Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente, com trinta anos de idade, foi internado na emergência de um hospital com histórico, havia duas semanas, de febre de 39 ºC associada a calafrios. O exame físico evidenciou sopro holossistólico em foco mitral que irradiava para a região axilar esquerda e esplenomegalia. O hemograma mostrou leucocitose com 10% de bastões.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
O sopro cardíaco detectado no paciente indica insuficiência mitral.Acerca da síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), julgue os itens a seguir. A SAOS é caracterizada por colapso da região laríngea durante o sono, em razão da tração caudal torácica causada pelo aumento do volume pulmonar e da extensão do pescoço, o que resulta em redução do fluxo aéreo.
Lactente de cinco meses de idade, do sexo masculino, foi levado ao pronto-socorro com febre alta, iniciada há dois dias. A mãe do paciente relatou que a urina do bebê estava com odor muito forte e que, até o momento do atendimento médico, a criança havia apresentado vários episódios de vômitos. Durante o exame físico, a criança apresentou-se irritada ao manuseio, chorando muito, nauseada, fácies toxemiada e temperatura de 38,7 ºC. O médico solicitou um exame simples de urina (EAS) e uma urocultura, colhidos por cateterização uretral, cujos resultados mostraram presença de piúria, de cilindros piocitários e pH alcalino. Após diagnosticar a criança com infecção urinária, o médico solicitou a internação do paciente.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os seguintes itens.
A presença da piúria no EAS é um achado bastante específico em casos de infecção do trato urinário.Tendo em vista que a endoscopia respiratória está presente no manejo da via aérea nos distúrbios obstrutivos benignos ou malignos, bem como nas lesões traumáticas, sejam elas agudas ou crônicas, julgue os próximos itens, relativos a esse assunto. A anestesia venosa pura é o regime anestésico mais indicado durante os procedimentos de manejo da via aérea.
A respeito da diálise peritoneal, julgue os itens que se seguem. A elevada concentração de glicose na solução de diálise é a força motriz geradora da ultrafiltração na diálise peritoneal, a qual é mínima logo após a infusão da solução de diálise na cavidade peritoneal. À medida que a glicose é absorvida, o ritmo de filtração aumenta.
A análise da pupila e dos reflexos pupilares é fundamental na semiologia dos pacientes em coma. Com referência a esse assunto, julgue os itens subsequentes. Pupilas tectais são extremamente mióticas (quase um ponto), retêm o reflexo fotomotor e ocorrem devido a lesões na ponte.
Com relação ao diagnóstico e ao tratamento da pancreatite, julgue os itens de 76 a 80, de acordo com o guideline da Associação Americana de Gastroenterologia. Níveis de amilase ou lipase inferiores a três vezes o limite superior normal para a concentração da enzima avaliada constitui parâmetro altamente específico para o diagnóstico de pancreatite aguda.
Acerca do câncer gástrico, julgue os itens que se seguem. A linfadenectomia das cadeias linfonodais perigástricas é o procedimento mais indicado para casos de câncer gástrico avançado.
Uma paciente, com setenta anos de idade, foi admitida em um serviço de saúde ambulatorial, apresentando progressiva perda de memória associada a estado de confusão mental havia um ano, segundo informações de familiares. No exame físico, constatou-se que a paciente encontrava-se desorientada no espaço-tempo. O restante do exame físico mostrou-se normal.
Com relação ao caso clínico acima descrito, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico diferencial deve ser feito entre doença de Alzheimer, depressão e doença cerebrovascular com múltiplos infartos cerebrais.Acerca da síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), julgue os itens a seguir. A SAOS, da moderada à severa, é um preditor independente de mortalidade geral. Ademais, a SAOS aumenta o risco de diabetes melito do tipo 2, hipertensão arterial sistêmica, obesidade, arritmias cardíacas, coronariopatia e acidente vascular encefálico do tipo isquêmico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...