Questões de Meio Ambiente da COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

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Segundo a UNESCO, para a preservação do meio ambiente, a educação ambiental deve destacar os seguintes objetivos, EXCETO:

  • A.

    atividades: ajudar os grupos sociais e os indivíduos a adquirirem valores e sentimentos com o meio ambiente e motivação para participarem na sua degradação e expropriação.

  • B.

    consciência: ajudar os grupos sociais e os indivíduos a adquirirem uma consciência e uma sensibilidade acerca do meio ambiente e dos problemas a ele associados.

  • C.

    conhecimento: ajudar os grupos sociais e os indivíduos a ganharem uma grande variedade de experiências.

  • D.

    competência: ajudar os grupos sociais e os indivíduos a alcançarem competência para resolver problemas ambientais.

  • E.

    participação: propiciar aos grupos sociais e aos indivíduos oportunidade de se envolverem em todos os níveis na resolução de problemas relacionados com o ambiente.

Não faz parte dos princípios para a preservação do meio ambiente:

  • A.

    a abertura de opção para um desenvolvimento heterogêneo que permita a multiplicação de experiências e a busca permanente de alternativas ecológicas.

  • B.

    o respeito à diversidade biológica e a pluralidade cultural.

  • C.

    a conservação e potenciação da base ecológica do sistema de recursos naturais como condições de um desenvolvimento sustentável e sustentado.

  • D.

    a valorização dos recursos naturais e culturais e dos processos ecológicos em longo prazo, incluindo as considerações do bem-estar das gerações futuras.

  • E.

    a produção de tecnologias altamente competitivas, em desacordo com os padrões ecológicos e culturalmente apropriados ao manejo do meio ambiente.

A Constituição de 1988, objetivando capacitar a população para a participação ativa na preservação do meio ambiente, assimila a legislação ordinária e estabelece, em seu art. 225, § 1º, VI, que é incumbência do poder público promover a educação ambiental.

  • A.

    em nível de ensino médio e superior, objetivando a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.

  • B.

    em todos os níveis de ensino profissional e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.

  • C.

    em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.

  • D.

    em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a degradação do meio ambiente.

  • E.

    em todos os níveis de ensino e o incentivo às práticas predatórias globalizadas do meio ambiente.

A discussão sobre a preservação do meio ambiente tem como pauta a educação ambiental. Sobre essa educação, é incorreto afirmar que:

  • A.

    é um processo de reconhecimento de valores e clarificação de conceitos sobre o meio ambiente.

  • B.

    busca desenvolver técnicas de extração competitivas, com a degradação sistemática dos recursos naturais.

  • C.

    objetiva o desenvolvimento das habilidades e atitudes em relação ao meio ambiente.

  • D.

    deseja entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos.

  • E.

    está relacionada com a prática e a ética, que conduzem para a melhoria de vida.

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