Questões de Meio Ambiente

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No contexto da avaliação de impacto ambiental, é necessário construir uma estrutura em que planejadores selecionem critérios e metodologias claramente expressos. O primeiro passo da metodologia é identificar o tipo de dano e o agente causador, enquadrando-se em conceitos adequados de ação humana, processo natural e impacto ambiental. Considerando-se a relação entre os conceitos mencionados, é um exemplo de impacto ambiental a

  • A.

    erosão de margens fluviais.

  • B.

    erosão de margens fluviais.

  • C.

    ocupação desordenada de encostas.

  • D.

    mineração e terraplanagem.

  • E.

    enchente urbana.

A realização dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e a apresentação do respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) foram regulamentadas, no nível federal, pela Resolução CONAMA 001, de 28/01/1986. Analise os tópicos abaixo, apresentados como obrigados aos referidos estudos para fins de licenciamento, de acordo com o artigo 2º daquela resolução.

I – Linha de transmissão de energia elétrica acima de 230 kW.

II – Extração de combustível fóssil (petróleo, xisto, carvão).

III – Usinas de geração de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primária, acima de 10 MW.

IV – Obras hidráulicas para exploração de recursos hídricos, tais como barragens para fins energéticos, acima de 10 MW.

Estão efetivamente obrigados aos Estudos de Impacto Ambiental os tópicos

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

No Brasil, quanto à cobrança das concessionárias de energia elétrica, pelo uso de recursos hídricos, a Constituição Federal de 1988 previu, no artigo 20, § 1o, que é assegurada, nos termos da lei, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração. Além de coparticipação dos órgãos da Administração direta da União, a participação ou a compensação financeira mencionadas são asseguradas a

  • A.

    estados, apenas.

  • B.

    estados e municípios, apenas.

  • C.

    estados e Distrito Federal, apenas.

  • D.

    municípios e Distrito Federal, apenas.

  • E.

    municípios, estados e Distrito Federal.

Analisando a tabela acima com atenção à sua datação e levando em consideração aspectos relativos à dimensão econômica e social do planejamento de longo e de médio prazo, conclui-se que,

  • A.

    mesmo considerando , em geral, que o custo de novas usinas hidrelétricas deve subir, ele deve ser menor do que o da energia nuclear por um longo tempo.

  • B.

    ainda que o potencial não aproveitado de energia hidrelétrica seja incapaz de atender à demanda crescente, seu custo é inferior ao das outras fontes consideradas de per se.

  • C.

    mesmo sendo, em geral, mais barato, há uma porcentagem muito elevada do potencial hidrelétrico com custo comparável ao da energia nuclear, observável no médio prazo.

  • D.

    considerando-se os avanços tecnológicos e os custos de investimentos, a matriz energética brasileira deverá ser liderada, no médio prazo, pela produção termelétrica do setor público.

  • E.

    considerando-se os custos e a potência média, o impacto econômico da energia nuclear deverá ser mais positivo que o da hidrelétrica, em função do maior número de empregos no setor nuclear.

A Constituição Federal de 1988 prevê que o aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas somente poderão ser efetivados com autorização de uma instância institucional, além de ouvidas as comunidades afetadas. Nessa matéria, o texto constitucional especifica que as atividades em foco só podem ser efetivadas com autorização do(das)

  • A.

    Conselho Nacional do Meio Ambiente.

  • B.

    Comitê do Fundo Nacional do Meio Ambiente.

  • C.

    Congresso Nacional.

  • D.

    Câmaras Municipais.

  • E.

    Assembleias Legislativas.

Na Amazônia, a partir do período em tela, a garantia de acesso aos recursos naturais pelo novo capital indicado se efetivou mais explicitamente por meio da

  • A.

    expansão do sindicalismo rural e dos movimentos sociais

  • B.

    regulação estatal da propriedade do solo e do subsolo.

  • C.

    consolidação das ações políticas dos consórcios intermunicipais.

  • D.

    reestruturação dos movimentos políticos eclesiásticos de base.

  • E.

    ampliação regional do complexo agroindustrial sojífero.

O estudo de comunidade em tela evidencia, mais explicitamente para a obtenção de dados primários, a adequação e a necessidade do uso dos seguintes recursos metodológicos:

  • A.

    grupo focal e geoprocessamento digital.

  • B.

    pesquisa participante e geoprocessamento.

  • C.

    cartografia da ação e análise fatorial.

  • D.

    trabalho de campo e percepção ambiental.

  • E.

    percepção ambiental e sensoriamento remoto.

As considerações apresentadas no texto acima remetem, mais diretamente, para a importância da preservação do seguinte aspecto:

  • A.

    sociobiodiversidade regional.

  • B.

    arranjo produtivo local.

  • C.

    malha político-administrativa local.

  • D.

    territorialidade estatal.

  • E.

    fomento de recursos federais.

À luz dos princípios de sustentabilidade para o espaço urbano, os gestores envolvidos na elaboração da Agenda 21 Brasileira devem estimular a criação de incentivos econômico-tributários, como o ICMS ecológico e outros estímulos extrafiscais, indutores de comportamentos ambientalmente sustentáveis pelos agentes públicos e privados.

  • C. Certo
  • E. Errado

À luz dos princípios de sustentabilidade para o espaço urbano, os gestores envolvidos na elaboração da Agenda 21 Brasileira devem coibir a competitividade da indústria brasileira, a fim de evitar que as indústrias desenvolvam tecnologias nocivas ao meio ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado
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