Lista completa de Questões de Museologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Por meio da educação ambiental, busca-se disseminar os conhecimentos sobre o ambiente a partir de ações junto às comunidades, otimizando valores e atitudes que promovam comportamento focado na transformação da realidade em seus aspectos naturais e sociais em benefício de todos, homem e natureza. A formação da consciência ecológica passa necessariamente pelo conhecimento de leis, conceitos e princípios que regem a sustentabilidade. Acerca da educação ambiental, julgue os itens que se seguem.
O metano, gás do efeito estufa, responde por um terço do aquecimento do planeta e cerca de 28% das emissões mundiais desse gás devem-se às algas marinhas.
Ao longo do tempo, os museus vêm adquirindo novas funções, como reação à conjuntura social de cada momento histórico. No final dos anos 60 do século passado, diversos movimentos socioculturais, em vários países, como na França, em 1968, protestam contra o conservadorismo da realidade social e, nesse contexto, destacam-se diversas críticas ao comportamento tradicionalista da gestão dos museus. O perfil do museu como instituição e suas coleções intocadas são colocados em questão. Os museus são acusados de serem instituições passivas e voltadas para as camadas sociais mais privilegiadas. Com a histórica conferência do ICOM (criado junto à UNESCO) de Paris e Grenoble, em 1971, surge o lema: o museu a serviço do homem da atualidade, do futuro.
A respeito desse tema, assinale a alternativa incorreta.
Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, segundo a definição do ICOM, serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público; instituição que adquire, conserva, investiga, comunica e exibe, para fins de estudo, de educação e de deleite, testemunhos materiais do homem e do seu entorno.
A definição de museu adotada pelo ICOM deve ser aplicada às mais diversas situações, tendo que se considerar, no entanto, as limitações resultantes da natureza da entidade responsável, do estatuto territorial, do sistema de funcionamento ou da orientação das coleções da instituição em questão.
Os museus são responsáveis pelo patrimônio natural e cultural, material e imaterial. As autoridades de tutela e todos os responsáveis pela orientação estratégica e a supervisão dos museus têm como primeira obrigação proteger e promover esse patrimônio, assim como prover os recursos humanos, materiais e financeiros necessários para esse fim.
As galerias de arte sem fins lucrativos, os institutos de conservação e as galerias de exposição que dependem das bibliotecas e dos centros de arquivo são admitidos como correspondentes à definição de museu do ICOM.
As galerias de arte sem fins lucrativos, os institutos de conservação e as galerias de exposição que dependem das bibliotecas e dos centros de arquivo são admitidos como correspondentes à definição de museu do ICOM.
Por meio da educação ambiental, busca-se disseminar os conhecimentos sobre o ambiente a partir de ações junto às comunidades, otimizando valores e atitudes que promovam comportamento focado na transformação da realidade em seus aspectos naturais e sociais em benefício de todos, homem e natureza. A formação da consciência ecológica passa necessariamente pelo conhecimento de leis, conceitos e princípios que regem a sustentabilidade. Acerca da educação ambiental, julgue os itens que se seguem.
O óxido nitroso é o gás que menos contribui para o aquecimento global, uma vez que, ao ser emitido, degrada-se rapidamente.
A respeito da proteção do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, de acordo com o disposto no Decreto-lei n.° 25, de 1937, assinale a alternativa correta.
O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional possui quatro Livros do Tombo: Livro do Tombo Arqueológico e Etnográfico; Livro do Tombo das Artes Aplicadas; Livro do Tombo das Belas Artes; e Livro do Tombo Paisagístico e Arquitetônico.
O tombamento de coisa pertencente à pessoa natural ou à pessoa de direito privado será feito compulsoriamente.
As coisas tombadas que pertençam à União, aos estados ou aos municípios, inalienáveis por natureza, poderão ser transferidas de uma a outra das referidas entidades.
A pessoa que tentar exportar coisa tombada, além de incidir em multa, incorrerá nas penas cominadas no Código Penal para o crime de dilapidação do patrimônio público.
Não há que se falar em direito de preferência quando da alienação onerosa de bens tombados pertencentes a pessoas naturais ou a pessoas jurídicas de direito privado.
Por meio da educação ambiental, busca-se disseminar os conhecimentos sobre o ambiente a partir de ações junto às comunidades, otimizando valores e atitudes que promovam comportamento focado na transformação da realidade em seus aspectos naturais e sociais em benefício de todos, homem e natureza. A formação da consciência ecológica passa necessariamente pelo conhecimento de leis, conceitos e princípios que regem a sustentabilidade. Acerca da educação ambiental, julgue os itens que se seguem.
A principal causa do aumento da concentração de gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2) na atmosfera foi a carbonização de madeira para produção de carvão vegetal nas siderurgias.
A respeito do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), assinale a alternativa correta.
O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Cultura, responsável por preservar a diversidade das contribuições dos diferentes elementos que compõem a sociedade brasileira e seus ecossistemas.
O mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade, pai do cineasta Joaquim Pedro de Andrade, um dos líderes do Cinema Novo, comandou o IPHAN por mais de 30 anos, desde sua fundação até próximo à sua morte. Contou com a colaboração de outros ilustres brasileiros para a realização de seu trabalho, como Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Lúcio Costa e Carlos Drummond de Andrade.
