Lista completa de Questões de Medicina da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos processos de identificação médico-legais de espécie, de raça e de sexo, é correto afirmar que:
a presença de cristais de hemina numa mancha permite afirmar que é de sangue humano;
a albumino-reação positiva na reação de Strzyzowsky permite excluir sangue animal, numa determinada amostra examinada;
o exame microscópico de ossos, com canais de Havers elípticos, em número de 8 por mm2, permite excluir ossos humanos;
a técnica de Reação da Cadeia da Polimerase (PCR), nas hemácias, permite estabelecer, ou não, um vínculo genético numa determinada amostra;
a presença de corpúsculos de Barr, na razão de 1/38, numa determinada amostra examinada, permite afirmar que o sexo cromatínico é feminino.
Deu entrada no IML, uma ossada humana constituída por: crânio, redondo, alto e largo, com fronte inclinada para trás, articulação fronto-nasal angulosa, apófises mastóides rombas; os ossos pélvicos com predominância das dimensões verticais, com estreito superior cordiforme, angulo subpubiano fechado, buraco obturador ovalado. O perito que examinou os ossos concluiu, tratar-se de esqueleto humano de:
sexo e raça indeterminados, pela insuficiência dos ossos examinados;
Uma mãe comparece à 35ª DP, acompanhada de seu filho de 12 anos, para denunciar seu companheiro, que o teria estuprado há cerca de 12 horas. De imediato a autoridade solicita o seguinte exame médico-legal:
Quando o perito realiza um laudo, o faz através de relatório médico-legal, que é composto por diversas partes. Em relação à elas, assinale a alternativa correta:
o histórico deve conter a visão do perito sobre os fatos;
na discussão o perito deve afirmar a dinâmica do evento;
o foro penal, habitualmente, pode ser assinado somente por um perito;
quesitos formulados pela autoridade não devem ser respondidos , somente os oficiais.
Uma assaltante é atingida por um projetil de arma de fogo, sendo socorrida por populares e conduzida ao Serviço de Emergência do Hospital Municipal. Após 3 dias comparece ao IML conduzida por ambulância do hospital, para realizar exame solicitado pela autoridade. A paciente encontra-se com o membro inferior direito imobilizado por gesso e com um "capacete" de crepom que envolve a cabeça, estando lúcida e orientada. Sabendo que não há condições de realizar curativo no posto médico-legal onde trabalha, a conduta do médico será a de:
encaminhar a paciente ao hospital penitenciário, onde são realizados os exames dos presos enfermos;
não cabe exame de corpo de delito, pois a paciente está viva;
O cadáver de uma criança de 1 ano, com desnutrição grave, deu entrada no Instituto Médico Legal. O legista encontrou fígado aumentado e amarelado, além de, líquido amarelo-citrino abundante na cavidade peritoneal e diminuição acentuada de volume dos músculos esqueléticos. Os termos técnicos corretos destas alterações sublinhadas são, respectivamente:
A autopsia de um homem, 55 anos, funcionário há trinta anos de uma fábrica de artefatos de amianto, revelou uma massa esbranquiçada e firme envolvendo a pleura e o pulmão direito. O exame microscópico mostrou células fusiformes proliferadas. Indique o diagnóstico correto e o respectivo agente oncogênico relacionado.
Durante a necropsia de um homem de 60 anos, o legista não encontrou lesões violentas, enviando fragmentos de órgãos para exame histopatológico. O patologista encontrou no coração miócitos com arcabouço mantido, citoplasma eosinófilo, cariólise e infiltrado intersticial de neutrófilos. Esses achados microscópicos são característicos de:
Um legista, diante de um cadáver com lesão deprimida em torno do pescoço e apresentando ferimentos produzidos por projéteis de arma de fogo no tórax, retirou um fragmento de pele da lesão cervical enviando-o ao laboratório para análise histopatológica visando a pesquisa de reação vital. Os achados microscópicos abaixo caracterizam a reação vital, EXCETO:
O exame macroscópico da pele, durante uma necropsia, revelou uma ferida com área central úmida brilhante com pontilhado avermelhado de onde foi retirado um fragmento para exame histopatológico. A microscopia mostrou tecido conjuntivo frouxo, com neoformação vascular e células inflamatórias. Assinale a opção com o diagnóstico correto e a provável idade da lesão, respectivamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...