Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em se tratando de controle de infecções hospitalares, o fenômeno da multirresistência dos microrganismos aos antimicrobianos é conhecido há mais de 40 anos. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Têm sido relatadas elevadas taxas de resistência dos bacilos gram-negativos fermentadores de glicose (família Enterobacteriaceae) em vários hospitais. O principal exemplo dessa família é o Enterococcus spp., cuja resistência está associada à produção de betalactamases.A epilepsia acomete aproximadamente 2% da população mundial, sendo que a maior parte desses pacientes não tem acesso a serviços de saúde nem a atendimento neurológico especializado. Em função disso, a OMS lançou o programa Saindo das Sombras, para treinamento de médicos generalistas na condução dos casos de menor complexidade em centros primários de saúde e encaminhar os casos de epilepsia de difícil controle para centros e referência. Com referência a esse tema, julgue os itens a seguir.
A politerapia é o tratamento inicial de escolha da epilepsia.
Com relação ao sistema imunológico, julgue os itens que se seguem.
Nos mamíferos, os anticorpos (ou imunoglobulinas) são divididos em classes: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM.
Uma paciente com 21 anos de idade percebeu, há 2 semanas, de modo abrupto, polidipsia e poliúria. A diurese de 24 horas produziu 9 L. Acerca desse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
Existe indicação para realização de teste de restrição hídrica e, se houver resposta à administração de DDAVP via nasal, o pico de osmolalidade urinária ocorrerá após 2 a 3 horas.
Com relação a tumores epiteliais benignos e malignos, julgue os itens em seguida.
A síndrome de Gorlin-Goltz caracteriza-se pelo aparecimento, já na infância, de tumores que diminuem consideravelmente em número e tamanho com a idade.
Estima-se que a prevalência de reações cutâneas graves adversas a droga esteja na ordem de 1/1.000 em pacientes hospitalizados; a anafilaxia, a síndrome de Stevens-Johnson (SSJ) e a necrólise epidérmica tóxica (NET) - doença de Lyell - representam expressões clínicas graves dessas reações. Acerca desse tópico, julgue os itens seguintes.
No caso de um paciente que, após receber 2 doses de sulfametoxazol-trimetropim para tratamento de infecção urinária, passe a apresentar lesões polimórficas, com dupla tonalidade, em concomitância ou não com lesões purpúricas e com bolhas, acometendo a face, o pescoço, as orelhas e as mucosas oral e genital, deve-se suspeitar de síndrome de Stevens-Johnson.
O choque anafilático é uma das expressões das reações conhecidas como anafilaxia sistêmica. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.
Esse tipo de choque pode ser classificado como obstrutivo, pois em sua fisiopatologia há intensa vasoconstrição periférica, obstruindo o fluxo sanguíneo.
Julgue os próximos itens, relativos a isquemia aguda de membros e isquemia crônica.
Em quadros clínicos como o de um paciente que, submetido a ponte femorotibial posterior com veia safena in situ, desenvolva, nove meses depois, estenose do segmento mobilizado distal, não apresentada no controle intraoperatório, a causa mais freqüente da estenose é a presença de aterosclerose agressiva.
Após a estabilização do paciente queimado com uma adequada hidratação, suporte nutricional e controle da dor, procede-se ao tratamento cirúrgico das áreas afetadas. Nesse sentido, julgue os próximos itens, acerca de enxertos. O número de vezes que o enxerto de pele pode ser retirado da área doadora reepitelizada depende da espessura da derme
Julgue os itens seguintes, acerca de afecções anorretais.
Os abscessos anorretais, em geral, não requerem tratamento cirúrgico, pois regridem espontaneamente com o uso de antibióticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...