Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos efeitos ambientais dos efluentes aéreos das usinas termelétricas, considere as afirmações abaixo.
I - Os oxidantes fotoquímicos são causadores de problemas de poluição como smog, irritação dos olhos e garganta, queima de espécies vegetais e deterioração da borracha natural.
II - O material particulado, quando atuando de maneira isolada dos outros efluentes aéreos, não apresenta prejuízos para a flora, fauna e saúde humana.
III - Os óxidos de nitrogênio provenientes da queima do combustível, em associação com o material particulado, são responsáveis pelo agravamento das enfermidades pulmonares, cardiovasculares e renais.
IV - O dióxido de enxofre associado ao material particulado altera a flora e a fauna em graus variáveis e pode causar efeitos ambientais a consideráveis distâncias dos locais de emanação.
V - Os hidrocarbonetos provenientes da queima do combustível são os principais responsáveis, dependendo de suas concentrações, pelo surgimento da chuva ácida, dentre outros efeitos.
Estão corretas apenas as afirmações:
I e IV.
III e V.
I, III e IV.
I, III e V.
II, IV e V.
A busca de soluções para o problema da poluição deve começar sempre pela prevenção. Quando esgotados os esforços neste sentido, deve-se optar pelo controle das fontes de emissão com o uso de equipamentos específicos. Com relação às formas de controle das emissões atmosféricas em atividades industriais, considere as afirmações abaixo.
I - Além dos sistemas de lavagem e precipitadores eletrostáticos, uma das formas eficientes de remoção do material particulado se faz por meio de adsorvedores, em especial com o uso de carvão ativado.
II - Os materiais gasosos na forma de vapores, isto é, a temperaturas elevadas, podem ser removidos por condensação.
III - Quando se tratar de uma emissão de gases inflamáveis, ou cuja composição química seja alterada a altas temperaturas, eles podem ser submetidos a um processo de combustão ou queima, processo muito usado para eliminar o mau cheiro produzido por gases orgânicos.
IV - Os sistemas secos tais como coletores mecânicos inerciais e gravitacionais e coletores centrífugos do tipo ciclone são equipamentos eficientes para a remoção de gases e vapores.
V - Quando em grandes concentrações, os materiais particulados podem ser removidos utilizando a incineração térmica ou catalítica.
Estão corretas apenas as afirmações. Estão corretas apenas as afirmações.
I e V
II e III
II e IV
I, II e III
I, III e IV
Os efluentes líquidos provenientes da operação de usinas termelétricas são capazes de provocar alterações no solo e nas águas superficiais e subterrâneas. Com relação aos efeitos ambientais dos efluentes líquidos das usinas termelétricas assinale a afirmativa INCORRETA.
Um dos problemas de poluição proveniente dos efluentes dos sistemas de refrigeração das usinas termelétricas é o abaixamento da temperatura da água do corpo hídrico onde o efluente é lançado, fato que provoca a redução da concentração de oxigênio deste corpo hídrico.
A estocagem do combustível em termelétricas pode resultar na percolação da drenagem ácida através do solo, tornando a água subterrânea não potável, além de criar um ambiente potencialmente corrosivo para fundações e estruturas enterradas.
A limpeza de caldeiras e demais equipamentos de queima e geração de vapor é realizada periodicamente utilizando compostos químicos, como ácidos, fosfatos e hidróxidos, dentre outros, que resultam num efluente líquido potencialmente poluidor.
O cobre em termelétricas pode aparecer nos efluentes das purgas e lavagens de equipamentos, sendo tóxico ao homem, à flora e à fauna aquática.
Os cromatos, que podem ser utilizados nos sistemas de refrigeração para o controle da corrosão, apresentam toxidez ao homem, principalmente se o composto contiver o cromo na forma hexavalente.
Os métodos ou técnicas de avaliação de impactos ambientais são instrumentos estruturados que têm por objetivos comparar, organizar, avaliar e sintetizar os impactos de um determinado projeto ou empreendimento. Existem diversos métodos para avaliação de impactos ambientais, cada qual com suas vantagens e desvantagens. Diante do exposto, considere as afirmações a seguir.
I - Os métodos baseados nas declarações e no conhecimento empírico dos especialistas sobre impactos ambientais são denominados de espontâneos ou ad hoc e apresentam como vantagem a rápida estimativa dos impactos.
II - As listagens de controle (Check-Lists) são utilizadas em fases mais avançadas da avaliação de impactos e apresentam como vantagem a possibilidade de considerar relações de causa/efeito entre os impactos.
III - As redes de interação são métodos que delineiam conexões ou conjuntos de dependências entre as ações de um projeto e seus impactos resultantes, podendo mostrar o relacionamento dos impactos diretos (de primeira ordem) e indiretos (decorrentes daqueles de primeira ordem).
