Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Examine o Mapa I sobre a proporção de solos e de superfícies ociosos, comparando-o com o Mapa II sobre a proporção dos ocupantes sem título entre os responsáveis pelos estabelecimentos.
A associação entre as condições do território, consideradas as maiores proporções expressas nos Mapas I e II, permite identificar como sua consequência mais direta e explícita o processo de
conflitos fundiários, no Nordeste.
migração de retorno, no Nordeste.
irrigação do semiárido, no Nordeste.
frentes agrícolas, no Centro-Oeste.
monopolização da terra, no Centro-Oeste.
No caso do crédito, embora em volume percentual de abrangência irrisório, se expressa mais nitidamente uma vinculação desse segmento social com o seguinte processo:
participação nas políticas públicas.
incremento da reforma fundiária.
implantação da reforma administrativa.
reajuste da política fiscal.
A situação do setor elétrico da Região Norte do Brasil, com baixa qualidade na oferta, ineficiente do ponto de vista econômico financeiro e com um número expressivo de excluídos, apresenta-se, ainda, como um entrave ao desenvolvimento regional. Indica-se, como metodologia adequada para o planejamento do atendimento das demandas de energia elétrica, o Planejamento Integrado de Recursos (PIR), para o qual são apresentadas as seguintes características:
I os programas de eficiência energética são considerados recursos e os custos ambientais quantificáveis são considerados custos econômicos.
II as fontes de suprimento podem ser propriedade da concessionária, de outras concessionárias, mas deve-se evitar que sejam propriedade de produtores independentes ou de consumidores.
III os critérios de seleção dos recursos incluem preço da eletricidade, situação financeira das concessionárias, redução de riscos e incertezas, qualidade ambiental e diversificação de fontes de energia.
Com relação ao PIR, está(ao) correta(s) a(s) característica(s):
I, apenas.
I e II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
No contexto da avaliação de impacto ambiental, é necessário construir uma estrutura em que planejadores selecionem critérios e metodologias claramente expressos. O primeiro passo da metodologia é identificar o tipo de dano e o agente causador, enquadrando-se em conceitos adequados de ação humana, processo natural e impacto ambiental. Considerando-se a relação entre os conceitos mencionados, é um exemplo de impacto ambiental a
erosão de margens fluviais.
erosão de margens fluviais.
ocupação desordenada de encostas.
mineração e terraplanagem.
enchente urbana.
A realização dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e a apresentação do respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) foram regulamentadas, no nível federal, pela Resolução CONAMA 001, de 28/01/1986. Analise os tópicos abaixo, apresentados como obrigados aos referidos estudos para fins de licenciamento, de acordo com o artigo 2º daquela resolução.
I Linha de transmissão de energia elétrica acima de 230 kW.
II Extração de combustível fóssil (petróleo, xisto, carvão).
III Usinas de geração de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primária, acima de 10 MW.
IV Obras hidráulicas para exploração de recursos hídricos, tais como barragens para fins energéticos, acima de 10 MW.
Estão efetivamente obrigados aos Estudos de Impacto Ambiental os tópicos
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
No Brasil, quanto à cobrança das concessionárias de energia elétrica, pelo uso de recursos hídricos, a Constituição Federal de 1988 previu, no artigo 20, § 1o, que é assegurada, nos termos da lei, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração. Além de coparticipação dos órgãos da Administração direta da União, a participação ou a compensação financeira mencionadas são asseguradas a
estados, apenas.
estados e municípios, apenas.
estados e Distrito Federal, apenas.
municípios e Distrito Federal, apenas.
municípios, estados e Distrito Federal.
Analisando a tabela acima com atenção à sua datação e levando em consideração aspectos relativos à dimensão econômica e social do planejamento de longo e de médio prazo, conclui-se que,
mesmo considerando , em geral, que o custo de novas usinas hidrelétricas deve subir, ele deve ser menor do que o da energia nuclear por um longo tempo.
ainda que o potencial não aproveitado de energia hidrelétrica seja incapaz de atender à demanda crescente, seu custo é inferior ao das outras fontes consideradas de per se.
mesmo sendo, em geral, mais barato, há uma porcentagem muito elevada do potencial hidrelétrico com custo comparável ao da energia nuclear, observável no médio prazo.
considerando-se os avanços tecnológicos e os custos de investimentos, a matriz energética brasileira deverá ser liderada, no médio prazo, pela produção termelétrica do setor público.
considerando-se os custos e a potência média, o impacto econômico da energia nuclear deverá ser mais positivo que o da hidrelétrica, em função do maior número de empregos no setor nuclear.
A Constituição Federal de 1988 prevê que o aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas somente poderão ser efetivados com autorização de uma instância institucional, além de ouvidas as comunidades afetadas. Nessa matéria, o texto constitucional especifica que as atividades em foco só podem ser efetivadas com autorização do(das)
Conselho Nacional do Meio Ambiente.
Comitê do Fundo Nacional do Meio Ambiente.
Congresso Nacional.
Câmaras Municipais.
Assembleias Legislativas.
Na Amazônia, a partir do período em tela, a garantia de acesso aos recursos naturais pelo novo capital indicado se efetivou mais explicitamente por meio da
expansão do sindicalismo rural e dos movimentos sociais
regulação estatal da propriedade do solo e do subsolo.
consolidação das ações políticas dos consórcios intermunicipais.
reestruturação dos movimentos políticos eclesiásticos de base.
ampliação regional do complexo agroindustrial sojífero.
O estudo de comunidade em tela evidencia, mais explicitamente para a obtenção de dados primários, a adequação e a necessidade do uso dos seguintes recursos metodológicos:
grupo focal e geoprocessamento digital.
pesquisa participante e geoprocessamento.
cartografia da ação e análise fatorial.
trabalho de campo e percepção ambiental.
percepção ambiental e sensoriamento remoto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...