Lista completa de Questões de Medicina da MAKIYAMA para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em função de uma suspeita confirmada de BLEFARITE relacionada ao trabalho, o que o profissional de saúde NÃO realiza prontamente:
Informar o paciente;
Examinar outros trabalhadores, visando identificar outros casos;
Notificar o caso aos sistemas de informação de saúde;
Orientar o empregador que adote recursos técnicos preventivos;
Solicitar a internação imediata do trabalhador.
O hipotireoidismo pode ser classificado como uma doença relacionada ao trabalho em função da exposição do trabalhador a várias substâncias. Assinale a alternativa que NÃO cita uma substância relacionada ao hipotireoidismo:
Chumbo;
Clorobenzeno;
Tiocinatos;
Galactógenos;
Tiouréia.
Reduzir o estresse, por meio de mudanças na forma de organização e gestão do trabalho são desafios aplicados aos profissionais de saúde e gestores de recursos humanos de empresas. A alternativa que MELHOR representa esta característica de atuação é:
Propiciar menor autonomia aos trabalhadores sobre as formas de trabalhar;
Aumentar as pressões de ritmo e exigências de produtividade sobre os trabalhadores;
Melhorar as relações interpessoais de trabalho, atuando no aspecto de cooperação entre os trabalhadores;
Reduzir o rodízio e o enriquecimento para as atividades consideradas repetitivas;
Atuar de forma curativa e não preventiva nos problemas relacionados ao trabalho.
Sobre a distribuição das causas de aposentadoria por invalidez no Brasil é CORRETO afirmar que:
Doenças causadas por agentes químicos estão em 2º lugar;
Doenças cardiovasculares representam 1/3 dos processos de incapacidade laborativa;
Doenças causadas por tumores estão em 1º lugar;
O SUS não apresenta dados numéricos para esta distribuição;
A hipertensão arterial não é relacionada como causa de aposentadoria.
Dentre os instrumentos legais norteadores da promoção da saúde do trabalhador estão as NRs da portaria nº 3214/1978. Sobre as NRs é INCORRETO afirmar que:
NR 4 orienta a realização da PPHO;
NR 7, que disciplina a realização do PCMSO;
NR 9, que orienta a realização do PPRA;
NR 15, que definem, no geral, as atividades insalubres;
NR 17, que estabelece questões relacionadas, no geral, a ergonomia.
Do ponto de vista exclusivamente ocupacional, diante da perda auditiva do trabalhador, deve o profissional atentar para as seguintes rotinas (Ministério da Previdência e Assistência Social 1998; Ministério do Trabalho, 1998), EXCETO:
Estabelecer obrigatoriamente o nexo causal entre a exposição a ruído e à perda auditiva, caracterizando-a como perda auditiva relacionada ao trabalho, e estabelecer também obrigatoriamente, o nexo técnico que, na linguagem previdenciária, significa que o ruído causal não relaciona-se com o exercício do trabalho habitual.
Estabelecer ou não a existência de algum tipo de incapacidade originada pela perda auditiva.
Decidir sobre a necessidade de notificação do problema às instituições oficiais indicadas pela norma legal.
Decidir sobre a necessidade de encaminhamento ao especialista para diagnóstico e diagnóstico diferencial, aconselhamento e reabilitação auditiva.
Decidir sobre a necessidade de um trabalho de reabilitação profissional para a troca de função laboral.
Em casos de exposição e acidentes com material biológico, recomendam-se as seguintes precauções imediatas e de seguimento, EXCETO:
Lavar exaustivamente a área atingida com água e sabão e comunicar imediatamente ao serviço médico da instituição.
Lavar exaustivamente a área atingida com água e sabão e comunicar imediatamente ao serviço médico da instituição.
Orientar adequadamente sobre os riscos do acidente, assim como sobre as medidas preventivas a serem adotadas até a complementação do seguimento pelo período de seis meses.
Solicitar ao acidentado concordância por escrito para a dosagem dos seguintes exames: Anti-HIV, HBs-Ag, Anti- HBc-IgM, Anti-HBs, Anti-HCV.
Se houver a possibilidade, solicitar o teste rápido anti- HIV.
O treinamento para a comissão prevencionista deverá contemplar:
Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo e metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho.
Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa e noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida AIDS, e medidas de prevenção.
Noções sobre a legislação trabalhista e a previdenciária, relativas à segurança e saúde no trabalho e princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos.
Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.
Inscrição e eleição individual, sendo que o período mínimo para inscrição será de quinze dias e liberdade de inscrição para todos os empregados do estabelecimento, independentemente de setores ou locais de trabalho, com fornecimento de comprovante.
A recomendação número 112/59 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) define as funções dos serviços de medicina do trabalho, destacando-se os seguintes aspectos, EXCETO:
Realização dos exames médicos ocupacionais (admissional, periódico, demissional e especiais).
Visitação periódica aos locais de trabalho para identificar fatores de risco que possam afetar a saúde dos trabalhadores.
Orientação na alimentação dos trabalhadores.
Fazer tratamento de urgência e emergência em todos os empregados, seja em decorrência de alterações agudas ou crônicas.
Inspeção periódica das instalações sanitárias e de conforto (vestiário, refeitório, etc).
Considerando a aposentadoria por invalidez, assinale a alternativa INCORRETA:
A concessão da aposentadoria por invalidez dependerá da verificação da condição de incapacidade mediante exame médico-pericial a cargo da Previdência Social, podendo o segurado, às suas expensas, fazer-se acompanhar de médico de sua confiança.
A doença ou lesão de que o segurado já é portador ao filiar-se ao Regime Geral de Previdência Social não lhe conferirá direito à aposentadoria por invalidez.
O aposentado por invalidez que retornar voluntariamente à atividade terá sua aposentadoria automaticamente cancelada, a partir da data do retorno.
Quem recebe aposentadoria por invalidez tem que passar por perícia médica de dois em dois anos, se não, o benefício é suspenso.
A doença ou lesão de que o segurado já era portador ao filiar-se ao Regime Geral de Providência Social não lhe conferirá direito à aposentadoria por invalidez, mesmo se a incapacidade sobrevier por motivo de progressão ou agravamento dessa doença ou lesão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...