Lista completa de Questões de Meio Ambiente do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O tempo de residência (ou de retenção) da água é um parâmetro que interfere nos processos que atuam sobre a qualidade da água de sistemas de águas continentais naturais ou artificiais (reservatórios). Essa variável, que foi, durante muito tempo, um dos padrões de comparação de estuários, é usada para
Empreendimentos hidrelétricos apresentam, frequentemente, problemas de sustentabilidade ambiental. Esse fato é comprovado a partir de critérios que identificam problemas físico-químico-biológicos, decorrentes da implantação e da operação de uma usina hidrelétrica, e da sua interação com as características ambientais do seu locus de construção.
A esse respeito, analise os problemas ambientais apresentados a seguir.
I - Alteração do regime hidrológico, comprometendo as atividades a jusante do reservatório.
II - Falta de saneamento básico, com esgoto correndo a céu aberto em locais de alta densidade demográfica.
III - Uso múltiplo das águas, em razão do caráter histórico de priorização da geração elétrica em detrimento dos outros possíveis usos, como irrigação, lazer, piscicultura, entre outros.
IV - Comprometimento da qualidade das águas devido ao caráter lêntico do reservatório, o que dificulta a decomposição dos rejeitos e efluentes.
São problemas ambientais decorrentes de usinas hidrelétricas os apresentados em
NÃO corresponde a um objetivo da AAI a(o)
São unidades de conservação de uso sustentável:
A capacidade das usinas hidrelétricas atualmente em operação (cerca de 70 mil MW) representa cerca de 30% do potencial hidrelétrico total no Brasil, estimado em mais de 260 mil MW.
Na expansão da capacidade hidrelétrica a ser instalada no Brasil, há, no entanto, problemas nas questões relacionadas
Nos anos de 2003 e 2004, o Governo Federal lançou as bases de um novo modelo para o setor elétrico brasileiro, sustentado pelas Leis no 10.847 e nº 10.848, de 15 de março de 2004, e pelo Decreto nº 5.163, de 30 de julho de 2004. O novo modelo do setor elétrico brasileiro criou novas instituições, conforme mostrado na figura abaixo, e alterou funções de algumas instituições já existentes.
Uma dessas instituições, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) tem por finalidade a(o)
As Áreas de Influência de um aproveitamento hidrelétrico deverão ser delimitadas nos estudos ambientais que subsidiam a etapa de estudos de viabilidade do empreendimento.
A respeito da delimitação das Áreas de Influência de um aproveitamento hidrelétrico, considere as afirmações a seguir.
I - A delimitação da Área de Influência Direta circunscreve a Área de Influência Indireta e deverá contemplar os trechos a jusante e a montante do aproveitamento hidrelétrico.
II - A Área de Influência Indireta será limitada pelos divisores da bacia hidrográfi ca ou pelos limites municipais.
III - As Áreas de Influência deverão ser delimitadas para cada fator do ambiente natural e para os componentes culturais, econômicos, sociais e políticos.
IV - A Área de Influência Direta poderá estender-se além dos limites da área a ser definida como polígono de utilidade pública.
É correto APENAS o que se afirma em
A eutrofização, processo que ocorre nos ambientes aquáticos, caracteriza-se pela entrada excessiva de nutrientes, o que acarreta aumento das taxas de produção primária e de geração de biomassa, alterando a diversidade biológica local e os processos sedimentares (eutrofização natural).
Um tipo de eutrofização é a cultural, que é um processo
O PIR possibilita
O texto apresentado trata da importância dos impactos na ictiofauna e suas respectivas frequências, como interrupção de rotas migratórias de peixes (95%), aprisionamento de peixes (85%) e alteração nas comunidades de peixes (72,5%).
Quais são as medidas mitigadoras mais frequentemente associadas a esses impactos?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...