Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Meio Ambiente - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
São considerados os dois principais gases causadores do Efeito Estufa:
Em hidrogeologia e hidrologia ambiental é comum que se use uma série de conceitos e elementos para a realização de uma breve descrição geral das características fisiográficas, geológicas e hidrológicas de uma bacia hidrográfica. Selecione a opção que corresponde à relação correta entre as colunas descritas abaixo.
É vital prever, prevenir e combater na origem as causas da sensível redução ou perda da diversidade biológica; controlar ou erradicar e impedir que se introduzam espécies exóticas que ameacem os ecossistemas, habitats ou espécies, além da necessidade de padronizar a regulamentação da utilização da fauna silvestre nativa e exótica ex situ em território brasileiro, visando atender às finalidades de conservação, manutenção, criação e comercialização, com a intenção de diminuir a pressão de caça na natureza sobre espécies silvestres nativas com potencial econômico. Dentro dos conceitos importantes sobre fauna, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Animal de estimação.
2. Fauna silvestre brasileira.
3. Cativeiro domiciliar.
4. Resgate de fauna.
5. Espécie exótica.
( ) Todo ser vivo que se encontra fora da sua área de distribuição natural.
( ) Animal proveniente de espécies da fauna silvestre, nascido em criadouro comercial legalmente estabelecido, mantido em cativeiro domiciliar, sem finalidade de abate, de reprodução ou de uso científico e laboratorial.
( ) Todos os espécimes pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham todo ou parte do seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro, ou águas jurisdicionais brasileiras.
( ) Local de endereço fixo, de pessoa física ou jurídica, indicado para manutenção e manejo de animais de estimação da fauna silvestre.
( ) Captura e coleta de animais da fauna silvestre em áreas em que ocorra supressão ou alteração de habitat decorrente de empreendimento ou atividade utilizadora de recursos ambientais ou considerada efetiva ou potencialmente poluidora, devidamente autorizada pelo órgão licenciador competente.
A sequência está correta em
Vários processos de poluição de corpos de água, como o rompimento da barragem de contenção de uma mineradora em Mariana (MG), acarretaram o derramamento de lama no rio Doce. Além de introduzirem substâncias potencialmente tóxicas aos seres vivos, apresentam partículas suspensas na água que alteram a penetração da luz solar. O parâmetro associado a estes processos refere-se a:
Genericamente, as auditorias ambientais podem ser definidas como um procedimento sistemático através do qual a organização irá avaliar sua adequação a critérios ambientais preestabelecidos que podem ser: normas técnicas, requisitos legais, requisitos definidos por clientes ou pela própria empresa. Existem diferentes tipos de auditorias conforme o objetivo. Nesse sentido, relacione os diferentes tipos de auditorias com suas funções.
1. Auditoria de Conformidade Legal (compulsória).
2. Auditoria de Descomissionamento.
3. Auditoria Pós-acidente.
4. Auditoria de Sistema de Gestão.
( ) Realizada para adequar, certificar ou verificar o atendimento da empresa aos requisitos de determinado sistema de gestão ambiental.
( ) É de caráter investigativo que se inicia após a ocorrência de um acidente ambiental com o intuito de verificar suas causas, seus responsáveis e a possibilidade de recorrência, a fim de que sejam tomadas ações corretivas com o fim de prevenir novos acidentes.
( ) Tem o objetivo de avaliar a adequação da empresa às normas legais (legislação) aplicáveis ao seu processo. Pode ser utilizada pelas empresas como preparação para o requerimento de licenças ambientais e como forma de prevenir eventuais multas ou penalidades pelo não atendimento à legislação.
( ) Realizada em empresas que estão fechando ou se mudando para outro local. Seu objetivo é verificar se há ou haverá algum risco para a população ou para o meio ambiente durante ou após o fechamento da empresa ou indústria.
A sequência está correta em
Existem vários critérios de classificação dos recursos hídricos, como, por exemplo, concentração de sal (água doce, salobra e salinas) ou quanto à qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário de uso (balneabilidade) que apresenta duas categorias: própria ou imprópria. As águas serão consideradas impróprias quando no trecho avaliado for verificada uma das seguintes ocorrências:
Analise as terminologias e suas respectivas definições.
I. Meio ambiente: conjunto de condições, leis, influências e interações de ordens física, química, biológica, social, cultural e econômica.
II. Solo: camada superficial da crosta terrestre que resulta da decomposição das rochas do subsolo e contém substâncias orgânicas derivadas da decomposição de vegetais e de animais.
III. Bacia hidrográfica: áreas extensas e abertas topograficamente, cuja principal entrada de água é a precipitação pluvial e a saída é o volume de água escoado superficialmente.
IV. Áreas de preservação permanente: área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
A terminologia e sua respectiva definição está INCORRETA apenas em
O controle da poluição atmosférica, principalmente nas grandes cidades ou centros industriais, torna-se necessário para garantir uma qualidade satisfatória do ar. Entre as principais medidas de controle destacam-se:
I. Localização adequada de indústrias, com relação às residências e a outros usos sensíveis, exigindo-se um afastamento conveniente, em função do potencial de poluição da fonte.
II. Instalação de equipamentos de retenção de poluentes, nas indústrias e outras fontes de poluição.
III. Utilização maior do transporte coletivo, nas grandes cidades, em substituição ao transporte individual.
IV. Melhoria do sistema de transporte urbano, ocasionando fluxos mais rápidos, o que resultará numa menor quantidade de poluentes lançados na atmosfera.
V. Controle da queima do lixo e de outros materiais, nos incineradores de resíduos sólidos, com instalação de dispositivos de controle da emissão de gases.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
De acordo com a Convenção das Nações Unidas, a desertificação é a degradação de terras de zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas resultante de fatores diversos, tais como as variações climáticas e as atividades humanas. Dentre as consequências do aumento do processo de desertificação destaca-se:
I. Degradação do solo e dos recursos hídricos.
II. Degradação da vegetação e da biodiversidade.
III. Redução da qualidade de vida da população.
IV. Aumento da concentração de metais pesados e poluentes no solo e nos recursos hídricos.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
Há uma grande discussão atualmente em voga para que as sociedades e os governos se conscientizem e diminuam a emissão dos gases do efeito estufa. Entre as práticas a seguir mencionadas, assinale aquela que pode ser considerada totalmente limpa no sentido de não emitir poluentes na atmosfera.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...