Questões de Meio Ambiente da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Meio Ambiente da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na década de 80, a luta dos trabalhadores rurais do Acre, tendo à frente Chico Mendes, produziu um efeito positivo tanto social quanto ecologicamente. O principal exemplo dos efeitos obtidos foi a demarcação de:

  • A. reservas extrativistas.
  • B. reservas biológicas.
  • C. reservas indígenas.
  • D. florestas nacionais.
  • E. assentamentos rurais.

  • A. I, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Com relação a uma carta do Estado do Rio de Janeiro, identificada pelo código SF-23-Y-A-VI, é correto afirmar que está representada na escala numérica:

  • A.

    1: 25.000

  • B.

    1: 50.000

  • C.

    1: 100.000

  • D.

    1: 150.000

  • E.

    1: 250.000

O valor fixo de 0,2 mm é adotado como erro gráfico vinculado à escala de representação de um mapa. O erro gráfico em metros (m) para uma carta topográfica do IBGE na escala 1:50.000 é:

  • A.

    10

  • B.

    20

  • C.

    50

  • D.

    100

  • E.

    200

Observe o gráfico abaixo.

O gráfico ilustra a oferta de energia elétrica no Brasil em 2003. As fatias que representam a oferta originária de fontes hídricas são:

  • A.

    A e B.

  • B.

    C e D.

  • C.

    A, B e C.

  • D.

    C, D e E.

  • E.

    D, E e A.

Considere a instalação e a operação de uma usina eletroeólica composta por vinte aerogeradores, instalados sobre torres de 50 m de altura cada. Entre os itens abaixo, aquele que NÃO representa um impacto ambiental significativo associado a este empreendimento é o(a):

  • A.

    impacto visual produzido pela presença dos aerogeradores e torres.

  • B.

    impacto sonoro produzido pelos aerogeradores.

  • C.

    erosão e compactação de partes do solo produzidas pela preparação do terreno.

  • D.

    remoção de alguns trechos de vegetação provocada pela preparação do terreno.

  • E.

    redução na circulação local de ventos.

Com relação aos efeitos ambientais dos efluentes aéreos das usinas termelétricas, considere as afirmações abaixo.

I - Os oxidantes fotoquímicos são causadores de problemas de poluição como smog, irritação dos olhos e garganta, queima de espécies vegetais e deterioração da borracha natural.

II - O material particulado, quando atuando de maneira isolada dos outros efluentes aéreos, não apresenta prejuízos para a flora, fauna e saúde humana.

III - Os óxidos de nitrogênio provenientes da queima do combustível, em associação com o material particulado, são responsáveis pelo agravamento das enfermidades pulmonares, cardiovasculares e renais.

IV - O dióxido de enxofre associado ao material particulado altera a flora e a fauna em graus variáveis e pode causar efeitos ambientais a consideráveis distâncias dos locais de emanação.

V - Os hidrocarbonetos provenientes da queima do combustível são os principais responsáveis, dependendo de suas concentrações, pelo surgimento da chuva ácida, dentre outros efeitos.

Estão corretas apenas as afirmações:

  • A.

    I e IV.

  • B.

    III e V.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    I, III e V.

  • E.

    II, IV e V.

A busca de soluções para o problema da poluição deve começar sempre pela prevenção. Quando esgotados os esforços neste sentido, deve-se optar pelo controle das fontes de emissão com o uso de equipamentos específicos. Com relação às formas de controle das emissões atmosféricas em atividades industriais, considere as afirmações abaixo.

I - Além dos sistemas de lavagem e precipitadores eletrostáticos, uma das formas eficientes de remoção do material particulado se faz por meio de adsorvedores, em especial com o uso de carvão ativado.

II - Os materiais gasosos na forma de vapores, isto é, a temperaturas elevadas, podem ser removidos por condensação.

