Lista completa de Questões de Meio Ambiente do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Existem vários processos para reduzir a poluição atmosférica povocada por atividades industriais. A remoção de material particulado das emissões atmosféricas é feita, dentre outros, pelo processo de
absorção.
adsorção.
condensação.
combustão.
centrifugação.
Os processos de refino e as operações de manuseio do petróleo, bem como o tratamento dos efluentes, geram diversos resíduos sólidos que podem causar risco ao meio ambiente. A lama de cloreto de cálcio da neutralização do ácido clorídrico (HCl) é um resíduo gerado pelo processo de
craqueamento térmico.
isomerização.
desparafinação.
extração por solvente.
desasfaltação a propano.
A quantidade de matéria orgânica presente é um importante parâmetro para se conhecer o grau de poluição de uma água residuária, sendo medida pela Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). Na prática, sabe-se que
a DBO diminui à que medida que o grau de poluição orgânica aumenta.
o teste padrão de DBO é realizado a uma temperatura de 20 ºC, durante um período de incubação de 5 dias.
a nitrificação ocorre, geralmente, na DBO de primeiro estágio.
a variação da DBO dos esgotos domésticos se situa, normalmente, entre 10 mg/L e 40 mg/L.
a oxidação da matéria carbonácea ocorre, geralmente, na DBO de segundo estágio.
As tecnologias de tratamento de água para consumo humano geralmente se dividem em dois grupos: aquele no qual não é empregada a coagulação química e aquele em que esse processo é imprescindível. Considerando-se a coagulação química, qual a tecnologia que NÃO a utiliza para tratamento de água?
Filtração direta descendente
Filtração lenta
Filtração direta ascendente
Processo de floco-decantação
Tratamento convencional
A contaminação de águas destinadas ao consumo humano com cianotoxinas é um problema grave, decorrente da poluição ambiental dos mananciais de água. Pode provocar a mortandade de peixes e outros animais, incluindo o homem, que consome a água ou os organismos contaminados. Como exemplo de cianotoxinas, cita-se a
trifluralina.
simazina.
atrazina.
microcistina.
permetrina.
O tratamento de água convencional apresenta diversas fases, sendo uma das mais importantes a mistura rápida. Sobre a fase de mistura rápida no tratamento convencional da água, é INCORRETO afirmar que
o gradiente de velocidade influencia na determinação da potência dos misturadores mecanizados.
os rotores de bombas podem ser utilizados como misturadores rápidos, desde que atendam à Norma e resistam à ação do produto químico.
a recomendação para o tempo de mistura é não superior a 5 segundos, quando não puderem ser realizados ensaios de laboratório.
a mistura rápida deve apresentar gradientes de velocidade entre 70 e 100 s-1.
a calha Parshall, além de medidor de vazão, é um tipo de misturador rápido hidráulico.
O volume de lodo produzido durante a operação de uma estação de tratamento de esgoto é de 3.300 m3, com umidade inicial de 95%. Instalando-se na estação um processo de redução de umidade que a diminui para 70%, o volume final do lodo a ser removido será, em m3, de
550
725
1.250
2.145
2.475
Diversos são os meios para o controle e abatimento das emissões de poluentes para a atmosfera. Diante dessa diversidade, uma ação efetiva de controle e abatimento é a que
recomenda a queima de carvão sólido em lugar de queimar carvão liquefeito ou gaseificado para o controle da emissão de material particulado.
remove material particulado com precipitadores eletrostáticos, que são equipamentos baseados na utilização de camadas de filtros tubulares que aprisionam as partículas.
remove partículas pequenas, menores que 50 μm, através da deposição gravitacional, por meio de coletores gravitacionais.
separa partículas de gases com o separador ciclônico, que é um equipamento que atua por meio de um processo de lavagem do poluente.
reduz a formação de CO na combustão de motores de automóveis pela utilização de misturas mais ricas em oxigênio.
Nos últimos anos, o tema mudanças climáticas ocupa lugar de destaque nos debates da comunidade científica internacional. Os efeitos catastróficos previstos para a ecosfera exigem medidas urgentes para a preservação do planeta. Nessa ampla discussão, é consenso afirmar que
a superfície do planeta tem experimentado um abaixamento de temperatura, devido à emissão dos chamados gases de efeito estufa.
a chuva ácida é um fenômeno localizado que afeta os países de clima muito frio, por meio da ação do gás carbônico sobre as geleiras.
a destruição da camada de ozônio impede que as radiações ultravioleta atinjam a superfície do solo e, com isso, reduz a produtividade agrícola.
o smog fotoquímico é a poluição do ar, sobretudo em áreas urbanas, por ozônio e outros compostos originados por reações fotoquímicas causadas pela luz solar.
os países industrializados autorizam os países em desenvolvimento a aumentarem suas emissões de gases de efeito estufa, por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo MDL.
São exemplos de poluentes atmosféricos primário e secundário, respectivamente,
monóxido de carbono (CO) e ácido sulfúrico (H2SO4).
monóxido de carbono (CO) e óxido de nitrogênio (NOx).
ácido sulfúrico (H2SO4) e óxido de nitrogênio (NOx).
óxido de nitrogênio (NOx) e dióxido de enxofre (SO2).
dióxido de enxofre (SO2) e monóxido de carbono (CO).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...