IV - As técnicas conhecidas como matrizes são indicadas para grandes projetos, pois são solucionadas rapidamente usando computador, porém apresentam como desvantagem a dificuldade de determinação dos impactos decorrentes da interação entre as atividades do projeto e os elementos específicos do meio ambiente.
V - A sobreposição de cartas (overlay mapping) consiste na superposição de diferentes cartas temáticas, uma para cada fator ambiental, para reprodução da síntese da situação ambiental de uma área ou região, e apresenta como desvantagem o fato de que nem todos os indicadores de impactos podem ser visualizados ou apresentados espacialmente.
Estão corretas apenas as afirmações:
I, II e IV
I, III e V
II, IV e V
I, II, III e IV
II, III, IV e V
Os resultados dos ensaios de alguns parâmetros de qualidade da água em 3 (três) corpos hídricos I, II e III apresentaram os seguintes valores:
Com base na análise somente dos resultados apresentados pelos ensaios, assinale a alternativa que compara de maneira INCORRETA a qualidade das águas dos corpos hídricos.
A água do corpo hídrico II apresenta uma toxidade maior do que as demais, se analisada somente a concentração do elemento químico de efeito cumulativo.
A água do corpo hídrico III é potencialmente mais corrosiva do que as demais.
O corpo hídrico I apresenta uma concentração maior de matéria orgânica biodegradável do que os demais.
O corpo hídrico I é o único que pode conter microorganismos patogênicos.
O corpo hídrico III é o que apresenta menor concentração de matérias em suspensão, capazes de interferir com a passagem da luz, quando comparado com os demais.
Os efluentes aéreos gerados na operação de uma usina termelétrica são constituídos por gases e materiais particulados. Com relação aos efluentes aéreos das usinas termelétricas, assinale a afirmativa INCORRETA.
As emissões sulfurosas de usinas a óleo são superiores às emissões de usina a carvão devido ao maior teor de enxofre no óleo queimado nas termelétricas.
O nitrogênio contido no combustível das usinas termelétricas é o principal responsável pela formação dos óxidos de nitrogênio durante a queima.
O monóxido de carbono e os hidrocarbonetos são emitidos em usinas termelétricas em virtude da queima incompleta do combustível.
Os hidrocarbonetos, em sua maior parte, não são nocivos, porém seu perigo decorre das suas reações fotoquímicas com o óxido de nitrogênio, resultando em ozônio e outros oxidantes fotoquímicos.
Durante a combustão, parte das cinzas formadas é arrastada pelo fluxo de gases para a chaminé (cinzas volantes ou leves) e parte delas fica no fundo da caldeira (cinzas residuais ou pesadas).
Um problema constante nas usinas termelétricas é a formação de incrustações nas caldeiras a vapor que podem resultar em danos, inclusive com risco de explosão. A característica indesejável da água, que favorece a formação de incrustações em caldeiras, é:
pH baixo.
cor elevada.
dureza elevada.
baixa concentração de oxigênio dissolvido.
alta concentração de nitratos.
A auditoria ambiental é um processo sistemático e formal de verificação da conduta ambiental e/ou do desempenho ambiental de uma entidade que, de acordo com os objetivos, pode receber diferentes denominações. A auditoria ambiental cujo objetivo principal é avaliar possíveis riscos e custos associados a passivos ambientais, utilizada principalmente na avaliação para fusões, aquisições e refinanciamento de empresas e, também, na desativação de atividades industriais, é denominada:
de verificação de correções (follow-up).
de responsabilidade (due dilligence).
de certificação.
de desempenho ambiental.
de conformidade legal.
Com relação às características cor e turbidez das águas de reservatórios e rios, assinale a afirmação correta.
A cor real de certa amostra de água apresentará valor igual ou superior ao determinado para a cor aparente desta mesma amostra.
A cor aparente é proveniente principalmente da decomposição da matéria orgânica de origem predominantemente vegetal
A denominada cor real das águas dos mananciais deve-se principalmente à presença de material em suspensão
A turbidez dos corpos hídricos deve-se principalmente à presença de colóides em solução.
A turbidez de certa amostra de água pode interferir na determinação do valor de sua cor real.
Na tabela abaixo estão relacionadas as principais regiões fitogeográficas do Brasil.
Com base na tabela, a opção que completa o quadro corretamente é:
X = 1 Y = grandes áreas inundadas; podem ser encontrados locais com vegetação típica de cerrado, de campo e de floresta.
X = 2 Y = grandes áreas de florestas; podem ser encontrados locais com grande diversidade de mamíferos ameaçados de extinção.
X = 3 Y = grandes áreas de florestas; podem ser encontrados locais com grande diversidade de mamíferos ameaçados de extinção.
X = 4 Y = grandes áreas inundadas; podem ser encontrados locais com vegetação típica de cerrado, de campo e de floresta.
X = 5 Y = ocupa o nordeste do território nacional; ocorre em regiões de grandes rios e alguns dos animais típicos são a cascavel e a jibóia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...