Lista completa de Questões de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao diagnóstico diferencial do padrão de espessamento septal interlobular na TCAR do tórax, assinale a alternativa que NÃO corresponde à causa de espessamento liso ou nodular.
Linfangite carcinomatosa.
Linfoma.
Edema pulmonar.
Pneumonia intersticial linfocítica.
Amiloidose.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Caso um paciente com doença de Parkinson, em uso dos medicamentos abaixo, passe a apresentar alucinações, qual dos medicamentos deve ser retirado por último?
Pramipexol.
Amantadina.
Amitriptilina.
Levodopa.
Biperideno.
São causas de hipertensão pulmonar pré-capilar, EXCETO:
cardiopatias congênitas.
tromboembolismo pulmonar crônico.
hipertensão arterial sistêmica.
infecção pelo HIV.
doença hepática crônica.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa abaixo. São sinais cardeais da doença de Parkinson, exceto:
bradicinesia.
rigidez em roda denteada.
demência.
tremor em repouso.
instabilidade postural.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa abaixo. Você resolve olhar os casos antigos do arquivo de sua clínica e depara-se com uma ressonância magnética de crânio de 2005 de uma mulher de 32 anos que, na época, realizou o exame para auxiliar no diagnóstico de hemiparesia à direita e confusão mental. Ela possuía múltiplos focos hiperintensos em T2, predominantemente na substância branca, sem efeito expansivo, e lesão tumoral no lobo parietal esquerdo, com restrição à difusão em todas as sequências. Intrigado, você procura outros exames desta paciente e encontra uma ressonância de crânio deste ano, para controle. Para seu espanto, o exame está praticamente normal. Possivelmente estamos diante de:
vasculite.
meningite.
linfoma.
ADEM.
sepse.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa abaixo. São manifestações comuns do CADASIL, exceto:
agnosia.
apatia.
cefaleia com aura.
demência.
microangiopatia cerebral.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa abaixo. Em relação aos atuais critérios diagnósticos para esclerose múltipla (Mcdonald Ann Neurol 2005;58:840846), o que caracteriza disseminação temporal da doença é:
nova lesão em T2 três meses após a RM de base.
nova lesão em T2 cinco semanas após a RM de base.
nova lesão com realce ao gadolínio três semanas após o surto.
nova lesão em T2 três semanas após o surto.
nova lesão em T2 um mês após a RM de base.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Qual a dose de manutenção do tiopental no tratamento do estado de mal epiléptico?
8 a 13 mg/Kg/hora
0,1 a 0,5 mg/Kg/hora
0,1 a 0,5 mg/Kg/hora
0,8 a 0,13 mg/Kg/hora
8 a 13 mg/Kg/minuto
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa abaixo. Na segunda semana de vida, a criança apresenta deterioração do estado neurológico, cetoacidose, hiperamonemia e sinais de edema citotóxico na substância branca cerebelar, dorso do tronco cerebral, globos pálidos, tálamos e tractos corticoespinais. O diagnóstico provável é de:
doença da urina em xarope de bordo.
fenilcetonúria.
desordens do ciclo da ureia.
acidúria glutárica tipo 1.
gangliosidose GM2.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Segundo a normatização brasileira, qual o tempo mínimo livre de crises epilépticas para um paciente em tratamento de epilepsia pleitear autorização para direção de veículos automotores?
9 meses.
6 meses.
3 meses.
12 meses.
Pacientes em tratamento de epilepsia não podem dirigir veículos automotores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...