III - Quando se tratar de uma emissão de gases inflamáveis, ou cuja composição química seja alterada a altas temperaturas, eles podem ser submetidos a um processo de combustão ou queima, processo muito usado para eliminar o mau cheiro produzido por gases orgânicos.

IV - Os sistemas secos tais como coletores mecânicos inerciais e gravitacionais e coletores centrífugos do tipo ciclone são equipamentos eficientes para a remoção de gases e vapores.

V - Quando em grandes concentrações, os materiais particulados podem ser removidos utilizando a incineração térmica ou catalítica.

Estão corretas apenas as afirmações. Estão corretas apenas as afirmações.

  • A.

    I e V

  • B.

    II e III

  • C.

    II e IV

  • D.

    I, II e III

  • E.

    I, III e IV

Os efluentes líquidos provenientes da operação de usinas termelétricas são capazes de provocar alterações no solo e nas águas superficiais e subterrâneas. Com relação aos efeitos ambientais dos efluentes líquidos das usinas termelétricas assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A.

    Um dos problemas de poluição proveniente dos efluentes dos sistemas de refrigeração das usinas termelétricas é o abaixamento da temperatura da água do corpo hídrico onde o efluente é lançado, fato que provoca a redução da concentração de oxigênio deste corpo hídrico.

  • B.

    A estocagem do combustível em termelétricas pode resultar na percolação da drenagem ácida através do solo, tornando a água subterrânea não potável, além de criar um ambiente potencialmente corrosivo para fundações e estruturas enterradas.

  • C.

    A limpeza de caldeiras e demais equipamentos de queima e geração de vapor é realizada periodicamente utilizando compostos químicos, como ácidos, fosfatos e hidróxidos, dentre outros, que resultam num efluente líquido potencialmente poluidor.

  • D.

    O cobre em termelétricas pode aparecer nos efluentes das purgas e lavagens de equipamentos, sendo tóxico ao homem, à flora e à fauna aquática.

  • E.

    Os cromatos, que podem ser utilizados nos sistemas de refrigeração para o controle da corrosão, apresentam toxidez ao homem, principalmente se o composto contiver o cromo na forma hexavalente.

Os métodos ou técnicas de avaliação de impactos ambientais são instrumentos estruturados que têm por objetivos comparar, organizar, avaliar e sintetizar os impactos de um determinado projeto ou empreendimento. Existem diversos métodos para avaliação de impactos ambientais, cada qual com suas vantagens e desvantagens. Diante do exposto, considere as afirmações a seguir.

I - Os métodos baseados nas declarações e no conhecimento empírico dos especialistas sobre impactos ambientais são denominados de espontâneos ou ad hoc e apresentam como vantagem a rápida estimativa dos impactos.

II - As listagens de controle (Check-Lists) são utilizadas em fases mais avançadas da avaliação de impactos e apresentam como vantagem a possibilidade de considerar relações de causa/efeito entre os impactos.

III - As redes de interação são métodos que delineiam conexões ou conjuntos de dependências entre as ações de um projeto e seus impactos resultantes, podendo mostrar o relacionamento dos impactos diretos (de primeira ordem) e indiretos (decorrentes daqueles de primeira ordem).

IV - As técnicas conhecidas como matrizes são indicadas para grandes projetos, pois são solucionadas rapidamente usando computador, porém apresentam como desvantagem a dificuldade de determinação dos impactos decorrentes da interação entre as atividades do projeto e os elementos específicos do meio ambiente.

V - A sobreposição de cartas (overlay mapping) consiste na superposição de diferentes cartas temáticas, uma para cada fator ambiental, para reprodução da síntese da situação ambiental de uma área ou região, e apresenta como desvantagem o fato de que nem todos os indicadores de impactos podem ser visualizados ou apresentados espacialmente.

Estão corretas apenas as afirmações:

  • A.

    I, II e IV

  • B.

    I, III e V

  • C.

    II, IV e V

  • D.

    I, II, III e IV

  • E.

    II, III, IV e V

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...