Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sabe-se que, no Brasil, o alcoolismo é o terceiro motivo para absenteísmo no trabalho, a causa mais frequente de aposentadorias precoces e acidentes no trabalho e a oitava causa para concessão de auxílio doença pela Previdência Social. A principal consequência desta doença e que pode deixar danos irreversíveis para o paciente é
hipertrigliceridemia.
coledocolitíase.
colecistite.
colelitíase.
pancreatite.
São apresentadas as características clínicas de três pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico:
I. Déficit motor e sensitivo com predomínio braquiofacial e afasia.
II. Déficit motor e sensitivo com predomínio crural e sinais de frontalização.
III. Náusea, vômito, tonturas e acometimento de pares cranianos baixos.
Artéria cerebral anterior, artéria vertebral e artéria cerebral média são provavelmente os territórios acometidos, respectivamente, nos pacientes
II, I e III.
I, II e III.
III, I e II.
II, III e I.
I, III e II.
As doenças ocupacionais respiratórias apresentam diferentes expressões histológicas ante agressões de agentes externos inaláveis. A correta associação entre a expressão histológica e o agente causador está apresentada em:
Dano alveolar difuso → radiações.
Pneumonia intersticial descamativa → berílio.
Pneumonia intersticial por células gigantes → sílica.
Proteinose alveolar → teflon.
Doença granulamotosa intersticial difusa → asbesto.
Trabalhadores de indústria têxtil são mais propensos a desenvolver
berilose.
bissinose.
asbestose.
siderose.
silicose.
A endocardite verrucosa de Libman-Sacks será encontrada com maior probabilidade num paciente que apresenta
rabdomiólise, disfagia e anticorpo anti-Jo1.
febre, mialgia, mononeurite multiplex e microaneurismas.
artrite, anemia e derrame pleural com baixa taxa de glicose.
fenômeno de Raynaud, disfagia e úlceras digitais.
poliartrite, proteinúria e anticorpo anti-Sm.
Com relação à toxicologia dos solventes orgânicos, considere: I
II
. Os efeitos agudos em exposições elevadas são iguais para todos os solventes orgânicos.III
. Os solventes clorados são extremamente hepatotóxicos; entretanto, de início, não há aumento de gamaglutamiltransferase(CGT) nem de bilirrubinas.
IV
. A maior parte do tetracloroetileno absorvido é biotransformado em ácido tricloroacético.Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
II e III.
I, II e III.
II e IV.
I, II e IV.
Homem, 58 anos, operário há 22 anos em empresa de demolição, portador de hipertensão arterial sistêmica, diabetes, dislipidemia e hipotireoidismo, apresenta dispneia aos esforços de instalação insidiosa associada a tosse seca. Realiza Radiografia de tórax mostra infiltrado reticular predominando nos lobos inferiores com espessamento pleural. O diagnóstico é
asbestose.
sarcoidose.
berilose.
silicose.
ICC.
Homem de 19 anos, sem doenças prévias, apresenta há alguns dias poliúria, polidipsia e dor abdominal. É admitido no pronto-socorro desidratado e com hálito cetônico. Os exames de sangue iniciais mostrarão com maior probabilidade aumento de
amilase e pCO2.
glicose e pH.
potássio e anion-gap.
bicarbonato e ureia.
sódio e acetoacetato.
De acordo com a convenção no 155 da Organização Internacional do Trabalho, que dispõe sobre a Segurança e Saúde dos Trabalhadores, é correto afirmar:
A expressão áreas de atividade econômica abrange unicamente as áreas em que há trabalhadores empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho − CLT, incluída a administração pública.
O controle da aplicação das leis e dos regulamentos relativos à segurança, à higiene e ao meio ambiente de trabalho deverá estar assegurado por um sistema de regulação apropriado e suficiente.
O sistema de controle deverá prever sanções somente em caso de reincidência de infração das leis ou dos regulamentos.
Os empregadores devem ser obrigados a garantir que os lugares de trabalho, a maquinaria, o equipamento e as operações e processos que estejam sob seu controle sejam seguros e não envolvam risco algum para a segurança e a saúde dos trabalhadores.
Na ação a nível nacional, deverão ser tomadas medidas para orientar tanto empregadores como trabalhadores com o objetivo de ajudá-los a cumprir com suas obrigações legais.
De acordo com a Norma Operacional de Saúde do Trabalhador − NOST, portaria MS no 3.908/98, aos Municípios, por intermédio de suas Secretarias de Saúde, caberá realizar ações conforme a condição de gestão em que estejam ha-bilitados. Na Gestão Plena de Atenção Básica está pre-vista a assunção das seguintes ações de saúde do tra-balhador:
I. Capacitação de recursos humanos para a realização das ações de saúde do trabalhador, no seu âmbito de atuação.
II. Estabelecimento de rotina de sistematização e análise dos dados gerados no atendimento aos agravos à saúde relacionados ao trabalho, de modo a orientar as intervenções de vigilância, a organização dos serviços e das demais ações em saúde do trabalhador.
III. Emissão de laudos e relatórios circunstanciados sobre os agravos relacionados com o trabalho ou limitações (sequelas) deles resultantes, por meio de recursos próprios ou do apoio de outros serviços de referência.
IV. Utilização dos dados gerados nas atividades de atenção à saúde do trabalhador, com vistas a subsidiar a programação e avaliação das ações de saúde neste campo, e alimentar os bancos de dados de interesse nacional.
V. Notificação dos agravos à saúde e dos riscos relacionados com o trabalho, alimentando regularmente o sistema de informações dos órgãos e serviços de vigilância, assim como a base de dados de interesse nacional.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e V.
I, III e IV.
II, III e IV.
II, IV e V.
III, IV e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...