Lista completa de Questões de Museologia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da preservação e da conservação preventiva de acervo, julgue os itens subsequentes. Os procedimentos adotados no âmbito da conservação preventiva incluem registro e armazenamento, manuseio, embalagem, controle ambiental, reintegração de perdas, remodelação de formas e retoques.
A respeito da preservação e da conservação preventiva de acervo, julgue os itens subsequentes. As reservas técnicas visitáveis estabelecem um novo modelo museológico compatível com as necessidades de pesquisa nos acervos, projetando-os como fonte de conhecimento. Nesse tipo de reserva técnica, é necessário que se adotem medidas que atendam prioritariamente à conservação preventiva do acervo, conciliadas com as técnicas expográficas.
A respeito da preservação e da conservação preventiva de acervo, julgue os itens subsequentes. A noção de conservação preventiva remonta ao Manifesto of Society for the Protecting of Ancient Buildings, de Willian Morris e John Ruskin, que defendiam o espírito original dos edifícios antigos, tendo, com isso, dado origem a uma corrente de puristas, especialmente na história da arte, que alertaram para os excessos de intervenções sobre os bens históricos e artísticos, móveis ou imóveis.
A respeito da preservação e da conservação preventiva de acervo, julgue os itens subsequentes. Para o acondicionamento adequado de acervos em reservas técnicas, devem-se considerar o histórico de uso, o peso, a dimensão, as técnicas e os materiais de feitura, a estrutura e o formato do mobiliário e dos suportes para os objetos.
A respeito da preservação e da conservação preventiva de acervo, julgue os itens subsequentes. A diversidade de técnicas da fotografia embasadas em suportes como daguerreótipo, cianótipos, albuminas, nitrato, gelatinas, papéis fotográficos exige especialização técnica para a execução dos procedimentos de conservação dos registros fotográficos.
No que se refere a práticas e processos de museologia social, julgue os itens a seguir. A museologia social rompe com a mentalidade colonizadora que marcou a criação dos primeiros museus brasileiros, ao defender, como etapa do processo de descolonização cultural, o fim dos museus clássicos e das narrativas hegemônicas.
No que se refere a práticas e processos de museologia social, julgue os itens a seguir. A ocorrência da ação museal, considerando-se a museologia social como processo ou prática voltada para o desenvolvimento local, independe da existência de museu institucionalizado ou físico.
No que se refere a práticas e processos de museologia social, julgue os itens a seguir. A museologia social adota uma nova tipologia de museus, classificando-os em museus de território, museus de percurso, museus comunitários e ecomuseus.
No que se refere a práticas e processos de museologia social, julgue os itens a seguir. Ao propor a inclusão de novos objetos igualdade étnica e de gênero e temáticas contemporâneas socialmente comprometidas, a museologia social amplia o campo de estudo e de ação museal.
No que se refere a práticas e processos de museologia social, julgue os itens a seguir. A metodologia de identificação e registro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), embasada no Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), tem sido adaptada às ações de museologia social, pois estas favorecem a identificação de referências culturais de natureza material e imaterial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...