Lista completa de Questões de Meio Ambiente do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nos dias atuais acredita-se ser necessário cobrar pelo uso de recursos ambientais como condição essencial para que o processo econômico cumpra suas funções de alocar com eficiência os recursos disponíveis, sem comprometer o nível de qualidade ambiental desejado pela sociedade. Para o exercício da cobrança, é necessário responder às seguintes questões práticas: qual o valor a ser cobrado? De quem cobrar? Qual é o melhor instrumento de cobrança?
Considerando os questionamentos do texto acima, julgue os itens a seguir.Com referência a quem deve ser onerado pela cobrança do uso de recursos naturais, existe, na atualidade, um princípio amplamente aceito, conhecido como princípio do usuário pagador. Esse princípio estabelece que a cobrança deve onerar aqueles que são os usuários do bem ou do serviço ambiental e o governo — municipal, estadual ou federal, dependendo de esfera de impacto ambiental. Um exemplo disso é a cobrança pelo uso da água, do ar ou do solo como receptores de poluentes de um processo produtivo industrial, que deve onerar a indústria que o emprega e o governo, pela falta de fiscalização do processo poluidor em sua fase inicial.
Nos dias atuais acredita-se ser necessário cobrar pelo uso de recursos ambientais como condição essencial para que o processo econômico cumpra suas funções de alocar com eficiência os recursos disponíveis, sem comprometer o nível de qualidade ambiental desejado pela sociedade. Para o exercício da cobrança, é necessário responder às seguintes questões práticas: qual o valor a ser cobrado? De quem cobrar? Qual é o melhor instrumento de cobrança?
Considerando os questionamentos do texto acima, julgue os itens a seguir.Em relação à cobrança pelo uso de recursos naturais, a teoria econômica considera que o valor ideal a ser cobrado deve ser igual a 1.000 vezes o valor dos danos causados por esse uso ao ambiente.
Um dos problemas ambientais mais importantes é a poluição. Esse problema pode ter dimensões planetárias, como o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio, ou locais e regionais, como a contaminação de recursos hídricos e a poluição do ar nas grandes cidades. Sob o ponto de vista da economia, a poluição pode ser entendida como uma externalidade negativa, fenômeno que ocorre quando a atividade de um agente econômico afeta negativamente o bem-estar ou o lucro de outro agente e não há nenhum mecanismo no mercado que faça que este último seja compensado por isso.
Partindo dessas considerações, julgue o item seguinte.A fumaça que sai de um automóvel é exemplo de externalidade negativa, pois afeta o bem-estar dos pedestres e o motorista não tem que pagar nada por isso, a menos que um dispositivo legal o obrigue a tal.
Nas medições das árvores, o cálculo do volume normalmente é baseado no diâmetro e na altura expresso em metros cúbicos. Fórmula V=B.h.f; sendo; V=volume, B=área transversal no DAP, h=altura da árvore e f fator de forma para a espécie do povoamento. O fator de forma mais usado para eucalipto e para pinus são respectivamente:
0,6 e 0,55.
1,6 e 1,55.
2,6 e 2,55.
1,2 e 1,15.
Na tecnologia de transformação e conservação dos produtos de origem vegetal e animal é de fundamental importância a conservação das qualidades dos alimentos. As substâncias orgânicas ativas vitais que exercem funções catalíticas, controlam o metabolismo intermediário, interferem no estado imunológico, além de atuarem no processo de crescimento e de reprodução são denominadas de:
minerais.
lipídeos.
vitaminas.
proteínas.
O homem depende do solo e até certo ponto, bons solos dependem do homem e do uso que deles faz. O denominado solo distrófico é um:
solo com baixa saturação de bases.
solo com baixo teor de alumínio.
solo com alta saturação de bases.
solo com alto teor de alumínio.
Existem vários métodos de controle das pragas que acarretam danos de importância econômica para a agricultura. Os métodos de controle por comportamento:
são processos de controle baseados nos estudos de fisiologia do inseto.
são processos baseados só no controle físico do inseto.
são processos de controle que não permitem evitar o problema de resíduos químicos.
são processos de controle que permitem os insetos a desenvolverem resistência.
Objetivos e justificativas do projeto; Síntese dos resultados dos estudos de diagnóstico ambiental da área de influência do projeto; Caracterização da qualidade ambiental futura da área de influência; Recomendação quanto à alternativa mais favorável. São alguns dos componentes mínimos exigidos em:
O Estudo de Impacto Ambiental deverá ser realizado por equipe multidisciplinar envolvendo ações técnicas e científicas, destinadas a analisar e prever os impactos que a implantação de um projeto trará ao meio ambiente. O Estudo de Impacto Ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades técnicas:
I. Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto.
II. Análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas.
III. Definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos.
IV. Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento.
V. Elaboração de relatório de avaliação ambiental.
É correto o que se afirma APENAS em
Num projeto de manejo e proteção dos ecossistemas, como forma de manter a biodiversidade se faz necessário
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...