Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere que um paciente com 13 anos de idade, do sexo masculino, obeso, apresenta aumento mamário unilateral doloroso, que surgiu no último ano. Com referência a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O diagnóstico mais provável é a pseudoginecomastia.
Ao se planejar um experimento, a ser realizado pelos alunos em aula prática, para ilustrar o tratamento de água em um projeto de educação ambiental para crianças, diversos fatores devem ser considerados, como os microrganismos a serem combatidos, sua patogenicidade e os mecanismos de tratamento utilizados. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem.
O meio de cultura de ágar-chocolate é bastante enriquecido com carboidratos, a partir de solução de sacarose a 30%.
Os antigos médicos chineses utilizavam o exame pela palpação para orientar o diagnóstico. Com referência à palpação abdominal é correto afirmar que
a presença de massas fixas é sugestiva de Estagnação de Qi; a dor à pressão indica Padrão de Excesso; e a flacidez em determinada área indica Padrão de Deficiência.
Quanto a supurações pulmonares, julgue o item abaixo.
O abscesso pulmonar tem como base para seu correto tratamento a drenagem inicial via fibro-broncoscopia.
A doença de Hirschsprung (também chamada, impropriamente, de megacolo congênito) apresenta como sua principal característica clínica constipação desde o nascimento. A respeito dessa doença, julgue os seguintes itens.
Nos pacientes portadores de doença de Hirschsprung, embora a característica clínica mais importante seja a constipação, algumas vezes pode haver episódios de diarréia causados por uma enterocolite, que, nesses casos, é uma complicação muito grave, que requer tratamento urgente.
A doença hemorrágica do recém-nascido é provavelmente devida à deficiência materna de vitamina K livre e à ausência da flora bacteriana intestinal, que normalmente é responsável pela síntese de vitamina K pelo recém-nascido. A respeito dessa doença, julgue os itens seguintes.
Na doença hemorrágica do recém-nascido, o tempo de sangramento está aumentado.
Quanto às distrofias corneanas, julgue os itens seguintes.
A distrofia granular (Groenouw do tipo I) é uma doença hereditária, autossômica dominante, bilateral e simétrica. Caracteriza-se por opacidades brancas granulares no estroma axial anterior e surge em geral na primeira década de vida.
Vários agentes químicos podem determinar o desenvolvimento de nefropatia crônica. No que se refere a esse grupo de patologias, julgue os itens a seguir.
As lesões responsáveis pelo desenvolvimento de nefropatias crônicas ocupacionais são sempre decorrentes de toxicidade direta de agentes químicos.
Considere que a paciente cujo caso clínico está descrito no texto I realizou mamotomia guiada por mamografia com colocação de reparo metálico, uma vez que todas as calcificações foram retiradas, e que o resultado histopatológico revelou carcinoma lobular in situ. Nesse contexto, julgue os itens subseqüentes.
Durante dois anos, deve-se proceder a mamografia e a exame físico semestralmente, sem nova intervenção nessa paciente.
Uma paciente de 23 anos de idade relata ganho ponderal de 20 kg nos últimos 8 meses, sem mudança nos hábitos alimentares. Refere ainda a presença de estrias avermelhadas em mamas e abdome, cefaléia freqüente, amenorréia, fraqueza muscular proximal e humor deprimido. Nega uso de quaisquer medicações de uso crônico, inclusive tópicas. No exame físico, observa-se obesidade centrípeta, fácies em lua cheia e pletórica, presença de giba dorsal, fossas supraclaviculares ocupadas e estrias avermelhadas em abdome, mamas e axilas. Não são observados acne e hirsutismo. A pressão arterial é de 150 mmHg × 100 mmHg. O abdome não apresenta visceromegalias ou tumorações palpáveis. Ocorre hipotrofia muscular em membros inferiores e superiores. A glicemia capilar realizada no momento é de 150 mg/dL.
Considerando a possibilidade diagnóstica de hipercortisolismo endógeno na situação hipotética apresentada acima, julgue os itens que se seguem.A determinação da concentração salivar do cortisol às 23 h apresenta acurácia diagnóstica superior ao teste de supressão com 1 mg de dexametasona, na confirmação do hipercortisolismo endógeno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...