Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do assunto tratado no texto, julgue os itens que se seguem.
O levantamento do conhecimento etnobiológico existente e o nível de ocorrência de recursos genéticos nas condições naturais fazem parte do diagnóstico para a incorporação de espécies vegetais nativas no aproveitamento econômico.
A elaboração de planos de manejo de recursos pesqueiros na Amazônia requer a consideração da extensão e complexidade da bacia hidrográfica, a grande diversidade da ictiofauna e dos hábitos dos peixes, a grande variedade dos métodos de pesca, o enorme contingente de pescadores, seus sistemas de organização profissional e assistência por parte do poder público. Diante de tantos desafios, é importante que planos locais para o ordenamento e manejo de estoques pesqueiros e água doce sejam estabelecidos por critérios bem definidos. Os critérios clássicos que contemplam o maior número desses aspectos são:
época da desova, restrição referente ao defeso da piracema, quantidade de cotas ou licenças, número de pescadores e de barcos que operam numa dada área.
vulnerabilidade da espécie, tamanho mínimo de primeira maturação, época de desova, área, restrições legais.
número de unidades de barcos credenciadas na atividade pesqueira da área em questão, acertos informais entre pescadores e comunitários, restrição referente ao defeso da piracema.
estipulação de cotas ou licenças a cada safra, tipo e dimensão dos aparelhos de pesca, tamanho das malhas e locais de uso, áreas sensíveis à pesca, vulnerabilidade da espécie, época da desova.
área, apetrecho, época, quantidade de cotas ou licenças, espécies-alvo, tamanho da frota, acordos comunitários.
Acerca do assunto tratado no texto, julgue os itens que se seguem.
A domesticação de espécies com potencial socioeconômico e cultural apresenta grande importância e histórico com resultados positivos, como o caso do dendê (Elaeis guineensis).
Na região centro-meridional do Estado do Maranhão, entre as nascentes dos rios Alpecartas e Itapecuru, localiza-se uma Unidade de Conservação Estadual com uma área total de 500.000 hectares. Destaca-se na sua vegetação, árvores de pequeno porte, retorcidas e de casca grossa, entre elas as mais importantes: o pau-terra, o pequi, a lobeira e, ainda, o bacuri e o murici (frutíferas), sucupira e jabota (medicinais). A mata ciliar é constituída principalmente por palmeiras de buriti. Entre as espécies da fauna, algumas espécies ameaçadas de extinção como, por exemplo: o urubu-rei, o tatu-canastra e o cachorro-domato- vinagre. Essas características descrevem o Parque
Estadual do Bacanga.
Estadual do Mirador.
Estadual da Lagoa da Jansen.
Estadual Marinho do Parcel do Manuel Luís.
Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Acerca do assunto tratado no texto, julgue os itens que se seguem.
Ações de prospecção da biodiversidade capazes de identificar áreas onde a diversidade genética está concentrada são importantes para as atividades de coleta, porém de pouco interesse para a conservação in situ.
A queimada é uma antiga prática agropastoril ou florestal que utiliza o fogo de forma controlada para facilitar a agricultura ou renovação de pastagens. Embora autorizada pelo IBAMA sob critérios técnicos, essa prática deve ser contida devido ao risco de originar incêndios fora de comtrole. Estes incêndios expõem o meio ambiente a danos e riscos, dentre os quais:
a destruição de pragas e doenças, eliminando seus efeitos sobre as plantações.
o ressecamento do solo, favorecendo o desenvolvimento de espécies desérticas em menos de um ano após a queimada.
a destruição da cobertura vegetal, favorecendo a penetração da água da chuva no solo.
a destruição da cobertura vegetal, favorecendo a erosão do solo e conseqüente assoreamento dos rios.
a destruição da fauna e flora, ocasionando diminuição do CO2 na atmosfera decorrente do processo de respiração.
A aptidão climática é uma variável importante no processo de zoneamento ecológico-econômico. Acerca dessa variável, do diagnóstico da aptidão climática e sua relação com o zoneamento ecológico-econômico, julgue os itens que se seguem.
Áreas com deficiência hídrica anual superior a 150 mm podem ser classificadas como zonas aptas para o cultivo de café.
A educação ambiental é em geral subdividida em duas categorias, conforme o local e o público alvo a que se destina. Segundo esta proposta de subdivisão, a educação ambiental promovida fora das unidades de ensino para um público variável é denominada:
informal.
formal.
primária.
secundária.
fundamental.
A aptidão climática é uma variável importante no processo de zoneamento ecológico-econômico. Acerca dessa variável, do diagnóstico da aptidão climática e sua relação com o zoneamento ecológico-econômico, julgue os itens que se seguem.
Em relação à umidade para uma espécie de planta, é possível modificar os limites do mapeamento de áreas potenciais para seu cultivo, o que não pode ser realizado no que diz respeito à energia para o meio, em ambientes abertos e naturais.
Um dos agravantes dos índices de poluição atmosférica nos ambientes urbanos é decorrente de um fenômeno meteorológico conhecido como "inversão térmica". O seu efeito é o de reter, próximo à superfície, os poluentes gerados pela atividade industrial e pela frota de veículos automotores. A inversão térmica pode ser definida como a
sobreposição de uma camada de ar frio sobre uma camada de ar quente, promovendo o movimento descendente do ar.
sobreposição de uma camada de ar quente sobre uma camada de ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar.
sobreposição de uma camada de ar frio sobre uma camada de ar quente, impedindo o movimento ascendente do ar.
manutenção da camada de ar frio, mais densa e pesada, próxima à superfície terrestre.
manutenção da camada de ar quente nos estratos mais altos da atmosfera.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...