Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entende-se por impacto hidrológico a indisponibilização de vazões que um usuário causa aos outros usuários de uma bacia. O impacto que um usuário causa sobre os demais usuários na bacia é diretamente influenciado pelo tipo de uso da água (captação, consumo ou diluição), pela posição do usuário na bacia e pelo uso global da água no momento de análise do impacto. A figura apresenta uma bacia hidrográfica em que os usuários de U1 a U4 já estão instalados e o U5 irá se instalar. Com a entrada de U5, o que ocorrerá?
U1 será impactado se U5 for usuário do tipo captação (tira e devolve 20 m3/s).
U2 será impactado se U5 for usuário do tipo captação (tira e devolve 20 m3/s).
U3 será impactado se U5 for usuário do tipo consumo (tira 20 m3/s e não devolve nada).
U4 será impactado se U5 for usuário do tipo captação (tira e devolve 20 m3/s).
U4 não será impactado se U5 for usuário do tipo consumo (tira 20 m3/s e não devolve nada).
Para medir a vazão em uma determinada seção de uma bacia com o uso de um molinete, foi necessário separar a seção transversal em trechos e realizar medidas com o molintete a duas profundidades (0,2 e 0,8 do total). A tabela abaixo fornece os dados obtidos para faixas verticais da seção.
A vazão na seção do curso d'água, determinada pelo método da meia seção, em m3/s, é:1,20
1,05
0,90
0,75
0,60
A tabela a seguir apresenta a série histórica de cotas máximas anuais em uma seção transversal do rio A.
Supondo que as cotas sigam a tendência desta série amostral, qual o tempo de recorrência correspondente a um pico anual maior ou igual a 12 m?
2 anos.
4 anos.
5 anos.
6 anos.
10 anos.
A tabela a seguir apresenta a série de vazões diárias obtidas durante o período de vazante em uma seção transversal do rio M. Estas vazões encontram-se dentro do período de ascensão do hidrograma. Considerando a amostra consistente, qual a probabilidade de ocorrência de uma vazão de 20 m
10%
20%
30%
40%
50%
Antes de se usar uma série de dados de precipitação de um posto pluviométrico devem ser detectados erros grosseiros, preenchidas as falhas e verificada a consistência dos dados. Um dos métodos de preenchimento de falhas é o método da ponderação regional. Determine, por este método, o registro perdido de uma precitação na estação R, sabendo que as outras estações dentro da mesma região hidrometeorológica registraram, para a mesma precipitação, o seguinte: M = 80 mm; N = 90 mm; R = perdido; S = 105 mm. Sabe-se, ainda, que a média das precipitações da série histórica nessas quatro estações é: M = 100 mm; N = 120 mm; R = 150 mm; S = 140 mm. Sendo assim, o registro da precipitação na estação R, em mm, será:
107,5
110
112,5
115
117,5
Para dimensionar um reservatório de regularização de vazões, considere a figura, que apresenta o Diagrama de Rippl, construído com a série histórica de vazões medidas na seção transversal onde o reservatório será construído. O volume do reservatório para lei em que a vazão regularizada é igual à vazão média, em m3, é:
8.500
10.500
12.500
14.500
16.500
Praticamente todas as atividades produtivas que geram desenvolvimento e renda em uma região fazem uso da água em seu ciclo produtivo, e boa parte destas atividades faz um uso consuntivo deste recurso. Constituem, respectivamente, um uso não consuntivo e um uso consuntivo:
geração hidrelétrica; navegação fluvial.
geração termelétrica a vapor com óleo combustível; irrigação.
dessedentação de animais; pesca.
abastecimento humano; assimilação e transporte de esgoto e resíduos líquidos.
recreação; abastecimento industrial.
A resposta de uma bacia hidrográfica, isto é, a variação da vazão no tempo após uma precipitação, depende de vários fatores: físicos, climáticos e antrópicos, dentre os quais podemos citar o solo, a vegetação, a intensidade e a duração da chuva. Em relação à resposta de uma bacia hidrográfica, é correto afirmar que:
após a construção de um reservatório, temos como resposta um tempo de pico menor que o anterior à construção, relativo à mesma precipitação.
quanto mais urbanizada uma região, maior é o volume de cheia e menor o tempo de pico.
quanto maior o tempo de recorrência da precipitação, menor o valor da vazão correspondente.
quanto maior a quantidade de vegetação na bacia, maior é o volume de cheia e menor o tempo de pico
quanto maior a declividade da bacia, menor é o volume de cheia e maior o tempo de pico.
Ao construir uma ponte na foz da bacia hidrográfica acima, considere que a intensidade máxima média da precipitação sobre toda a área da bacia, para o tempo de recorrência exigido pelo contratante, é de 25 mm/h. A vazão de dimensionamento do vão da ponte pelo Método Racional, em m3/s, é:
20
17,5
15
12,5
10
Um importante índice de umidade do ar é a umidade específica. Qual é a definição deste índice?
Razão entre a massa de vapor d'água e a massa de ar úmido que a contém.
Relação entre a quantidade de vapor d'água existente no ar e a quantidade de vapor d'água necessária para saturá-lo.
Relação entre a massa de vapor d'água e o volume de ar que a contém.
Quociente entre a massa de vapor d'água e a massa de ar seco com a qual o vapor se mistura.
Temperatura na qual o ar se torna saturado após ser resfriado isobaricamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...