Lista completa de Questões de Meio Ambiente do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca de aspectos ligados à exploração madeireira, julgue os itens abaixo. A exploração de madeira na Amazônia, de forma legal, requer a aprovação, pelo IBAMA, de um plano de manejo florestal sustentável. Para isso, o proponente deve ser proprietário da terra onde a floresta está localizada. Como a maior parte da terra na Amazônia é pública, para possibilitar a exploração florestal sustentável o governo federal encaminhou ao Congresso Nacional projeto de lei que regulamenta a concessão florestal, vale dizer, a concessão do direito de explorar produtos e serviços florestais em terra pública. Nesse sentido, se uma empresa tiver interesse em retirar madeira da Amazônia e possuir apenas documento de posse das terras que pretende explorar, ainda que não esteja claro se essas terras são públicas, o IBAMA poderá aprovar o plano de manejo, desde que se cumpram as normas ambientais, até que seja votado o projeto que regulamenta a concessão florestal.
Julgue os itens que se seguem. O estudo de impacto ambiental da usina hidrelétrica de Barra Grande, no rio Pelotas, projetada com 180 metros de altura e um lago com 93 quilômetros quadrados, ignorou a existência de 2 mil hectares de floresta primária de araucárias. Com base nesse estudo, foram emitidas as licenças para a construção da barragem. A ilegalidade só foi trazida ao conhecimento público depois de construída a barragem. Fatos como esse poderiam ser evitados ou minimizados se a legislação previsse a discussão pública dos estudos de impacto ambiental antes da emissão das licenças.
Julgue os itens que se seguem. Para estabelecer suas áreas de atuação, a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação baseou-se no grau de aridez de uma região, o qual depende da quantidade de água pluvial disponível e da perda máxima possível de água pela evaporação e transpiração ou pela evapotranspiração potencial. Trata-se de um conceito restrito de desertificação, o qual é adotado no Brasil. Desse modo, considera-se que as áreas suscetíveis à desertificação no Brasil estão localizadas na região Nordeste, onde se encontram espaços climaticamente caracterizados como semi-áridos, no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e no norte de Minas Gerais. Incluem-se também áreas do Rio Grande do Sul (Alegrete), Paraná, São Paulo, Rondônia e Tocantins (Jalapão), sujeitas a fortes processos erosivos e de deterioração ambiental.
Julgue os itens seguintes. Ao assinar a Convenção sobre Diversidade Biológica, o Brasil assumiu o compromisso de elaborar estratégias, políticas, planos e programas nacionais de biodiversidade e, em 2002, foi aprovado o primeiro Plano Nacional de Biodiversidade. Nesse sentido, caso a prefeitura de um município, com o intuito de elaborar projeto de proteção para a biodiversidade local, busque orientação nesse plano, encontrará elementos relacionados com a conservação da biodiversidade e com o fortalecimento jurídico e institucional da gestão da biodiversidade. Entretanto, o referido plano não trata de princípios e diretrizes relacionados com o acesso aos recursos genéticos e com a sensibilização e a educação pública, que são objeto de legislação específica.
Julgue os itens seguintes. Pneus usados representam sério problema ambiental e de saúde pública. Considerando-se a proibição proposta pela União Européia de descarte de pneus, mesmo picados, em aterros sanitários, o Brasil corre o risco de, a partir de 2006, transformar-se em depósito de pneus usados da Europa, porque o país dispõe de normas que obrigam o fabricante de pneus novos e o importador de pneus novos ou reformados a dar tratamento adequado aos pneus usados, mas não dispõe de norma que proíba a importação de pneus usados.
Julgue os itens seguintes.
Considere a seguinte situação hipotética.
Um grupo de empreendedores propôs a implantação de projeto agropecuário em região de cerrado, em área coberta de vegetação florestal natural. O processo de desmatamento, conforme previsto pelo grupo, será feito parcialmente com o auxílio de queimadas, e a lenha obtida nesse processo será utilizada como combustível.
Nessa situação, a mudança no uso do solo acarretará maior liberação de óxidos de nitrogênio para a atmosfera, devido à queima de biomassa e de combustíveis sólidos, o que poderá causar problemas de saúde para plantas e animais, além de contribuir para o aquecimento global e para a destruição da camada de ozônio.
Embora o clima mundial tenha sempre variado naturalmente, a grande maioria dos cientistas, agora, acredita que o aumento das concentrações dos chamados gases de efeito estufa na atmosfera terrestre, resultante do crescimento econômico e demográfico nos últimos dois séculos, desde a Revolução Industrial, está ultrapassando os limites dessa variabilidade natural e provocando mudanças irreversíveis no clima, com possíveis impactos negativos sobre a saúde humana, a segurança alimentar, as atividades econômicas, os recursos hídricos e a infra-estrutura física. A maior quantidade de evidências científicas e a crescente preocupação pública com as questões ambientais globais introduziram a mudança do clima na agenda política em meados da década de oitenta e, em 1992, foi adotada a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
Considere a seguinte situação hipotética.
Uma empresa que está situada no DF e que busca financiamento para desenvolver mecanismos para a utilização, em média e larga escalas, de energia proveniente de biogás, foi orientada por técnicos do Ministério da Ciência e Tecnologia a apresentar proposta a ser apreciada no contexto dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL).
Nessa situação, a empresa poderá receber recursos financeiros de países desenvolvidos, recebendo estes, por sua vez, certificados de cumprimento de metas estabelecidas pelo Protocolo de Kyoto para a redução de emissões de gases de efeito estufa por meio da realização de projetos em países em desenvolvimento, destinados a mitigar os efeitos danosos desses gases.
Embora o clima mundial tenha sempre variado naturalmente, a grande maioria dos cientistas, agora, acredita que o aumento das concentrações dos chamados gases de efeito estufa na atmosfera terrestre, resultante do crescimento econômico e demográfico nos últimos dois séculos, desde a Revolução Industrial, está ultrapassando os limites dessa variabilidade natural e provocando mudanças irreversíveis no clima, com possíveis impactos negativos sobre a saúde humana, a segurança alimentar, as atividades econômicas, os recursos hídricos e a infra-estrutura física. A maior quantidade de evidências científicas e a crescente preocupação pública com as questões ambientais globais introduziram a mudança do clima na agenda política em meados da década de oitenta e, em 1992, foi adotada a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes. Existem duas formas básicas de combater o efeito estufa: a primeira consiste na redução das emissões dos gases de efeito estufa; a segunda consiste na retirada ou no seqüestro de carbono da atmosfera. São exemplos do primeiro tipo a redução do desmatamento e o aumento da participação da energia hidrelétrica na matriz energética. O plantio de canade- açúcar para a produção de álcool combustível ou o plantio de florestas para a produção de carvão vegetal são exemplos do outro tipo.
No que se refere ao tema tratado no texto acima, julgue os itens seguintes.
Um dos exemplos do florescente negócio industrial citado no texto diz respeito à reciclagem de latas de alumínio, que, no Brasil, era menor que 5% da produção nacional de latas, em 1990, e alcançou quase 70% em 2004, segundo estimativas de empresários do setor.No que se refere ao tema tratado no texto acima, julgue os itens seguintes.
Embora importante, a reciclagem é proposta relativamente superficial para garantir a sustentabilidade ambiental. De fato, precedem a reciclagem, entre os fatores relacionados à gestão de recursos sólidos, medidas relacionadas ao comportamento da população, como a redução do consumo de descartáveis, a menor geração de resíduos e o reúso.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...