Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem de vinte e dois anos de idade, com história de astenia e hiporexia, compareceu a uma unidade de saúde acometido, havia cinco dias, por febre e tosse produtiva com escarro amarelado. O paciente informou ser usuário de cocaína endovenosa. No exame físico, constatou-se que ele estava sonolento, com episódios de agitação psicomotora; hipocorado 2+/4+; desnutrido; ausculta cardíaca com presença de sopro holossistólico 2+/4+; pancardíaco; e com hepatomegalia com fígado a 3 cm do rebordo costal direito. Os resultados dos exames laboratoriais de admissão mostraram concentração de hemoglobina = 9,5; hematócrito = 28,2%; leucograma com 3.800 leucócitos, sendo 7 % de bastões; contagem de plaquetas = 188.000/mm3; PCR ultrassensível de 45,2 e VHS = 110 mm/h. Os resultados de duas amostras de hemoculturas coletadas, após setenta e duas horas, foram positivos para cocos Gram +. O exame de ecocardiograma transesofágico evidenciou imagem filamentar de 7 mm em válvula mitral.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Pneumonia bacteriana seria um diagnóstico diferencial no atendimento inicial desse paciente, o que implicaria sopro auscultado decorrente da anemia.De acordo com as diretrizes de vacinação recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e ao calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde (MS) em 2015, julgue o item subsequente. A vacinação contra hepatite A não faz parte do calendário básico de vacinação do MS, porém a SBP orienta que, a partir dos doze meses de idade, a criança deve receber duas doses dessa vacina em um intervalo mínimo de seis meses.
A respeito do caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.
O paciente precisa ser submetido à profilaxia para peritonite bacteriana espontânea.Com relação às alterações renais que podem estar presentes em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES), julgue os itens subsequentes. Em praticamente todos os pacientes com nefrite lúpica classe IV, forma mais comum e mais grave de nefrite lúpica, é identificada a presença de hematúria e proteinúria, acompanhadas de síndrome nefrótica, hipertensão arterial e redução na taxa de filtração glomerular.
Acerca da esclerose lateral amiotrófica, julgue os itens subsequentes. Entre as doenças que compõem o diagnóstico diferencial da esclerose lateral amiotrófica, incluem-se a demência fronto-temporal autossômica dominante, a doença paraneoplásica, a deficiência da hexosaminidase-A do adulto, as ataxias espinocerebelares tipo 2 e 3 (doença de Machado-Joseph) e a esclerose múltipla.
Uma paciente, adulta jovem, apresentou-se para consulta médica queixando-se de dor epigástrica de intensidade moderada, com piora pós-prandial, sem sinais de melhora há cerca de um mês. Relatou que, nesse período, havia perdido quinze dos seus sessenta quilos usuais e referiu, ainda, sensação de incômodo por massa epigástrica. No exame físico, a paciente apresentou-se anictérica, emagrecida e com massa epigástrica palpável, aderida a planos profundos.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Antecedentes de polipose adenomatosa familiar torna essencial a realização de colonoscopia.A propósito do pós-operatório da toracofrenolaparotomia à esquerda por politraumatismo, julgue os itens a seguir. No pós-operatório em questão, o dreno de tórax deve ser retirado necessariamente após quarenta e oito horas.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Hiperplasia benigna de próstata é o diagnóstico mais provável para esse paciente.Um homem de vinte e dois anos de idade, com história de astenia e hiporexia, compareceu a uma unidade de saúde acometido, havia cinco dias, por febre e tosse produtiva com escarro amarelado. O paciente informou ser usuário de cocaína endovenosa. No exame físico, constatou-se que ele estava sonolento, com episódios de agitação psicomotora; hipocorado 2+/4+; desnutrido; ausculta cardíaca com presença de sopro holossistólico 2+/4+; pancardíaco; e com hepatomegalia com fígado a 3 cm do rebordo costal direito. Os resultados dos exames laboratoriais de admissão mostraram concentração de hemoglobina = 9,5; hematócrito = 28,2%; leucograma com 3.800 leucócitos, sendo 7 % de bastões; contagem de plaquetas = 188.000/mm3; PCR ultrassensível de 45,2 e VHS = 110 mm/h. Os resultados de duas amostras de hemoculturas coletadas, após setenta e duas horas, foram positivos para cocos Gram +. O exame de ecocardiograma transesofágico evidenciou imagem filamentar de 7 mm em válvula mitral.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
A presença de hemoculturas positivas com vegetação visível ao ECO é imprescindível para o diagnóstico de endocardite. A ausência desses achados é critérios de exclusão para esse diagnóstico.Um lactente de dois meses de idade do sexo masculino, nascido a termo com peso e estatura adequados para a idade gestacional, apresentou Apgar nove no primeiro minuto e dez no quinto minuto após o nascimento, sem intercorrências no período neonatal. Na consulta de puericultura, identificou-se que o lactente estava em aleitamento materno exclusivo, apresentando estatura no percentil setenta e cinco, peso acima do percentil noventa e cinco e índice de massa corporal acima do percentil noventa. No exame clínico, observaram-se pérolas de Epstein, crânio tabes à direita, presente desde o nascimento, e reflexo de Moro incompleto e simétrico.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O lactante é considerado obeso, sendo indicada intervenção nutricional com a administração de suco de frutas.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...