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A degradação ambiental das condições do solo tem sua importância destacada porque:
não é facilmente reversível, uma vez que os processos de formação e regeneração do solo são muito lentos.
é sujeita às condições antrópicas, sendo reversível quando se combinam atividades humanas e a ação do clima no controle dos processos erosivos.
é reversível, estendendo-se a toda a biodiversidade existente anteriormente, reintegrando áreas produtivas, quando sujeita a ações de recuperação ambiental.
é atenuada pelo uso de práticas agrícolas como a mecanização, o uso de fertilizantes e defensivos, que promovem o aumento de produtividade na mesma área visando à produção de alimentos.
As mudanças na hidrologia dos cursos d'água resultantes da urbanização, quando comparadas aos níveis pré-desenvolvimento, têm como conseqüências, EXCETO:
Aumento no volume de escoamento superficial urbano produzido em cada tempestade.
Redução no fluxo dos cursos d'água em períodos de seca, devido ao nível reduzido de infiltração na bacia hidrográfica.
Aumento do tempo necessário para que o escoamento superficial alcance o curso d'água, devido às intervenções na rede de drenagem.
Considerando a gênese da estrutura organizacional para a implementação da política pública de meio ambiente no Brasil, um marco importante foi a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo em 1972.
Sobre o assunto, é correto afirmar, EXCETO:
A Conferência assumiu características políticas e conceituais, retirando propostas de ação internacional que previam controles com coordenadas científicas e ajustamentos em ações nacionais.
Os países que dispunham das maiores reservas naturais do planeta, entre eles o Brasil, encontravam-se em um processo de congelamento de seu desenvolvimento para evitar a internacionalização dessas reservas.
A crescente conscientização sobre as questões ambientais impeliu a administração pública a se preparar para a política pública explícita de meio ambiente, buscando uma visão mais abrangente dos recursos naturais, de sua interação e dos modos de sua apropriação.
Antes da Conferência, as questões ambientais eram tratadas no Brasil de forma fragmentada pela administração pública, tanto no nível federal como estadual, com a legislação se resumindo aos Códigos das Águas, Florestal, de Mineração e à Política de Saneamento, de forma isolada e pouco integrada.
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