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Após ler o texto I, analise as afirmativas abaixo.
I. Existe a preocupação ecológica, apenas para recuperar o meio ambiente terrestre.
II. Encontram-se, na terra, no ar e na água, as zonas poluídas a serem recuperadas.
III. A luta pela natureza abrange a defesa da terra, do ar e da água.
Está(ão) CORRETA(S)
Os quadrinhos acima foram retirados da Cartilha do Pescador – pesca produtiva e conservação de aves marinhas, da ONG NEMA e do Projeto Albatroz, de 2008 e se insere no contexto do apoio à implementação do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (PLANACAP).
Considerando essas informações e a temática tratada, julgue os itens a seguir.
A produção da cartilha, por objetivar a educação ambiental, não pode portar características de alfabetização técnico-científica.
Mais de 50 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Alcaraz Caldas e do Centro Municipal dos Trabalhadores Paulo Freire participaram, na manhã de 25/8/2008, do lançamento da primeira Cartilha de Educação Ambiental em braile do país, em Porto Alegre – RS. Os alunos com necessidades especiais puderam participar de trilha interpretativa orientada, sob coordenação da Equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além de brincadeiras com um jogo de memória com cubos de madeira e sementes, elaborado pelos estagiários da equipe de educação ambiental.
Acerca do assunto abordado no texto, julgue os itens de 106 a 111.
O público-alvo da cartilha em braile, em um trabalho de pesquisa-participante, pode enriquecer a percepção ambiental do pesquisador e outros participantes do planejamento da trilha.
Mais de 50 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Alcaraz Caldas e do Centro Municipal dos Trabalhadores Paulo Freire participaram, na manhã de 25/8/2008, do lançamento da primeira Cartilha de Educação Ambiental em braile do país, em Porto Alegre – RS. Os alunos com necessidades especiais puderam participar de trilha interpretativa orientada, sob coordenação da Equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além de brincadeiras com um jogo de memória com cubos de madeira e sementes, elaborado pelos estagiários da equipe de educação ambiental.
Acerca do assunto abordado no texto, julgue os itens de 106 a 111.
Produção de cartilhas com fontes de texto aumentadas, assim como das ilustrações, também atuam na mesma perspectiva políticopedagógica da cartilha em braile, e estão de acordo com o conceito de educomunicação.
Considere que um pesquisador deve medir as cargas de um determinado poluente em diversos pontos de uma bacia hidrográfica. Para tanto, utilizou o croqui abaixo que, além de apresentar a rede hidrográfica, informa sobre a existência de quatro classes principais de uso e ocupação do solo (demarcadas em cinza), nas quais os números 1, 2, 3 e 4 correspondem, respectivamente, a áreas de vegetação primária, parque industrial, agropecuária e urbana.
Com base nestas informações, o pesquisador pensou nos seguintes pressupostos:
I. Em cada ponto de um rio, a carga do poluente é calculada pela multiplicação de sua concentração pela vazão naquele ponto.
II. Em cada ponto de um rio, a carga do poluente é calculada pela multiplicação de sua concentração pela velocidade da corrente naquele ponto.
III. A carga do poluente resultante da atividade industrial é calculada pela diferença entre a carga medida no ponto 1 e a medida no ponto H.
IV. A carga do poluente resultante da área urbana é calculada pela diferença entre a carga medida no ponto N e a medida no ponto K.
V. A somatória das cargas do poluente resultante da agropecuária e da indústria é maior que a carga da área urbana.
Antes de iniciar o trabalho de campo, o pesquisador pode ter certeza de que estão corretos APENAS os pressupostos
I e III.
I, III e V.
I e IV.
II, III e V.
II, IV e V.
Mais de 50 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Alcaraz Caldas e do Centro Municipal dos Trabalhadores Paulo Freire participaram, na manhã de 25/8/2008, do lançamento da primeira Cartilha de Educação Ambiental em braile do país, em Porto Alegre – RS. Os alunos com necessidades especiais puderam participar de trilha interpretativa orientada, sob coordenação da Equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além de brincadeiras com um jogo de memória com cubos de madeira e sementes, elaborado pelos estagiários da equipe de educação ambiental.
Acerca do assunto abordado no texto, julgue os itens de 106 a 111.
O lançamento da cartilha representa a negação em reconhecer a existência de exclusão social histórica.
Mais de 50 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Alcaraz Caldas e do Centro Municipal dos Trabalhadores Paulo Freire participaram, na manhã de 25/8/2008, do lançamento da primeira Cartilha de Educação Ambiental em braile do país, em Porto Alegre – RS. Os alunos com necessidades especiais puderam participar de trilha interpretativa orientada, sob coordenação da Equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além de brincadeiras com um jogo de memória com cubos de madeira e sementes, elaborado pelos estagiários da equipe de educação ambiental.
Acerca do assunto abordado no texto, julgue os itens de 106 a 111.
É mais interessante que o jogo de memória citado no texto seja desenvolvido com sementes de espécies nativas.
Mais de 50 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Alcaraz Caldas e do Centro Municipal dos Trabalhadores Paulo Freire participaram, na manhã de 25/8/2008, do lançamento da primeira Cartilha de Educação Ambiental em braile do país, em Porto Alegre – RS. Os alunos com necessidades especiais puderam participar de trilha interpretativa orientada, sob coordenação da Equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além de brincadeiras com um jogo de memória com cubos de madeira e sementes, elaborado pelos estagiários da equipe de educação ambiental.
Acerca do assunto abordado no texto, julgue os itens de 106 a 111.
O docente que atua na educação especial deve receber capacitação específica no que se refere a conhecimentos, habilidade e competência para lidar com temáticas ambientais e educação ambiental.
A avaliação de impacto ambiental conta com uma grande variedade de métodos que podem ser agrupados em categorias como: listagens, matrizes, diagramas de fluxo e mapas de superposição. Com relação a estes métodos é correto afirmar que
matrizes são tabelas bidimensionais que apresentam as atividades humanas em um eixo e indicadores de impactos em outro, cuja vantagem consiste no fato de incorporar relações de causa e efeito.
listagens são inventários extensivos de efeitos ambientais e indicadores de impactos, cuja vantagem consiste no fato de o analista ter em mãos a totalidade dos impactos possíveis.
diagramas de fluxo permitem visualizar a conexão entre a atividade humana e o impacto, com a vantagem de serem representações muito simples independentemente do tipo de atividade.
mapas de superposição utilizam a sobreposição de cartas temáticas referentes a diferentes compartimentos ambientais, com a desvantagem de não contemplar fatores como vulnerabilidade.
listagens são inventários completos de efeitos ambientais e indicadores de impactos, cuja desvantagem é não servir para a avaliação de todos os tipos de impactos.
Mais de 50 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Alcaraz Caldas e do Centro Municipal dos Trabalhadores Paulo Freire participaram, na manhã de 25/8/2008, do lançamento da primeira Cartilha de Educação Ambiental em braile do país, em Porto Alegre – RS. Os alunos com necessidades especiais puderam participar de trilha interpretativa orientada, sob coordenação da Equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além de brincadeiras com um jogo de memória com cubos de madeira e sementes, elaborado pelos estagiários da equipe de educação ambiental.
Acerca do assunto abordado no texto, julgue os itens de 106 a 111.
A educação para portadores de necessidades especiais está plenamente contemplada nas diretrizes e bases da educação nacional, constando explicitamente no artigo 3 da Lei n.º 9.394/1996, que trata dos princípios e fins da educação nacional.
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