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Com relação a comunicação e difusão de acervo, julgue os próximos itens.
A expografia é um conjunto de ações práticas em museus relativas a planejamento, arquitetura e acessibilidade, documentação, conservação, exposição e educação.
Com relação a comunicação e difusão de acervo, julgue os próximos itens.
O processo de comunicação dos museus restringe-se a exposições de longa duração, temporárias ou itinerantes, uma vez que não se consideram as exposições virtuais uma forma de comunicação dos museus em geral.
Com relação a comunicação e difusão de acervo, julgue os próximos itens.
A criação e manutenção de museus sempre foi um tema pacífico entre os diversos segmentos da sociedade, desde as primeiras discussões a esse respeito.
A respeito de museus e museologia, julgue os itens que se seguem.
A palavra museu designa o conjunto de objetos organicamente acumulados pelas instituições contemporâneas.
A respeito de museus e museologia, julgue os itens que se seguem.
A museologia é considerada uma área de conhecimento em construção, cujas bases teóricas ainda não estão consolidadas.
A respeito de museus e museologia, julgue os itens que se seguem.
O museu de ciência e tecnologia é composto por bens culturais que se apresentam mediados pela tecnologia de interação cibernética (Internet).
Para alguns estudiosos, as ações básicas do processo de documentação desenvolvido para museus abrangem o processo que se inicia com a seleção do patrimônio/acervo. Considerando essa afirmação, julgue os itens que se seguem.
A organização do patrimônio de um museu realiza-se mediante processo técnico que se inicia com a seleção do patrimônio em seu contexto original, passa pela aquisição, documentação e conservação do acervo selecionado e se completa com ações de comunicação, que são desenvolvidas exclusivamente por meio de exposições.
Para alguns estudiosos, as ações básicas do processo de documentação desenvolvido para museus abrangem o processo que se inicia com a seleção do patrimônio/acervo. Considerando essa afirmação, julgue os itens que se seguem.
O público que frequenta museus interfere no processo de musealização, dado que as ações dos museus são desenvolvidas com foco na sociedade, devendo ser constantemente repensadas em razão da importância social do que é selecionado, adquirido, documentado, conservado e exposto.
Segundo a Lei nº 3.924, de 20 de julho de 1961, que dispõe sobre os monumentos arqueológicos e pré-históricos, é correto afirmar que:
nenhum objeto que apresente interesse arqueológico ou pré-histórico poderá ser transferido para o exterior sem licença do IPHAN.
a posse ou salvaguarda dos bens de natureza arqueológica ou pré-históricos constituem, em princípio, direito imanente do proprietário das terras.
se consideram monumentos arqueológicos ou pré-histór icos, as jazidas e os sí t ios arqueológicos, exceto as inscrições rupestres.
a propriedade de superfície, regida pelo direito comum, inclui as jazidas arqueológicas, ou pré-históricas, e os objetos nelas incorporados.
o aproveitamento econômico de jazidas, objeto desta lei, não poderá ser realizado sob nenhuma forma ou condição.
São subseções da Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009:
Da Preservação, Da Conservação, Da Restauração e Da Segurança.
Da Difusão Cultural e DoAcesso aos Museus.
Do Plano Museológico.
Do Estudo, Da Pesquisa e DaAção Educativa.
Dos Acervos dos Museus.
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