Questões de Meio Ambiente do ano 2009

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A partir do tema apresentado no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    A despesca constitui a colocação de peixes retirados do ambiente natural nos tanques ou nos criatórios.

  • B.

    O objetivo da proibição da pesca é evitar a captura de filhotes.

  • C.

    A liberação da pesca de subsistência para moradores ribeirinhos com utilização de caniço simples e linha-de-mão está equivocada, por utilizar tecnologias de pesca de elevado impacto.

  • D.

    O controle da poluição nas partes altas da bacia hidrográfica deve ser redobrado na época da piracema, pois os impactos a médio prazo sobre a comunidade de peixes são maiores nesse período.

  • E.

    O incentivo à piscicultura é opção econômica para o período da piracema e deve ser incentivada porque não apresenta riscos de poluição ou degradação ambiental.

Com relação ao assunto tratado no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    O aproveitamento da borra do café está de acordo com a política dos 3R.

  • B.

    A borra do café não deve ser utilizada na compostagem de resíduos orgânicos.

  • C.

    A borra do café jogada no lixo juntamente com o papel facilita o aproveitamento para fins de reciclagem deste último.

  • D.

    O aproveitamento da borra do café pode ser feito nas usinas de triagem de lixo, dispensando campanhas de separação domiciliar.

  • E.

    A borra do café é resíduo tão insignificante que nada acrescenta em termos de educação ambiental.

Com base no assunto tratado e nas informações fornecidas no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    O texto sugere que o capim dourado tem ampla distribuição, não se aplicando o rótulo de endêmico da região.

  • B.

    A pequena flor branca tem papel irrelevante na perpetuação da população da espécie citada no texto.

  • C.

    A capacitação das artesãs que manipulam o capim dourado pouco contribui para o desenvolvimento local e para a conservação da biodiversidade.

  • D.

    A valorização do artesanato feito do capim dourado não influencia na pressão antrópica sobre a população dessa espécie de sempre-viva, ameaçando-a. E Projeto de educação ambiental em torno do

  • E.

    Projeto de educação ambiental em torno do capim dourado deve incentivar a utilização de todas as partes extraídas da planta.

Desde o final dos anos 1980 – e marcadamente após a ECO-92 –, um modelo alternativo de desenvolvimento veio tomando forma, o socioambientalismo que combina preocupações ambientais e sociais voltando-se para as reivindicações dos excluídos (ou ameaçados de exclusão) do modelo desenvolvimentista. Entre suas principais características podemos destacar:

  • A. estímulo ao incremento do papel do Estado como único agente capaz de defender os interesses coletivos.
  • B. questionamento da participação das ONGs junto às populações indígenas, quilombola e tradicionais por não defenderem os interesses coletivos.
  • C. estímulo a políticas neo-liberais que favoreçam a concorrência salutar entre os agentes envolvidos com o socioambientalismo.
  • D. questionamento do papel do Estado como único agente de defesa dos interesses coletivos, lançando luz sobre a atuação da sociedade civil.
  • E. estímulo à centralização do papel do Estado e questionamento das políticas descentralizadas.

O licenciamento ambiental é um procedimento extremamente útil e desejado, porém complexo, realizado em várias etapas. Em relação ao licenciamento ambiental assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. O procedimento do licenciamento ambiental, juntamente com o Estudo Prévio e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) são grandes aliados do desenvolvimento sustentável, já que objetivam compatibilizar o desenvolvimento econômico com a proteção do ambiente.
  • B. Diferente do processo licenciatório usual, em que uma licença apenas é concedida ao requerente, no licenciamento ambiental são necessárias quatro licenças sucessivas para que o empreendedor possa pôr em funcionamento a obra ou atividade.
  • C. O projeto inicialmente apresentado pelo interessado pode ser modificado inúmeras vezes, caso o órgão ambiental não o entenda adequado às exigências legais e aos padrões ambientais vigentes.
  • D. Várias audiências públicas devem ser realizadas antes da aprovação do projeto para que a população possa conhecê-lo e discuti-lo.
  • E. Dependerá de elaboração de EIA/RIMA, a serem submetidos à aprovação do IBAMA, o licenciamento de atividades que, por lei, seja de competência federal.

