocardiopatia dilatada idiopática compensada que apresenta intensa redução da acuidade visual do olho direito há 2 dias, sem dor ocular, e em que, no exame de fundo de olho, observam-se: olho esquerdo sem alterações, olho direito apresenta retina com edema e palidez, contrastando com a coloração da mácula (mácula vermelho laranja), com vasos retinianos contraídos, deve-se considerar a oclusão da veia central da retina como o principal diagnóstico.
Um homem de 45 anos de idade procurou atendimento de emergência em decorrência de volumosa enterorragia. Na avaliação clínica, mostrou-se pálido e observou-se que a pressão arterial e a freqüência cardíaca na posição de decúbito supino eram de 110 mmHg × 60 mmHg e 95 bpm e, ao sentar-se, essas variáveis passaram a ser 98 mmHg × 50 mmHg e 110 bpm. A investigação diagnóstica mostrou tratar-se de hemorragia digestiva baixa por doença diverticular dos cólons. Com base nos diagnósticos e nas informações clínicas apresentadas, julgue os itens a seguir.
A doença diverticular de cólons é uma causa rara de hemorragia digestiva baixa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...