Quando da criação do IPHAN, o então Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, preocupado com a preservação do patrimônio cultural brasileiro, pediu a Mário de Andrade a elaboração de um anteprojeto de Lei para salvaguarda dos bens nacionais. Em seguida, confiou a Rodrigo Melo Franco de Andrade a tarefa de implantar o Serviço do Patrimônio. Atualmente, o IPHAN está vinculado ao Ministério da Educação e Cultura.
O IPHAN foi criado pelo Decreto-lei n.º 25, de 30 de novembro de 1957, no governo de Juscelino Kubitschek, em um momento de efervescência da cultura brasileira. A entidade foi estruturada por intelectuais e artistas brasileiros ligados ao movimento Modernista.
Em maio de 2003, como parte das iniciativas da Política Nacional de Museus Memória e Cidadania, foi lançado o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, que valoriza ações e iniciativas para a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Empresas, instituições e pessoas de todo o país podem concorrer ao Prêmio, por meio da inscrição nas superintendências regionais do IPHAN.
Por meio da educação ambiental, busca-se disseminar os conhecimentos sobre o ambiente a partir de ações junto às comunidades, otimizando valores e atitudes que promovam comportamento focado na transformação da realidade em seus aspectos naturais e sociais em benefício de todos, homem e natureza. A formação da consciência ecológica passa necessariamente pelo conhecimento de leis, conceitos e princípios que regem a sustentabilidade. Acerca da educação ambiental, julgue os itens que se seguem.
O efeito estufa é um fenômeno indispensável para a manutenção do aquecimento na superfície da Terra, e seus gases têm a capacidade de reter o calor do Sol na atmosfera, formando uma espécie de cobertor em torno do planeta.
A respeito do papel exercido pelos museus nas sociedades contemporâneas, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I Um dos resultados mais importantes a que chegou a Mesa-Redonda sobre o desenvolvimento e o papel dos museus no mundo contemporâneo, convocada pela UNESCO e organizada pelo International Council of Museums (ICOM), em Santiago do Chile (1972), foi a proposição de um novo conceito de ação dos museus: o museu integral, destinado a proporcionar à comunidade uma visão de conjunto de seu meio material e cultural.
II A Declaração de Quebec, de 1984, tendo como referência a Mesa-Redonda realizada no Chile, buscava estabelecer os princípios de base de uma nova museologia, reafirmando a função social do museu e o caráter global do movimento por uma nova museologia.
III A Declaração de Quebec, de 1894, convocava a comunidade museal internacional a reconhecer o movimento da nova museologia ecomuseologia, museologia comunitária e outras formas de museologia ativa aceitando e adotando as formas de museologia ativa na tipologia dos museus.
IV Entre os novos desafios colocados ao museu da América Latina, pelo texto da Declaração de Caracas, de 1992, está o de revisar o conceito tradicional de patrimônio museal a partir de uma nova perspectiva, na qual o entorno social, político, econômico e ambiental seja ponto de partida e de referência obrigatória.
Nenhum item está certo.
Há apenas um item certo.
Há apenas dois itens certos.
Há apenas três itens certos.
Todos os itens estão certos.
Por meio da educação ambiental, busca-se disseminar os conhecimentos sobre o ambiente a partir de ações junto às comunidades, otimizando valores e atitudes que promovam comportamento focado na transformação da realidade em seus aspectos naturais e sociais em benefício de todos, homem e natureza. A formação da consciência ecológica passa necessariamente pelo conhecimento de leis, conceitos e princípios que regem a sustentabilidade. Acerca da educação ambiental, julgue os itens que se seguem.
Na Terra, 10% de toda água existente é água doce, mas apenas 1% é própria para consumo.
O século XIX é considerado o século de ouro dos museus. É o momento em que os museus passaram a abrigar obras da antiguidade, como aquelas da arte da Grécia e as do Egito. Também houve a valorização, por parte de diversos países, das antiguidades nacionais. Em 1837, na França, o castelo de Versailles tornou-se o Museu da História da França. Ainda no século XIX, o modelo de museu de belas-artes se disseminou para além da Europa, do qual são exemplos as criações do Metropolitan, de Nova York, e do Boston Museum of Fine Arts, ambos de 1870.
Se o século XIX é considerado o século dos museus na Europa, foi no século XX que o processo de criação dos museus brasileiros se expandiu. A respeito da história dos museus no Brasil, assinale a alternativa que apresenta três importantes museus brasileiros, fundados respectivamente nos séculos XIX, XX e XXI.
Museu Histórico Nacional; Museu Imperial de Petrópolis; Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz (São Paulo).
Museu Imperial de Petrópolis; Museu Histórico Nacional; Museu do Folclore Edison Carneiro.
Museu Paraense Emílio Goeldi; Museu Imperial de Petrópolis; Museu Afro Brasil, em São Paulo.
Museu Imperial de Petrópolis; Museu Paraense Emílio Goeldi; Museu Afro Brasil, em São Paulo.
Museu Paraense Emílio Goeldi; Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz (São Paulo); Museu do Folclore Edison Carneiro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...