Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O cartão da criança adotado atualmente no Brasil é um documento importante para os pais acompanharem o crescimento e desenvolvimento de seus filhos e para auxiliá-los nos cuidados com a criança. Com referência a esse cartão, julgue os itens que se seguem.

O atual gráfico peso/idade (padrão de referência NCHS) baseia-se em linhas que expressam o peso médio esperado da criança e duas vezes o desvio-padrão acima e abaixo do peso médio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente queixa-se de agitação, insônia, tremores, palpitação e dor ocular. Considerando essa situação, julgue os itens que se seguem.

Quadros de arritmia cardíaca induzidos por tireotoxicose respondem satisfatoriamente à administração de amiodarona na dose de 300 mg 12/12 h, EV.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes às anemias hemolíticas.

A lesão da microvasculatura placentária pelas hemácias falcizadas pode ser uma das causas de maior incidência de aborto e de retardo de crescimento intra-uterino nas grávidas com anemia falciforme.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, considerando os quadros clínicos de doenças que podem causar úlceras.

Considere a seguinte situação.

Um paciente, lavrador, com 30 anos de idade, informou ter-se iniciado há 1 mês, na sua perna direita, lesão eritematopapulosa que evoluiu para úlcera com crescimento progressivo e não dolorosa. Ao exame dermatológico, observou-se úlcera regular com aproximadamente 2,5 cm de diâmetro, bordas elevadas e fundo granuloso, sem secreções. Os linfonodos da região inguinocrural direita estavam aumentados de volume e com consistência elástica.

Nessa situação, analisando a história clínica e o exame dermatológico, a primeira hipótese diagnóstica é de leishmaniose tegumentar americana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Doenças diarréicas agudas são importante causa de morbi-mortalidade no Brasil. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

Loperamida é o tratamento indicado se houver sinais de desidratação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um grande número de patologias, com diferentes graus de gravidade, é causado por infecções bacterianas ou virais. As análises laboratoriais permitem, na maioria dos casos, identificar o agente etiológico e orientar a conduta terapêutica, representando etapa fundamental na abordagem dos pacientes portadores de tais patologias. Em relação a esses aspectos, julgue os itens a seguir.

Vigilância epidemiológica pode ser definida como um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos a angiodisplasias.

O linfangiossarcoma freqüentemente está associado ao linfedema crônico, sendo comum em membros, geralmente após linfadenectomia axilar e radioterapia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à situação clínica acima e a quadros de crise de asma, julgue os itens que se seguem.

Pelo exame físico descrito, é suficiente recomendar à paciente 2 nebulizações com doses apropriadas de beta2 agonistas de curta duração e encaminhá-la ao raio X.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das doenças sexualmente transmissíveis (DST), julgue os itens subseqüentes.

Uretrite é, por definição, o processo inflamatório da uretra de natureza bacteriana, fúngica, viral ou traumática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes a transtornos, demência e esquizofrenia.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um homem de 82 anos de idade, residente em asilo, passou a apresentar, de modo progressivo, distúrbio do comportamento, caracterizado por gritos, exibicionismo e hipersexualidade, não atendendo às solicitações das enfermeiras. Ele não apresentava historia de doença psiquiátrica ou abuso de substâncias e, segundo informações de familiares, sempre foi uma pessoa introvertida e ponderada. Ao exame, ele apresentava-se alerta, com fala fluente e marcha normal.

Nessa situação, o diagnóstico mais provável para o paciente é de demência com sintomas frontais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...