Os Sistemas Geográficos de Informações são vistos como modelos digitais do ambiente. Em relação aos Sistemas Geográficos de Informações, é correto afirmar que

  • A. permitem a avaliação de situações ambientais sem muita precisão, mas com economia apreciável do esforço humano na coleta e reorganização dos dados.
  • B. não podem funcionar com base em microcomputadores.
  • C. permitem a avaliação de situações ambientais com uma precisão adequada e com economia apreciável do esforço humano na coleta e reorganização dos dados.
  • D. são sistemas de alto custo.
  • E. não permitem a avaliação de situações ambientais com uma precisão adequada e com economia apreciável do esforço humano na coleta e reorganização dos dados.

O desenvolvimento do ecossistema ou, como é chamado mais freqüentemente, sucessão ecológica envolve mudanças na estrutura de espécies e processos da comunidade ao longo do tempo. Quando não é interrompida pelas forças externas, a sucessão é bastante direcional e, portanto, previsível.

Dentre as opções apresentadas, assinale a INCORRETA.

  • A. Uma sucessão que começa com produção bruta (P) menor que a respiração da comunidade (R) é uma sucessão heterotrófica.
  • B. Se forças externas no ambiente de entrada afetam ou controlam regularmente as mudanças, existe uma sucessão alogênica.
  • C. A seqüência de comunidades que se substituem umas as outras numa dada área chama-se “sere”.
  • D. Apesar de os ecossistemas, não serem “superorganismos”, o seu desenvolvimento apresenta muitos paralelos com a biologia do desenvolvimento de organismos, bem como com o desenvolvimento da sociedade humana.
  • E. Se as mudanças sucessionais são determinadas, em grande parte, por interações internas, o processo é chamado de sucessão alogênica.

A Conferência das Ações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992 aprovou a Agenda 21, documento contendo uma série de compromissos acordados pelos países signatários, que assumiram o desafio de incorporar, em suas políticas públicas, princípios que desde já os colocavam a caminho do desenvolvimento sustentável. Dessa forma, a agenda 21 Brasileira propõe ações que estão organizadas como estratégias prioritárias para a construção da sustentabilidade. Em relação às estratégias propostas para a agricultura sustentável na Amazônia, assinale a alternativa cujas estratégias estão corretas.

  • A. Produção industrial como principal agente do desenvolvimento sustentável na Amazônia, intensificação da pecuária em áreas já desmatadas, controle das atividades de risco, controle e prevenção de queimadas, incentivar a agroindústria de produtos não regionais.
  • B. Produção familiar como principal agente de desenvolvimento na Amazônia, intensificação da pecuária em áreas já desmatadas, controle das atividades de risco, controle e prevenção de queimadas, incentivar a agroindústria de produtos não regionais.
  • C. Produção industrial como principal agente do desenvolvimento sustentável na Amazônia, a não intensificação da pecuária em áreas já desmatadas, controle das atividades de risco, controle e prevenção de queimadas, incentivar a agroindústria de produtos regionais.
  • D. Produção familiar como principal agente do desenvolvimento sustentável na Amazônia, a não intensificação da pecuária em áreas já desmatadas, controle das atividades de risco, controle e prevenção de queimadas, incentivar a agroindústria de produtos regionais e não regionais.
  • E. Produção familiar como principal agente do desenvolvimento sustentável na Amazônia, intensificação da pecuária em áreas já desmatadas, controle das atividades de risco, controle e prevenção de queimadas, incentivar a agroindústria de produtos regionais.

