Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Definida por lei como Área de Preservação Permanente (APP), a mata ciliar que circunda um reservatório de uma usina hidrelétrica tem características e funções próprias. Uma destas características é o fato de que a(o):
presença de uma mata ciliar é o principal fator de contenção do solo das margens dos grandes reservatórios.
mata ciliar de um reservatório de uma usina hidrelétrica, devido à sua grande extensão, é a principal fonte de nutrientes e energia para as comunidades aquáticas, além de funcionar como regulador do nível da água.
mata ciliar criada após o enchimento de um reservatório de uma usina hidrelétrica terá as mesmas características e funções daquela original que margeava o rio, pois está na mesma bacia hidrográfica.
composição florística da mata ciliar original deve ser reproduzida se for preciso implantar vegetação nas margens criadas após o enchimento de um reservatório.
regime de operação da hidrelétrica, que reflete no nível de água do reservatório, tem efeito direto sobre as funções da mata ciliar, podendo, inclusive, anular seus benefícios.
Preocupados com o iminente rompimento de uma barragem, os técnicos responsáveis queriam saber quanto tempo teriam para alertar os moradores de uma cidade a jusante. Para isso, eles dispunham das seguintes informações: a vazão do canal a jusante da barragem, antes do rompimento, era de 20 m3/s, a vazão, depois do rompimento seria, de 200 m3/s, a área da seção molhada, antes do rompimento, era de 100 m2 e depois seria 160 m2; a cidade está a uma distância de 1.800 m da barragem, a jusante; a eventual onda provocada pelo rompimento da barragem teria formato constante monoclinal; o canal possui forma retangular.
Acerca dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.
A velocidade de propagação da onda após o rompimento seria de aproximadamente 6,0 m/s.
A área de inundação de um reservatório pode conter vegetação abundante, como no caso amplamente divulgado da usina hidrelétrica de Barra Grande, no Rio Pelotas. Argumentava-se que milhares de hectares de florestas íntegras e em estágio avançado de sucessão seriam inundados. Em casos similares, qual é a recomendação técnica referente a uma vegetação abundante para que os impactos ao sistema sejam os menores possíveis?
A vegetação local, como componente fundamental do sistema, deve ser mantida intacta na área de inundação.
A legislação proíbe que se retire a vegetação, exceto os indivíduos das espécies ameaçadas.
O máximo possível de biomassa vegetal deve ser retirado da área de inundação, pois sua decomposição provoca alterações químicas na água
Devem ser retiradas apenas amostras de material fértil da vegetação para se conhecer o que será perdido pela formação do reservatório.
Para evitar problemas futuros para a operação da hidrelétrica e para a navegabilidade, todas as árvores de grande porte devem ser derrubadas em locais pré-definidos.
Durante um evento chuvoso, o vão de uma pequena ponte foi insuficiente para acomodar o escoamento de um rio, o que resultou na destruição dessa ponte. No laudo do perito, foi constatado que a vazão de projeto foi subdimensionada, pois o coeficiente de escoamento superficial fora subestimado. Acerca dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
Mudanças no uso e no manejo do solo da área a montante da ponte, tais como urbanização, desmatamento etc., podem ter contribuído para o aumento da vazão de pico, por meio da redução do coeficiente de escoamento superficial dessa área.
Os dados abaixo foram obtidos de um inventário definitivo em uma população de
Baseando-se nestes dados, o coeficiente de variação e o erro
de amostragem corretos, respectivamente, são:
24,293% para um volume médio de 226,881 m3/ha e erro de amostragem absoluto de 6,714 m3/ha.
10,707% para um volume médio de 226,881 m3/ha e erro de amostragem absoluto de 6,714 m3/ha
10,707% para um volume por hectare de 2.473,0 m3/ha e erro de amostragem relativo de 0,0027%.
2,17% para um volume médio de 226,881 m3/ha e erro de amostragem relativo de 0,0027%.
2,17% para um volume médio de 226,881 m3/ha e erro de amostragem relativo de 2,96%.
Durante um evento chuvoso, o vão de uma pequena ponte foi insuficiente para acomodar o escoamento de um rio, o que resultou na destruição dessa ponte. No laudo do perito, foi constatado que a vazão de projeto foi subdimensionada, pois o coeficiente de escoamento superficial fora subestimado. Acerca dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
Uma outra razão para esse rompimento poderia ter sido a superestimativa do tempo de concentração da área de drenagem a montante da ponte.
A Amostragem Aleatória Simples requer que todas as combinações possíveis de (n) unidades amostrais da população tenham igual chance de participar da amostra.
Considerando o texto acima, nesse processo de amostragem, a área florestal a ser inventariada:
é tratada como uma população única, garantindo-se que todos os segmentos da população sejam representados na amostra.
é tratada como uma população única, não sendo possível garantir que todos os segmentos da população sejam representados na amostra.
é tratada como uma população única e as unidades amostrais são distribuídas segundo uma mesma orientação, garantindo-se que todos os segmentos da população sejam representados na amostra.
é tratada de acordo com a tipologia florestal e as unidades amostrais são distribuídas em grupos, garantindose que todos os segmentos da população sejam representados na amostra.
tem suas unidades amostrais distribuídas de acordo com a tipologia florestal, garantindo-se que todos os segmentos da população sejam representados na amostra.
Considerando as curvas I e II, de infiltração de água no solo, mostradas na figura acima, julgue os itens que se seguem.
A infiltração acumulada na condição II do gráfico pode ser estimada por meio da área sobre a curva II.
A amostragem é uma ferramenta de extrema utilidade aos inventários florestais de grandes ou pequenas populações, especialmente quando os resultados devem ser obtidos no menor espaço de tempo, pelo menor custo e com a precisão desejada.
Considerando o texto acima e a necessidade de avaliação da cobertura florestal de uma floresta nativa, quanto à sua extensão e à caracterização dos tipos florestais, o método mais recomendado por permitir maior abrangência das espécies florestais e poder ser executado em menor tempo e com menor custo é o(a):
censo.
amostragem aleatória.
amostragem sistemática.
amostragem em conglomerados.
amostragem de Bitterlich.
Considerando as curvas I e II, de infiltração de água no solo, mostradas na figura acima, julgue os itens que se seguem.
Se a curva II do gráfico representa a infiltração do solo previamente seco, então a curva I representa a infiltração no mesmo solo previamente umedecido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...