Lista completa de Questões de Museologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens que se seguem, acerca do processo de gestão museológica.
O papel fundamental da gestão do museu é apoiar a organização, independentemente do seu tamanho ou complexidade, alcançando resultados consistentes para que a missão institucional possa ser articulada e cumprida.
Acerca da história e do conceito de museu, julgue os itens a seguir.
A preservação de obras culturais é associada, entre outros, a termos como fundos e sítios arqueológicos.
Quanto aos procedimentos básicos de preservação e de conservação do acervo de um museu, julgue os itens seguintes.
Ao contratar uma empresa para transportar uma peça de acervo, não é obrigatória a solicitação de apresentação de documentos que comprovem o bom estado de conservação e manutenção do veículo, bem como os bons antecedentes da equipe de transporte.
Acerca da história e do conceito de museu, julgue os itens a seguir.
Para o Conselho Internacional de Museus (ICOM), museu é toda instituição permanente que conserva e apresenta coleções de objetos de caráter cultural ou científico, para fins de estudo, educação e satisfação, incluindo galerias permanentes de exposição dependentes de bibliotecas ou centros de documentação, monumentos históricos, entre outros.
Quanto aos procedimentos básicos de preservação e de conservação do acervo de um museu, julgue os itens seguintes.
As coleções podem ser danificadas se mantidas em condições ambientais inadequadas. O uso de um sistema de monitoramento eficaz permite a uma equipe conhecer as condições ambientais e identificar aquelas que são danosas.
Analise os perfis profissiográficos dos egressos dos cursos de Museologia e de História.
O museólogo
O egresso do curso de Museologia se caracterizará como um profissional consciente da relação profunda do ser humano (sujeito) com o bem cultural (objeto) e do valor que as teorias e os paradigmas da Ciência possuem para o desenvolvimento e preservação do patrimônio construído pelas sociedades; capaz de intervir e de interagir nos contextos sociais na defesa dos ideais éticos de respeito à vida, ao patrimônio natural e cultural e à igualdade de direitos; de agir como executor e gestor de políticas relacionadas à ciência da Museologia; de atuar no processo da musealização desde o resgate, a documentação, a pesquisa, a conservação e a socialização do conhecimento.
O historiador
O egresso desse curso destacar-se-á pela autonomia intelectual com base em consistentes suportes teóricometodológicos. O historiador construirá os conhecimentos, as competências e as habilidades iniciais e necessárias para a formação de um profissional preparado para interpretar as sociedades segundo contextos históricos distintos. O graduado em História deverá, portanto, estar capacitado ao exercício do trabalho de historiador, em todas suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão, o que pressupõe um conjunto de competências e habilidades específicas.
Após análise dos perfis profissiográficos, assinale a alternativa correta.
Tanto um quanto o outro estão devidamente aptos a trabalharem em diversos segmentos sociais. Precisam ainda construir conhecimentos da Sociologia, Psicologia, Arqueologia e Antropologia, pois só assim estarão aptos a exercerem suas profissões frente ao caráter multidisciplinar dessas áreas do conhecimento.
Para exemplificar a atuação conjunta desses dois profissionais, podem-se citar algumas áreas de crescente atuação tais como: institutos de pesquisas de cunho histórico e que visem à preservação da memória social. Poderão ainda construir projetos interdisciplinares ligados a questões vinculadas ao patrimônio artístico e cultural. Isso evidencia o caráter interdisciplinar dessas formações.
As ocupações funcionais dos profissionais formados em História e Museologia podem ir muito além das tradicionais destinações, quais sejam de ensino fundamental e ensino médio, embora se reconheça nelas a sua importância incontestável e prioritária no atual contexto, quando as profissões historiador e museólogo ainda não estão regulamentadas.
Tanto o bacharel quanto o licenciado em Museologia deverão problematizar questões relacionadas à sua área de conhecimento e ao seu campo de atuação, pondo em discussão permanente a função social que executa mantendo um diálogo frequente com as comunidades onde atua. Ambos, ao levar o conhecimento para a sala de aula, principalmente nos ensinos fundamental e médio, deverão encontrar soluções para os problemas que permeiam as ações culturais e analisar as possibilidades que a Museologia poderá oferecer para a democratização da cultura.
A abertura do leque profissional facilita a inserção desses dois profissionais no mercado de trabalho; entretanto, cada um, de acordo com sua formação, atuará na área de ensino-aprendizagem de maneira diferente. Isso porque esses profissionais desempenharão a mesma função: a construção do conhecimento a partir dos fundamentos das ciências sociais.
Quanto aos procedimentos básicos de preservação e de conservação do acervo de um museu, julgue os itens seguintes.
Os possíveis agentes de deterioração podem ser resumidos a forças físicas diretas; roubos; furtos e vandalismo; dissociação; incêndio; água; pragas; poluentes e contaminantes; luz e radiação; temperatura e umidade relativa incorretas.
Assinale a alternativa correta acerca das ações contemporâneas que envolvem os museus e seus públicos.
O Observatório de Museus e Centros Culturais (OMCC) é um programa em nível regional cujas pesquisas e serviços envolvem os museus e instituições afins, como os centros culturais e as associações de artistas e artesãos.
Um dos grandes objetivos do OMCC, além da capacitação em curso de graduação em Museologia, é a promoção de ações de interesse diverso às questões ligadas à preservação da cultura popular.
Entre os objetivos específicos do OMCC, figura a criação de um sistema, em rede, de produção, reunião e compartilhamento de dados e conhecimentos diversos sobre os museus em sua relação com a sociedade.
Com a intenção de dar prosseguimento às iniciativas tomadas em 1998, com a Lei n.º 7568/1998 (da Comissão de Educação e Cultura), o OMCC tratou de integrar, por portaria, em 2003, as instituições de cunho cultural com as políticas de educação museológica das secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal.
Os novos modelos de gestão museal incluem a escola, por intermédio da mediação direta do Ministério da Cultura a partir da Lei n.º 7568/1998 (da Comissão de Educação e Cultura) que institui a obrigatoriedade do conhecimento em Museologia na disciplina de Arte.
Quanto aos procedimentos básicos de preservação e de conservação do acervo de um museu, julgue os itens seguintes.
Itens recém-chegados devem ser imediatamente acondicionados na reserva técnica nas mesmas condições que o acervo já tombado, garantindo, o quanto antes, sua adequada conservação.
Assinale a alternativa correta acerca das ações da Política Nacional de Museus.
Uma das primeiras ações do Ministério da Cultura, na gestão 2001-2006, foi propor linhas programáticas para uma política nacional voltada para o setor museológico brasileiro.
O Ministério da Cultura, após um longo debate com a comunidade museológica, lançou no mês de maio de 2003, as bases da política do Governo Federal para o setor, com a apresentação do caderno Política Nacional de Museus Memória e Cidadania.
O objetivo principal disposto no caderno Política Nacional dos Museus Memória e Cidadania, é promover a valorização, a preservação e a fruição do patrimônio cultural brasileiro, considerado como um dos dispositivos de inclusão social e cidadania e, também, a inserção dos contextos estrangeiros de cunho impositivo.
Inserir uma metodologia museal por meio do desenvolvimento e da revitalização das instituições museológicas existentes e pelo fomento à criação de novos processos de produção e institucionalização de memórias constitutivas da diversidade social, étnica e cultural do País, com recursos disponibilizados pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO).
Construir um aparato metodológico a partir do conceito de Indústria Cultural contemporânea.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...