Podemos usar as florestas de maneira sustentável enfatizando o valor econômico de seus serviços ecológicos, não cortando árvores mais rapidamente do que seu recrescimento e protegendo áreas de florestas primarias e áreas vulneráveis. São formas de manejo sustentável de florestas:

  • A. Conservar a biodiversidade e os recursos da água e do solo; não produzir madeiras em rotações longas; confiar mais no corte seletivo e no corte por faixas; não fazer corte raso, corte raso com sementões, nem cortes seletivos em terras com declives íngremes; não fragmentar os grandes blocos de florestas; reduzir a construção de estradas em áreas de florestas não cortadas; deixar grande parte de árvores mortas que estão em pé e os troncos caídos para servir de habitat e para reciclagem de nutrientes; certificar a produção da madeira por meio de métodos sustentáveis; incluir os serviços ecológicos das árvores e florestas no valor econômico estimado.
  • B. Conservar a biodiversidade e os recursos da água e do solo; produzir mais madeiras em rotações longas; confiar mais no corte seletivo e no corte por faixas; fazer corte raso, corte raso com sementões, e não fazer cortes seletivos em terras com declives íngremes; fragmentar os grandes blocos de florestas; reduzir a construção de estradas em áreas de florestas não cortadas; deixar grande parte de árvores mortas que estão em pé e os troncos caídos para servir de habitat e para reciclagem de nutrientes; certificar a produção da madeira por meio de métodos sustentáveis; incluir os serviços ecológicos das árvores e florestas no valor econômico estimado.
  • C. Conservar a biodiversidade e os recursos da água e do solo; produzir mais madeiras em rotações longas; confiar mais no corte seletivo e no corte por faixas; não fazer corte raso, corte raso com sementões, fazer cortes seletivos em terras com declives íngremes; não fragmentar os grandes blocos de florestas; reduzir a construção de estradas em áreas de florestas não cortadas; não deixar grande parte de árvores mortas que estão em pé e os troncos caídos para servir de habitat e para reciclagem de nutrientes; certificar a produção da madeira por meio de métodos sustentáveis; incluir os serviços ecológicos das árvores e florestas no valor econômico estimado.
  • D. Conservar a biodiversidade e os recursos da água e do solo; não produzir madeiras em rotações longas; confiar mais no corte seletivo e no corte por faixas; não fazer corte raso, corte raso com sementões, nem cortes seletivos em terras com declives íngremes; fragmentar os grandes blocos de florestas; reduzir a construção de estradas em áreas de florestas não cortadas; não deixar grande parte de árvores mortas que estão em pé e os troncos caídos para servir de habitat e para reciclagem de nutrientes; certificar a produção da madeira por meio de métodos sustentáveis; incluir os serviços ecológicos das árvores e florestas no valor econômico estimado.
  • E. Conservar a biodiversidade e os recursos da água e do solo; produzir mais madeiras em rotações longas; confiar mais no corte seletivo e no corte por faixas; não fazer corte raso, corte raso com sementões, nem cortes seletivos em terras com declives íngremes; não fragmentar os grandes blocos de florestas; reduzir a construção de estradas em áreas de florestas não cortadas; deixar grande parte de árvores mortas que estão em pé e os troncos caídos para servir de habitat e para reciclagem de nutrientes; certificar a produção da madeira por meio de métodos sustentáveis; incluir os serviços ecológicos das árvores e florestas no valor econômico estimado.

Existem diferentes concepções para o conceito de Desenvolvimento Sustentável, isto é, pode apresentar diferentes sentidos. Para o WWF (Fundo Mundial para a Natureza), a sociedade ecologicamente sustentável é aquela que

  • A. conserva os sistemas de suporte à vida; assegura que o uso dos recursos renováveis seja sustentável e que a degradação dos recursos não renováveis seja minimizada; e mantém-se dentro dos limites de suporte dos ecossistemas.
  • B. conserva a biodiversidade e os sistemas de suporte à vida; assegura que o uso dos recursos renováveis seja sustentável e que a degradação dos recursos não renováveis seja minimizada; e mantém-se dentro dos limites de suporte dos ecossistemas.
  • C. conserva os sistemas de suporte à vida; assegura que o uso dos recursos renováveis seja sustentável e que a degradação dos recursos não renováveis seja minimizada.
  • D. conserva a biodiversidade; assegura que o uso dos recursos renováveis seja sustentável e que a degradação dos recursos não renováveis seja minimizada; e mantém-se dentro dos limites de suporte dos ecossistemas.
  • E. conserva a biodiversidade e os sistemas de suporte à vida; assegura que o uso dos recursos renováveis seja sustentável e que a degradação dos recursos não renováveis seja minimizada.
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